O hispanismo de Saura é único, na sua filmografia mais conhecida a música e a dança servem de veículos para suas estórias e fazem "ferver" o sangue espanhol. Neste filme baseado num acontecimento real, ele consegue mostrar o sangue ibérico parecer uma erupção vulcânica.
Impressionante a transfiguração de Barden , ele foi transformado num sósia perfeito de Pablo Escobar, pelo menos na aparência, quanto ao temperamento só quem conheceu o próprio Escobar poderia dizer se a interpretação de Barden é fidedigna. De qualquer maneira, independentemente das qualidades dos personagens o filme mostra, com muita frieza e talvez realismo, o mundo dos grandes traficantes.
Que fantástica direção reconstituindo uma comunidade rural alemã no incio do século XX num burgo provinciano cujas relações sociais giram em torno de uma moral rígida e hipócrita onde as verdades não ditas, obrigatoriamente omitidas, afrontariam a ordem familiar. As confissões proibidas, a extrema crítica sobre o sexo visto como um pecado capital que pune o próprio corpo por desejá-lo. Nas sombras da noite os movimentos humanos que se revelam cruéis, libidinosos e vingativos. Os personagens centrais do filme o Barão, o Pastor, o Médico, a Parteira, o Professor e, principalmente, as crianças desempenham seus papéis convincentemente como raramente é visto. O seu roteiro é antes de mais nada uma verdadeira obra literária imaginada, escrita e magistralmente dirigida por Michael Haneke.
As passagens históricas do período mostrado poderiam ser melhor exploradas. As guerras napoleônicas, as suas vitórias, a terrível derrota na Rússia em 1812 e, finalmente, os exílios de Napoleão, 1º em Elba, seu retorno e o exílio definitivo em Sta. Helena. A estória dos duelistas teria sido perfeita como pano de fundo para estes acontecimentos que marcaram os destinos da França na Europa. Mas Ridley Scott , contrariamente, fixa no roteiro, de maneira cansativa e quase inverossímil, o ódio entre dois oficiais do exército francês subjugando num "4º plano" os eventos que mudaram os destinos do mundo no início do século XIX, como p.ex. a motivação da vinda de D.João VI ao Brasil. ,
Filme excelente, terrivelmente belo, para ser visto uma e única vez. Ele me fez lembrar as lamentáveis e terríveis cenas da cracolândia em São Paulo. As interpretações são magistrais, Binoche e Lavant encarnam os seus personagens tão convincentemente que não dá para acreditar que eles não tenham afetado as suas vidas fora de cena. O submundo da mendicância parisiense é tão imundo quanto a de qualquer outra grande cidade como Nova Iorque, São Paulo, Mexico, Londres, Tóquio, Nova Dehli, etc... é exatamente o ponto comum de encontro entre os diversos mundos o 1º , 2º, 3º . Leos Carax nota 10.
O filme não é bem direcionado para a estória da revista Hustler , também a direção do script não é mostrar o destemperado comportamento/vida de Larry Fliint e/ou de Althea na sua devassidão. A alma do filme, como diz o título, é o "Povo contra Larry Flint" e é mostrado como a palavra "povo", neste caso, é uma apropriação falaciosa das classes dominantes. . A contenda que chegou à Suprema Corte estadunidense mostrou, de um lado, o "povo" representado pelo conservadorismo hipócrita de personalidades da alta sociedade que viram em Larry Flint o iminente perigo que poria em jogo seus interesses e, do outro lado, o próprio Larry Flint, um editor escrachado de uma revista de pornografia de baixíssimo nível que desafiava qualquer barreira ético-moral imposta exatamente pelas lideranças sociais, estas nas sombras, corruptas. Todos os papéis são magistralmente interpretados mas o papel mais importante deste ótimo filme, na minha opinião, é representado pelo ainda então jovem Edward Norton no magnífico desempenho como um advogado idealista convicto dos "direitos individuais da livre e mais ampla expressão de opinião do cidadão", independentemente dos fundamentos impostos por regras duvidosas, ou seja, a hipocrisia X a liberdade de opinião.
Estória verossímil que relata a prepotência da CIA que,em nome da segurança nacional dos EUA, impõe uma condenável "ditadura" aos direitos individuais, quando também, a de toda uma nação estrangeira.
Filme a ser revisto. John Huston mostra um ambiente de confraternização num clima de elegância e intelectualidade segundo James Joyce, inclui-se ai a abordagem sobre as óperas do séc. XIX avaliadas pela sociedade no início do sec.XX, onde Caruso já despontava como a grande estrela. Fiquei curioso em conhecer a obra literária "Dubliners" de onde foi extraído o script deste filme.
Siddiq Barmak em um pouco mais de uma hora, 1:19 hs de filmagem, consegue universalizar a prepotência dos talibãs, a triste miserabilidade do crente em ala, a submissão da mulher como um objeto facilmente descartável, enfim, um regime paradoxalmente religioso, mas que é assassino, libidinoso, que esconde a mulher atrás de uma burca para não despertar o sexo psicótico nos homens, talvez porque exatamente o impulso sexual desperta a coragem.
O lado mais triste da loucura nazista na 2ª Guerra foi a frieza dos soldados diante das crianças. Sabiam, apenas, que um dia elas cresceriam e se reproduziriam, ou seja, a Alemanha nazista planejou perpetuar-se como nação dominante sem ao menos lançar um olhar para a história e certificar-se que isto nunca foi possível em tempo algum. E mais uma vez a história registrou mais um fracasso do poder totalitário.
Woody Allen derrapou com esta porcaria. Filme chato, sem qualquer emoção nem comicidade, menos ainda sem as hilariantes sacadas, filme para mentes obtusas. "Os deuses também pecam".
Filme italianíssimo. Mostra como as crises de relacionamentos, as familiares, as conjugais, as sociais, etc.. todas giram em torno do sexo. Quando tentava explicar as origens da histeria produzida nos indivíduos Freud, já no século XIX , expunha mais claramente suas teorias da importância do sexo na vida do homem como um todo. O filme atinge na mosca o centro do tema. Gabrielle Muccino escreveu este magnífico roteiro e rege seus protagonistas como instrumentos de um orquestra sinfônica, ambos perfeitos, escritor/diretor e intérpretes.
Documentário muito feliz, dramatizado pelos personagens da vida real. Emociona pela maneira como mostra, através do bandoneón, o tango enraizado na cultura e, principalmente, na alma do povo argentino. Um outro doc argentino tb dramatizado pelos personagens da vida real foi o maravilhoso "O Último Tango" de 2015, dirigido por German Kral. Para quem gostou do Último Bandeneón vai adorar o Ultimo Tango.
Clássico dos Clássicos. O original de Oscar Wilde possui sutilezas e "maldades" que o filme não mostra, apenas refere-se a elas. De qualquer maneira nesta adaptação, o fantástico diretor Albert Lewin se aproxima muito mais de um trabalho teatral do que cinematográfico. A remasterização das imagens conseguiu realizar um verdeiro milagre, o preto e branco perfeitos eu só não saberia dizer se a imagem transfigurada de Dorian Gray no quadro, "em cores", é original ou foi adicionada posteriormente.
Roteiro e fotografias excelentes, me deu vontade de ir conhecer Guernsey, que lugar lindo. Por outro lado a qualidade da direção e interpretações me remeteram para uma telenovela mexicana, primárias.
Nunca um filme me levou ao fundo do poço como o este. Levei horas, após vê-lo, para me recompor do estado de angústia que me encontrei. A cultura muçulmana tem meandros terríveis no que diz respeito ao convívio familiar. Na suas relações o "orgulho" parece estar sempre acima dos verdadeiros valores. Sempre é o quê parece e nunca o quê é de fato.
Os cenários, tanto da reconstituição de Londres como dos ambientes internos, do degradado pela pobreza e igualmente do burguês, são fantásticos. É uma pena que Polanski não imprimiu uma maior dramaticidade na sua direção, achei as interpretações de seus atores meio frias, ou seja é cenário demais para emoção de menos.
Os cinco sentidos cada um com a sua própria solidão. O clima do filme me remeteu às imagens de Edward Hopper (1882-1967), cujos trabalhos tornaram-se o símbolo da vida fria e solitária do continente norte-americano. Jeremy Podeswa muito provavelmente, inspirado nos quadros do grande pintor, dirigiu e escreveu o inteligente roteiro em estórias de vidas com peculiaridades próprias de cada sentido: o tato (da massagista), o paladar (da confeiteira e o italiano), o olfato (do faxineiro), a audição (do médico) e a visão (dos jovens voyeurs). A melhor prova da presença de Hopper no filme é a decoração dos ambientes por onde a câmera transita suavemente acompanhada pela música renascentista de Dowland e Purcell. A sinópse acima está completamente equivocada.
O Sétimo Dia
3.5 13O hispanismo de Saura é único, na sua filmografia mais conhecida a música e a dança servem de veículos para suas estórias e fazem "ferver" o sangue espanhol. Neste filme baseado num acontecimento real, ele consegue mostrar o sangue ibérico parecer uma erupção vulcânica.
Os Guarda-Chuvas do Amor
3.9 158 Assista AgoraUm clássico eternizado. Marcou sua época como uma resposta francesa aos musicais americanos. e lançou Michel Legrand no cenário mundial.
A Lista de Adrian Messenger
3.5 30O filme não explica as razões dos assassinatos. É cômico o relato de sobrevivente do desastre aéreo.
A única cena interessante é a retirada das máscaras.
Escobar: A Traição
3.2 104 Assista AgoraImpressionante a transfiguração de Barden , ele foi transformado num sósia perfeito de Pablo Escobar, pelo menos na aparência, quanto ao temperamento só quem conheceu o próprio Escobar poderia dizer se a interpretação de Barden é fidedigna. De qualquer maneira, independentemente das qualidades dos personagens o filme mostra, com muita frieza e talvez realismo, o mundo dos grandes traficantes.
Os Melhores Dias de Nossas Vidas
4.0 111O filme me comoveu e muito apenas quase no seu final. A sua preparação é longa e em alguns momentos totalmente inverossímil.
Os Suspeitos
4.1 782 Assista AgoraFilminho horroroso.
O Suspeito da Rua Arlington
3.7 213Pena ver o fantástico Jeff Bridges atuando nesta estória idiota, quando dispensamos a nossa atenção reafirmando a paranoia dos norte-americanos.
A Fita Branca
4.0 756 Assista AgoraQue fantástica direção reconstituindo uma comunidade rural alemã no incio do século XX num burgo provinciano cujas relações sociais giram em torno de uma moral rígida e hipócrita onde as verdades não ditas, obrigatoriamente omitidas, afrontariam a ordem familiar. As confissões proibidas, a extrema crítica sobre o sexo visto como um pecado capital que pune o próprio corpo por desejá-lo. Nas sombras da noite os movimentos humanos que se revelam cruéis, libidinosos e vingativos.
Os personagens centrais do filme o Barão, o Pastor, o Médico, a Parteira, o Professor e, principalmente, as crianças desempenham seus papéis convincentemente como raramente é visto. O seu roteiro é antes de mais nada uma verdadeira obra literária imaginada, escrita e magistralmente dirigida por Michael Haneke.
Os Duelistas
3.8 56 Assista AgoraAs passagens históricas do período mostrado poderiam ser melhor exploradas. As guerras napoleônicas, as suas vitórias, a terrível derrota na Rússia em 1812 e, finalmente, os exílios de Napoleão, 1º em Elba, seu retorno e o exílio definitivo em Sta. Helena. A estória dos duelistas teria sido perfeita como pano de fundo para estes acontecimentos que marcaram os destinos da França na Europa. Mas Ridley Scott , contrariamente, fixa no roteiro, de maneira cansativa e quase inverossímil, o ódio entre dois oficiais do exército francês subjugando num "4º plano" os eventos que mudaram os destinos do mundo no início do século XIX, como p.ex. a motivação da vinda de D.João VI ao Brasil. ,
Os Amantes de Pont Neuf
4.2 129 Assista AgoraFilme excelente, terrivelmente belo, para ser visto uma e única vez. Ele me fez lembrar as lamentáveis e terríveis cenas da cracolândia em São Paulo. As interpretações são magistrais, Binoche e Lavant encarnam os seus personagens tão convincentemente que não dá para acreditar que eles não tenham afetado as suas vidas fora de cena. O submundo da mendicância parisiense é tão imundo quanto a de qualquer outra grande cidade como Nova Iorque, São Paulo, Mexico, Londres, Tóquio, Nova Dehli, etc... é exatamente o ponto comum de encontro entre os diversos mundos o 1º , 2º, 3º .
Leos Carax nota 10.
O Povo Contra Larry Flynt
3.9 251 Assista AgoraO filme não é bem direcionado para a estória da revista Hustler , também a direção do script não é mostrar o destemperado comportamento/vida de Larry Fliint e/ou de Althea na sua devassidão. A alma do filme, como diz o título, é o "Povo contra Larry Flint" e é mostrado como a palavra "povo", neste caso, é uma apropriação falaciosa das classes dominantes. . A contenda que chegou à Suprema Corte estadunidense mostrou, de um lado, o "povo" representado pelo conservadorismo hipócrita de personalidades da alta sociedade que viram em Larry Flint o iminente perigo que poria em jogo seus interesses e, do outro lado, o próprio Larry Flint, um editor escrachado de uma revista de pornografia de baixíssimo nível que desafiava qualquer barreira ético-moral imposta exatamente pelas lideranças sociais, estas nas sombras, corruptas.
Todos os papéis são magistralmente interpretados mas o papel mais importante deste ótimo filme, na minha opinião, é representado pelo ainda então jovem Edward Norton no magnífico desempenho como um advogado idealista convicto dos "direitos individuais da livre e mais ampla expressão de opinião do cidadão", independentemente dos fundamentos impostos por regras duvidosas, ou seja, a hipocrisia X a liberdade de opinião.
O Suspeito
3.3 163 Assista AgoraEstória verossímil que relata a prepotência da CIA que,em nome da segurança nacional dos EUA, impõe uma condenável "ditadura" aos direitos individuais, quando também, a de toda uma nação estrangeira.
Os Vivos e os Mortos
3.8 28Filme a ser revisto. John Huston mostra um ambiente de confraternização num clima de elegância e intelectualidade segundo James Joyce, inclui-se ai a abordagem sobre as óperas do séc. XIX avaliadas pela sociedade no início do sec.XX, onde Caruso já despontava como a grande estrela. Fiquei curioso em conhecer a obra literária "Dubliners" de onde foi extraído o script deste filme.
Osama
3.9 51Siddiq Barmak em um pouco mais de uma hora, 1:19 hs de filmagem, consegue universalizar a prepotência dos talibãs, a triste miserabilidade do crente em ala, a submissão da mulher como um objeto facilmente descartável, enfim, um regime paradoxalmente religioso, mas que é assassino, libidinoso, que esconde a mulher atrás de uma burca para não despertar o sexo psicótico nos homens, talvez porque exatamente o impulso sexual desperta a coragem.
Os Anjos da Guerra
3.8 56O lado mais triste da loucura nazista na 2ª Guerra foi a frieza dos soldados diante das crianças. Sabiam, apenas, que um dia elas cresceriam e se reproduziriam, ou seja, a Alemanha nazista planejou perpetuar-se como nação dominante sem ao menos lançar um olhar para a história e certificar-se que isto nunca foi possível em tempo algum. E mais uma vez a história registrou mais um fracasso do poder totalitário.
O Sonho de Cassandra
3.4 232 Assista AgoraWoody Allen derrapou com esta porcaria. Filme chato, sem qualquer emoção nem comicidade, menos ainda sem as hilariantes sacadas, filme para mentes obtusas. "Os deuses também pecam".
O Último Beijo
3.9 43Filme italianíssimo. Mostra como as crises de relacionamentos, as familiares, as conjugais, as sociais, etc.. todas giram em torno do sexo. Quando tentava explicar as origens da histeria produzida nos indivíduos Freud, já no século XIX , expunha mais claramente suas teorias da importância do sexo na vida do homem como um todo. O filme atinge na mosca o centro do tema.
Gabrielle Muccino escreveu este magnífico roteiro e rege seus protagonistas como instrumentos de um orquestra sinfônica, ambos perfeitos, escritor/diretor e intérpretes.
O Último Bandoneón
4.2 3Documentário muito feliz, dramatizado pelos personagens da vida real. Emociona pela maneira como mostra, através do bandoneón, o tango enraizado na cultura e, principalmente, na alma do povo argentino. Um outro doc argentino tb dramatizado pelos personagens da vida real foi o maravilhoso "O Último Tango" de 2015, dirigido por German Kral. Para quem gostou do Último Bandeneón vai adorar o Ultimo Tango.
O Retrato de Dorian Gray
3.9 88 Assista AgoraClássico dos Clássicos. O original de Oscar Wilde possui sutilezas e "maldades" que o filme não mostra, apenas refere-se a elas. De qualquer maneira nesta adaptação, o fantástico diretor Albert Lewin se aproxima muito mais de um trabalho teatral do que cinematográfico. A remasterização das imagens conseguiu realizar um verdeiro milagre, o preto e branco perfeitos eu só não saberia dizer se a imagem transfigurada de Dorian Gray no quadro, "em cores", é original ou foi adicionada posteriormente.
A Sociedade Literária e A Torta de Casca de Batata
4.0 486 Assista AgoraRoteiro e fotografias excelentes, me deu vontade de ir conhecer Guernsey, que lugar lindo. Por outro lado a qualidade da direção e interpretações me remeteram para uma telenovela mexicana, primárias.
O Segredo do Grão
4.0 34Nunca um filme me levou ao fundo do poço como o este. Levei horas, após vê-lo, para me recompor do estado de angústia que me encontrei. A cultura muçulmana tem meandros terríveis no que diz respeito ao convívio familiar. Na suas relações o "orgulho" parece estar sempre acima dos verdadeiros valores. Sempre é o quê parece e nunca o quê é de fato.
Oliver Twist
3.7 211 Assista AgoraOs cenários, tanto da reconstituição de Londres como dos ambientes internos, do degradado pela pobreza e igualmente do burguês, são fantásticos. É uma pena que Polanski não imprimiu uma maior dramaticidade na sua direção, achei as interpretações de seus atores meio frias, ou seja é cenário demais para emoção de menos.
Os Imperdoáveis
4.3 654O excelente ator e diretor Clint Eastwood desta vez ficou devendo um trabalho melhor.
Filme chato, horrível .
Os Cinco Sentidos
3.6 17Os cinco sentidos cada um com a sua própria solidão. O clima do filme me remeteu às imagens de Edward Hopper (1882-1967), cujos trabalhos tornaram-se o símbolo da vida fria e solitária do continente norte-americano. Jeremy Podeswa muito provavelmente, inspirado nos quadros do grande pintor, dirigiu e escreveu o inteligente roteiro em estórias de vidas com peculiaridades próprias de cada sentido: o tato (da massagista), o paladar (da confeiteira e o italiano), o olfato (do faxineiro), a audição (do médico) e a visão (dos jovens voyeurs). A melhor prova da presença de Hopper no filme é a decoração dos ambientes por onde a câmera transita suavemente acompanhada pela música renascentista de Dowland e Purcell.
A sinópse acima está completamente equivocada.