O quê eu mais aprecio no cinema europeu, em especial no francês, é sempre a sua inteligente abordagem humanista. Um filme não precisa ser violento, tenso, com pirotecnia tecnológica , menos ainda se aprofundar em neuroses, para cativar-nos, emocionar-nos, por um momento de satisfação prazerosa, basta ele ter um roteiro envolvente e, de complemento, presentear o nosso olhar com magníficas fotografias. Filme bem dirigido, encenado e com uma estória "saudável".
Filme corajoso no seu lançamento com um tema que "foi" polêmico, só que visto nos dias de hoje, tão banalizado, está longe de ter a mesma força. Na época quando vi pela primeira vez daria 5 estrelinhas, hoje sem as mesmas emoções só 3 pelos atores que fizerem história no cinema, Taylor e Brando sob a majestosa batuta de Huston.
O drama da infância abandonada é universal. Não só as questões sócio-econômicas são as causadoras desta tragédia mas também, na minha opinião, a prematura gravidez indesejada., a hipócrita moral que compõe a estrutura da família, além do egoísta desapego daqueles pais que, irresponsavelmente, tão somente, geram indivíduos sem se preocuparem com as suas consequências. Os abrigos de menores abandonados são verdadeiras escolas do crime, nelas sobrevivem apenas os fortes. Mesmo aos mais desencaminhados e violentos não lhes são tiradas da sua imaginação a "sagrada" imagem materna, a sua matriz genética é sempre um mistério a ser descoberto. Filme muito bom.
"O tempo não passa, nós é que atravessamos o decurso do tempo". Elia Suleiman autobiografa-se sob uma ótica inédita, pelo menos para mim, acostumado às notícias dos tele-jornais mostrando os palestinos atirando pedras nos israelenses e estes, revidando com balas mortais aos olhares do mundo. À margem do conflito, ele se aprofunda na alma do ser humano, independente do lado, mostrando o povo palestino, como qualquer outro, que anseia apenas"viver".
Agnés Jaoui excelente em tudo que faz como cenógrafa, cantora, atriz e brilhante como diretora. "Parlez-moi de la pluie" nada tem haver com o infeliz título em português "Enquanto o sol não vem". A soberba dos tradutores estão sempre acima das versões originais, dando assim, por suas próprias contas, um outro sentido às coisas. Enfim... O filme se aproxima um pouco do clima de Eric Rohmer , à exceção do fato que Jaoui, uma francesa de origem tunisiana não poderia deixar, em absoluto, de tocar na questão feminista de suas origens, como repúdio ao estado de alienação da mulher magrebina imposta pelo machismo nos países do Magreb.
Niels Arden Oplev faz uma leitura do roteiro bastante semelhante daquela feita por David Fincher. Por alguma razão, talvez por trazer mais de "perto" a carga emocional, gostei mais desta versão sueca, a americana me pareceu um pouco mais fria, mas também é boa. É impossível tecer qualquer comentário sobre o filme que não caia nas malhas do "spoiler". O melhor mesmo é assistir as duas versões com uma diferença de tempo de pelo menos 3 meses.
Quando se trata de salvar a própria pele o orgulho, a ideologia e, por quê não, até o próximo são postos de lado. Sally apesar de tudo mostra-se no filme um humanista extremamente sensível. Filme excelente.
O roteiro do filme é meio confuso, não explicita as verdadeira razões que motiva a "encomenda". Me pareceu uma estória mais ligada às falsificações de quadros de pintores famosos do quê, como a sinopse acima fala, em gangsterismo. O ponto alto dos filmes de Wim Wenders converge sempre para uma ótima fotografia, os argumentos apenas uma motivação para mostrar o seu olho de bom fotógrafo. Bruno Ganz , ainda jovem, mas já um excelente ator. .
Quem viu o fantástico papel de Jan Decleir em "Karakter" de 1997 dirigido por Mike van Diem, acredito, não irá reconhecê-lo nesta banal representação designada por Kuijpers . Off Screen é um filme pretensioso, mirabolante, ou seja, no campo da ficção tudo é possível. Só estranhei o uso da marca da holandesa Philips numa trama onde seus produtos são mostrados como de baixa qualidade em seu próprio país, eu tinha outro conceito da marca.
Achei o argumento do filme um tanto forçado mas, como sou fã incondicional de Jeff Bridges, as coisas foram se encaixando dentro daquilo que o universo da ficção permite, ou seja, tudo. Eu sempre tive em mente que a mendicância, longe de ser uma consequência da situação sócio-econômica, ela é na verdade, um sério problema psico-social que não escolhe origem, posição e nem bom nível intelectual. Indivíduos por fraquezas pessoais, que não conseguem enfrentar traumas irreversíveis, partem para soluções no campo dos narcóticos, principalmente no álcool, dando início assim ao seu isolamento.
A brutal influência dos pais de Thelma em sua vida privada, mesmo à distância, é estarrecedora, egoísta, um "crime" impune praticado livremente em muitos "lares" por indivíduos que se dizem normais. Não gostei da abordagem psicanalítica direcionada para os fenômenos metafísicos, porque não explica absolutamente nada. Entendi que o trauma de Thelma, causado por "culpas" passadas, recalcado pelas cobranças dos pais, encontra na sua amiga a sensível compreensão e refúgio para distanciar-se de suas origens.
Talvez na época, com os fatos ainda muito recentes na história da Indonésia com Sukarno no poder e a influência da CIA tentando derrubar seu governo, devido à sua ideologia alinhada à China e Rússia (ainda comunista), o filme mereceu a devida atenção principalmente porque no Ocidente muito pouco se sabia sobre a Ásia, mais precisamente nos Mares do Sul. Peter Wier tem excelentes trabalhos, neste com Gibson, um garotão que já demonstrava toda a sua falta de talento, na minha opinião, ficou devendo. O único destaque, sem dúvida, é a boa atuação de Linda Hunt no papel de Kwan.
O filme é meio fraco, mostra um candidato jovem cujo maior "dote" é a sua beleza que atrai os olhares das mulheres e principalmente seus votos. Mostra muito pouco sobre as idéias de um candidato ao senado mas por outro lado, o que é muito importante, a realidade do enquanto ser um candidato e a grande diferença dele então eleito. O quê fazer ???
Trintignant jovem. encarnando um fascista mal assumido, no período em que Mussolini era Primeiro Ministro antes de tomar o poder na Itália, logo depois, como Marechal do Império ao lado do Rei de Vitor Emmanuel III, que acabaria por submeter-se e tornar-se um joguete daquele que se intitularia o II Duce, o Ditador Supremo de todas as forças. Ao lado da Alemanha nazista de Hitler e do Japão formariam o "Eixo de Ferro" na 2ª Guerra.
Não vi nenhum "machão" em cena apenas gente muito feia, fria, meio idiotadas num ócio total. Até Fassbinder como o "grego de pau grande" está irreconhecível.
O Olhar da Inocência
3.9 9O quê eu mais aprecio no cinema europeu, em especial no francês, é sempre a sua inteligente abordagem humanista. Um filme não precisa ser violento, tenso, com pirotecnia tecnológica , menos ainda se aprofundar em neuroses, para cativar-nos, emocionar-nos, por um momento de satisfação prazerosa, basta ele ter um roteiro envolvente e, de complemento, presentear o nosso olhar com magníficas fotografias. Filme bem dirigido, encenado e com uma estória "saudável".
O Pecado de Todos Nós
3.9 59 Assista AgoraFilme corajoso no seu lançamento com um tema que "foi" polêmico, só que visto nos dias de hoje, tão banalizado, está longe de ter a mesma força. Na época quando vi pela primeira vez daria 5 estrelinhas, hoje sem as mesmas emoções só 3 pelos atores que fizerem história no cinema, Taylor e Brando sob a majestosa batuta de Huston.
O Medo
2.7 3 Assista AgoraO filme mostra tudo o que é possível mostrar numa guerra, menos o MEDO...???
O Violinista que Veio do Mar
3.7 126Tudo no filme é lindo, a sua estória, sua fotografia, sua direção e as fantásticas interpretações de Judi Dench e Maggie Smith. O filme me emocionou.
O Pequeno Italiano
4.0 29O drama da infância abandonada é universal. Não só as questões sócio-econômicas são as causadoras desta tragédia mas também, na minha opinião, a prematura gravidez indesejada., a hipócrita moral que compõe a estrutura da família, além do egoísta desapego daqueles pais que, irresponsavelmente, tão somente, geram indivíduos sem se preocuparem com as suas consequências.
Os abrigos de menores abandonados são verdadeiras escolas do crime, nelas sobrevivem apenas os fortes. Mesmo aos mais desencaminhados e violentos não lhes são tiradas da sua imaginação a "sagrada" imagem materna, a sua matriz genética é sempre um mistério a ser descoberto. Filme muito bom.
O que Resta do Tempo
3.8 30"O tempo não passa, nós é que atravessamos o decurso do tempo".
Elia Suleiman autobiografa-se sob uma ótica inédita, pelo menos para mim, acostumado às notícias dos tele-jornais mostrando os palestinos atirando pedras nos israelenses e estes, revidando com balas mortais aos olhares do mundo. À margem do conflito, ele se aprofunda na alma do ser humano, independente do lado, mostrando o povo palestino, como qualquer outro, que anseia apenas"viver".
Enquanto o Sol Não Vem
2.7 15Agnés Jaoui excelente em tudo que faz como cenógrafa, cantora, atriz e brilhante como diretora. "Parlez-moi de la pluie" nada tem haver com o infeliz título em português "Enquanto o sol não vem". A soberba dos tradutores estão sempre acima das versões originais, dando assim, por suas próprias contas, um outro sentido às coisas. Enfim...
O filme se aproxima um pouco do clima de Eric Rohmer , à exceção do fato que Jaoui, uma francesa de origem tunisiana não poderia deixar, em absoluto, de tocar na questão feminista de suas origens, como repúdio ao estado de alienação da mulher magrebina imposta pelo machismo nos países do Magreb.
Os Homens que não Amavam as Mulheres
4.1 1,5KNiels Arden Oplev faz uma leitura do roteiro bastante semelhante daquela feita por David Fincher. Por alguma razão, talvez por trazer mais de "perto" a carga emocional, gostei mais desta versão sueca, a americana me pareceu um pouco mais fria, mas também é boa. É impossível tecer qualquer comentário sobre o filme que não caia nas malhas do "spoiler". O melhor mesmo é assistir as duas versões com uma diferença de tempo de pelo menos 3 meses.
Os Falsários
4.0 190 Assista AgoraQuando se trata de salvar a própria pele o orgulho, a ideologia e, por quê não, até o próximo são postos de lado. Sally apesar de tudo mostra-se no filme um humanista extremamente sensível. Filme excelente.
O Amigo Americano
3.9 71 Assista AgoraO roteiro do filme é meio confuso, não explicita as verdadeira razões que motiva a "encomenda". Me pareceu uma estória mais ligada às falsificações de quadros de pintores famosos do quê, como a sinopse acima fala, em gangsterismo. O ponto alto dos filmes de Wim Wenders converge sempre para uma ótima fotografia, os argumentos apenas uma motivação para mostrar o seu olho de bom fotógrafo. Bruno Ganz , ainda jovem, mas já um excelente ator. .
Os Inocentes
4.1 396Clássico dos tempos em que ainda se acreditava em fantasmas.
Off Screen
3.3 4Quem viu o fantástico papel de Jan Decleir em "Karakter" de 1997 dirigido por Mike van Diem, acredito, não irá reconhecê-lo nesta banal representação designada por Kuijpers . Off Screen é um filme pretensioso, mirabolante, ou seja, no campo da ficção tudo é possível. Só estranhei o uso da marca da holandesa Philips numa trama onde seus produtos são mostrados como de baixa qualidade em seu próprio país, eu tinha outro conceito da marca.
O Pescador de Ilusões
3.8 167 Assista AgoraAchei o argumento do filme um tanto forçado mas, como sou fã incondicional de Jeff Bridges, as coisas foram se encaixando dentro daquilo que o universo da ficção permite, ou seja, tudo.
Eu sempre tive em mente que a mendicância, longe de ser uma consequência da situação sócio-econômica, ela é na verdade, um sério problema psico-social que não escolhe origem, posição e nem bom nível intelectual. Indivíduos por fraquezas pessoais, que não conseguem enfrentar traumas irreversíveis, partem para soluções no campo dos narcóticos, principalmente no álcool, dando início assim ao seu isolamento.
A Morte de Stalin
3.6 134 Assista AgoraUma estória real, meio levada na brincadeira, mas que mostra a fonte de onde o PT herdou o instinto da traição.
Ou Tudo, Ou Nada
3.6 159 Assista AgoraO filme tem um delicioso final o quê não impediria o diretor encurtá-lo cortando pelo menos 30 min do seu tempo total tornando-o mais suportável.
Os Senhores da Guerra
3.4 35O filme mostra uma brutal carnificina e nada mais.
Thelma
3.5 342 Assista AgoraA brutal influência dos pais de Thelma em sua vida privada, mesmo à distância, é estarrecedora, egoísta, um "crime" impune praticado livremente em muitos "lares" por indivíduos que se dizem normais. Não gostei da abordagem psicanalítica direcionada para os fenômenos metafísicos, porque não explica absolutamente nada. Entendi que o trauma de Thelma, causado por "culpas" passadas, recalcado pelas cobranças dos pais, encontra na sua amiga a sensível compreensão e refúgio para distanciar-se de suas origens.
O Ano Que Vivemos em Perigo
3.3 30 Assista AgoraTalvez na época, com os fatos ainda muito recentes na história da Indonésia com Sukarno no poder e a influência da CIA tentando derrubar seu governo, devido à sua ideologia alinhada à China e Rússia (ainda comunista), o filme mereceu a devida atenção principalmente porque no Ocidente muito pouco se sabia sobre a Ásia, mais precisamente nos Mares do Sul.
Peter Wier tem excelentes trabalhos, neste com Gibson, um garotão que já demonstrava toda a sua falta de talento, na minha opinião, ficou devendo. O único destaque, sem dúvida, é a boa atuação de Linda Hunt no papel de Kwan.
O Velho e o Mar
3.6 50 Assista AgoraClássico !!!
O Candidato
3.6 17 Assista AgoraO filme é meio fraco, mostra um candidato jovem cujo maior "dote" é a sua beleza que atrai os olhares das mulheres e principalmente seus votos. Mostra muito pouco sobre as
idéias de um candidato ao senado mas por outro lado, o que é muito importante, a realidade do enquanto ser um candidato e a grande diferença dele então eleito. O quê fazer ???
Nostalgia
4.3 186????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? !!
O Conformista
4.1 83 Assista AgoraTrintignant jovem. encarnando um fascista mal assumido, no período em que Mussolini era Primeiro Ministro antes de tomar o poder na Itália, logo depois, como Marechal do Império ao lado do Rei de Vitor Emmanuel III, que acabaria por submeter-se e tornar-se um joguete daquele que se intitularia o II Duce, o Ditador Supremo de todas as forças. Ao lado da Alemanha nazista de Hitler e do Japão formariam o "Eixo de Ferro" na 2ª Guerra.
O Mensageiro
3.5 163O filme vazio!!!!!
O Machão
3.3 8Não vi nenhum "machão" em cena apenas gente muito feia, fria, meio idiotadas num ócio total. Até Fassbinder como o "grego de pau grande" está irreconhecível.