Incrível como para tudo na vida tem que haver uma explicação? O ser humano é incapaz de apenas viver. Ele tem certas necessidades "artificiais" para confortar-lhe nos momentos difíceis. Ariel não entende que sua mãe é uma mulher comum com quem muito se parece, daí justificam-se os conflitos entre eles. Daniel Burman desenvolve uma direção impecável, de maneira simples e convincente.
A dramatização desta ficção mostra muito bem como na realidade o regime comunista da extinta União Soviética administrou a sua cultura. Ele anulou valores exponenciais em todos os segmentos das artes. Na música, em particular, submeteu ao ostracismo compositores como Sergei Prokofief, Aram Khachaturian (georgiano de origem armênia) e o clássico exemplo de Dmitri Shostakovch que após ter a sua Sinfonia nr.4 censurada, proibida a sua execução, retratou-se diante do regime de Stalin escrevendo 5ª Sinfonia com a dedicatória "uma resposta a justa crítica do regime". O filme é muito interessante por mostrar como as autoridades de um regime "burro" degradaram socialmente os seus valores individuais sem conseguir, no entanto, anular a alma dos seus artistas. Recentemente o mundo ficou estarrecido quando o regime de Vladimir Putin condenou violentamente a homossexualidade criminalizando-a. O idiota proibiu até uma biografia de Tchaikovsky porque ele era homossexual, como se ninguém soubesse da verdadeira história deste monstro sagrado da música romântica. O filme apresenta o seu maravilhoso Concerto para Violino considerando um dos 5 grandes de todos os tempos já composto.
Stanley Tucci pouco mostrou sobre a vida regressa de Giacometti. No curto espaço tempo de apenas de 18 dias, período abordado pelo filme, ele destaca claramente duas questões ligadas às vaidades intrínsecas do mundo das artes. Para a maioria das pessoas, com muito dinheiro, que buscam adquirir obras de arte, para auto afirmar o seu status sócio-econômico, visam essencialmente a "assinatura" do artista consagrado, a obra em si subordina-se a ela, tema e qualidade da obra tornam-se valores secundários. . Tucci mostra também que só a vaidade extrema submete um indivíduo aos caprichos e neuroses de um artista desequilibrado, mas famoso. A realização em servir de modelo e ser retratado pelo artista famoso, é movido por um ego em busca do quê chamamos hoje de "espaço na mídia".
O filme é uma obra-prima colocando de maneira bastante clara a insistente negação do amor pelo casal, para ele não interferir no sexo franco e total que só pode ser prova de um grande amor. A garçonnière numa rua movimentada fazia o casal sentir-se praticando sexo em público o quê acentuava o fetiche tornando-o ainda mais prazeroso. De brinde uma excelente fotografia.
Equivocadamente algumas pessoas classificaram o tema deste filme como de "pedofilia". Longe deste assunto. É muito difícil para nós latino-americanos entendermos a cultura "amarela", a recíproca é verdadeira. Existe toda uma tradição ritualista, milenar, que move este povo a ações metódicas, cuja sagração é a realização de sua existência. Neste caso, o rapto de uma criança foi motivado para realizar um "projeto", o casamento. Em momento algum passou pela cabeça do raptor o estupro. A flecha, como simbolo fálico, consuma o desejo e realiza o casamento.
Filme fantástico. Melville coloca de maneira brutal como a estratégica inteligência da resistência francesa, para não correr qualquer risco, estava acima da vida de qualquer um de seus "soldados". A aparição nas sombras de Charles De Gaulle em Londres, como um "rei" exilado, fomentou incentivando a ação nacionalista de combatentes voluntários em todo o território francês.
Incrível como tudo mudou, vivemos numa época onde o jovem da atualidade está centrado, de uma maneira geral, apenas na mídia eletrônica. Não faz mais parte de seus valores as ideologias que tanto movimentaram o mundo nas décadas de 60 e70. Os carismáticos Baader , o explosivo e Meinhof, a intelectual, olhavam os acontecimentos que ocorriam fora do seu mundo, do seu país, como: a ação dos EUA na guerra do Vietnã, a criação do Estado de Israel e outras ocorrências que aconteciam em países bem longe da Alemanha, mas que afetavam-nos em suas ideologias de "justiceiros". Mesmo depois da prisão de todo grupo original, a RAF formou mais três gerações de jovens ativistas motivados pelo movimento e que, dos seus fundadores, conheciam apenas as imagens mistificadas. As gerações que sucederam-se a Baader & Meinhof deram prosseguimento à luta sem uma causa bem definida, motivados apenas pelo impulsivo sentimento jovem desejoso de "protestar", como forma de marcar as suas existências. Eu não conheço a verdadeira história do Grupo Baader & Meinhof e o quê exatamente motivou-o a tanta violência dentro de seus país, já que a essência de suas reivindicações ocorriam fora dele. Quando jovem universitário, eu me lembro muito bem nas décadas de 60/70, dos protestos que ocorreram aqui na cidade de São Paulo. Na época eu era integrante do Centro Acadêmico da minha Escola de Engenharia, lembro quando apanhei da polícia sem saber exatamente por quê? Concluo hoje, após tantos anos, que tudo girava em torno de um movimento emocional "coletivo" e cego. Partia o "start" de uma liderança e todos seguiam-na sem saber exatamente para qual direção caminhava-se. O filme trata de uma aventura sem rumo e de consequências catastróficas para todos: para o Estado, para a sociedade e, principalmente, para os jovens terroristas cujas vidas perderam-se sem deixar qualquer legado.
Esta história sensível e profundamente emocional é perfeita como "pano de fundo" para mostrar a tragédia de um povo submetido à ignorância. O violento radicalismo do Talibã, em nome de alá, submete a sua imensa população à miséria e a um controle sem limites, onde qualquer contradição ou oposição ao islamismo radical a pena é a morte. O filme mostra muito bem também que as classes sociais mais privilegiadas do Afeganistão, anteriores à revolução islâmica, nada fizeram para mudar os rumos de sua história, foi muito mais fácil abandonar o país do que lutar por sua recuperação.
O próprio Fassbinder interpretando Franz, um "lúmpen" inescrupuloso, talvez por não confiar em outro ator que estivesse à altura do papel de um gay de educação simples e limitada. Não se pode confundir as relações do mundo gay em Munique, na década de 70, com as que ocorriam no restante da Alemanha que se mantinha conservadora , ocupada pelas dificuldades da reconstrução do pós guerra. Munique a cidade que sediou o desenvolvimento do nazismo pouco sofreu neste período, manteve-se praticamente intacta e, ainda hoje, é famosa pela sua imagem de uma cidade festiva e liberal. Fassbinder o genial devasso, em seus trabalhos, sempre vulgarizou o sexo como contraponto à destruição.
Excelente filme que coloca muito bem que o gênero não reside no corpo mas 100% na cabeça, que a satisfação sexual não é uma opção mas uma imposição psico-somática. O sexo se consolida durante o desenvolvimento do indivíduo e muito importante, alheio à sua vontade. A hipocrisia do faz de conta, das relações sociais, é que marginaliza e perpetua a ditadura do preconceito. Daniela Vega encarna com muita personalidade o seu difícil personagem.
Não é fácil, para nós latinos-americanos, entender as relações sociais entre os nórdicos. Não é só uma questão cultural, eu iria muito além, elucubrando sobre o comportamento, parece possuírem um DNA de outro planeta, muito possivelmente derivado do seu clima gélido que obriga-os a longos confinamentos durante o inverno. Realmente é muito estranho, para nós é claro. Acredito, que por outro lado, os escandinavos devem analisar-nos sob a mesma ótica e atribuir-nos valores nas mesmas proporções, só que invertidos. Em "A Garota Da Fábrica De Fósforos " /1989, Aki Kaurismaki passa esta mesma impressão de ausência de "emoções" de forma ainda mais marcante.
O filme denuncia como os segurados dos planos de saúde são tratados. Quando jovem o segurado, em geral, não representa um sério risco para a Seguradora, portanto é o período do lucro pleno para ela. Quando a idade do segurado avança e ele fica mais suscetível às doenças o risco aumenta e muito para a Seguradora é o momento do prejuízo e é também quando ela procura de alguma maneira desfazer-se de seus segurados. É muito comum receber um "não" do plano de saúde no momento mais necessário para o segurado. A Justiça está entupida de demandas contra as Seguradoras de planos de saúde, a maioria com pedidos de liminares para autorizarem os procedimentos médicos, mas muita gente, por desinformação, acaba desistindo de "brigar" por seus direitos.
O roteiro do filme fez sentido para a sua época quando as "crises existenciais" eram travessias de enormes túneis escuros sem saber onde terminaria, a revolução comportamental que se seguiu através do Rock, Beatles, etc. tudo mudou e o mundo se libertou. Agora após tantos anos, nesta revisão, o quê me marcou foi o fantástico cenário industrial/portuário com os seus sons sinalizadores que o dadaismo/surrealista de Marcel Duchamp e Max Ernest fez história no campo das artes. Na época passou-me desapercebida a verdadeira gravidade dos efeitos da poluição no meio ambiente , com esta releitura tenho que dar "mão à palmatória" à Antonioni que já denunciava, antecipando-se em pelo menos 30 anos, o quê estaria por vir.
O filme se passa em 1933 e trata do terrível inferno social causado pela grande depressão de 1929 nos EUA. Soderbergh poderia ter sido um pouco mais gentil com o seu público jovem e informado, com algumas rápidas "pinceladas" no roteiro, os motivos que desencadearam as convulsões sociais na época para explicar melhor o drama de Aaron.
Belíssimo documentário roteirizado para contar uma estória, simples para muitos, mas de fundamental importância para os personagens que se auto-representam no seu ambiente nativo, principalmente, mostrando como o verão prepara-os para o terrível inverno que se segue. Mesmo não sendo o primeiro doc que vi sobre as estepes da Mongólia, a beleza da paisagem do lugar, visto "do lado de cá" é maravilhosa, porquê estando "do lado lá" prefiro nem imaginar as consequências do frio. A caça que lá praticada em momento algum é predatória, ou põe em risco as espécies local, ela é apenas um meio vital da subsistência da sua população nômade. O roteiro conta 30% da estória as imagens os outros 70%.
O Libertino
3.4 302A libertinagem e a perversão sempre andaram lado a lado com o poder para facilitar a governança e seus interesses.
O Abraço Partido
3.6 28Incrível como para tudo na vida tem que haver uma explicação? O ser humano é incapaz de apenas viver. Ele tem certas necessidades "artificiais" para confortar-lhe nos momentos difíceis. Ariel não entende que sua mãe é uma mulher comum com quem muito se parece, daí justificam-se os conflitos entre eles.
Daniel Burman desenvolve uma direção impecável, de maneira simples e convincente.
O Espião que Sabia Demais
3.4 744 Assista AgoraRevendo o filme após 3 anos continuei com as mesmas dúvidas, aliás, ainda mais perdido.
O Diário de Anne Frank
4.2 193Clássico eterno, sensível, romântico nas sombras do terrível e desumano nazismo.
O Concerto
4.1 278 Assista AgoraA dramatização desta ficção mostra muito bem como na realidade o regime comunista da extinta União Soviética administrou a sua cultura. Ele anulou valores exponenciais em todos os segmentos das artes. Na música, em particular, submeteu ao ostracismo compositores como Sergei Prokofief, Aram Khachaturian (georgiano de origem armênia) e o clássico exemplo de Dmitri Shostakovch que após ter a sua Sinfonia nr.4 censurada, proibida a sua execução, retratou-se diante do regime de Stalin escrevendo 5ª Sinfonia com a dedicatória "uma resposta a justa crítica do regime". O filme é muito interessante por mostrar como as autoridades de um regime "burro" degradaram socialmente os seus valores individuais sem conseguir, no entanto, anular a alma dos seus artistas.
Recentemente o mundo ficou estarrecido quando o regime de Vladimir Putin condenou violentamente a homossexualidade criminalizando-a. O idiota proibiu até uma biografia de Tchaikovsky porque ele era homossexual, como se ninguém soubesse da verdadeira história deste monstro sagrado da música romântica. O filme apresenta o seu maravilhoso Concerto para Violino considerando um dos 5 grandes de todos os tempos já composto.
O Último Retrato
3.1 19 Assista AgoraStanley Tucci pouco mostrou sobre a vida regressa de Giacometti. No curto espaço tempo de apenas de 18 dias, período abordado pelo filme, ele destaca claramente duas questões ligadas às vaidades intrínsecas do mundo das artes. Para a maioria das pessoas, com muito dinheiro, que buscam adquirir obras de arte, para auto afirmar o seu status sócio-econômico, visam essencialmente a "assinatura" do artista consagrado, a obra em si subordina-se a ela, tema e qualidade da obra tornam-se valores secundários. .
Tucci mostra também que só a vaidade extrema submete um indivíduo aos caprichos e neuroses de um artista desequilibrado, mas famoso. A realização em servir de modelo e ser retratado pelo artista famoso, é movido por um ego em busca do quê chamamos hoje de "espaço na mídia".
O Amante
3.8 149O filme é uma obra-prima colocando de maneira bastante clara a insistente negação do amor pelo casal, para ele não interferir no sexo franco e total que só pode ser prova de um grande amor. A garçonnière numa rua movimentada fazia o casal sentir-se praticando sexo em público o quê acentuava o fetiche tornando-o ainda mais prazeroso. De brinde uma excelente fotografia.
O Arco
3.9 78Equivocadamente algumas pessoas classificaram o tema deste filme como de "pedofilia". Longe deste assunto. É muito difícil para nós latino-americanos entendermos a cultura "amarela", a recíproca é verdadeira. Existe toda uma tradição ritualista, milenar, que move este povo a ações metódicas, cuja sagração é a realização de sua existência. Neste caso, o rapto de uma criança foi motivado para realizar um "projeto", o casamento. Em momento algum passou pela cabeça do raptor o estupro.
A flecha, como simbolo fálico, consuma o desejo e realiza o casamento.
Três Anúncios Para um Crime
4.2 2,0K Assista AgoraMais um filme explicitando a medíocre violência dos norte-americanos. O tempo passa e o tema se aprofunda evidenciando-se cada vez mais..
O Escritor Fantasma
3.6 582 Assista AgoraAchei a estória do roteiro confusa, fui conduzido a um clima de suspense sem saber exatamente o por quê?
O Escocês Voador
3.6 21 Assista AgoraExcelente atuação de Jonny Lee Miller !!
O Exército das Sombras
4.2 26Filme fantástico. Melville coloca de maneira brutal como a estratégica inteligência da resistência francesa, para não correr qualquer risco, estava acima da vida de qualquer um de seus "soldados". A aparição nas sombras de Charles De Gaulle em Londres, como um "rei" exilado, fomentou incentivando a ação nacionalista de combatentes voluntários em todo o território francês.
Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha
3.5 169 Assista AgoraFilme lindo.
O Grupo Baader Meinhof
4.0 174Incrível como tudo mudou, vivemos numa época onde o jovem da atualidade está centrado, de uma maneira geral, apenas na mídia eletrônica. Não faz mais parte de seus valores as ideologias que tanto movimentaram o mundo nas décadas de 60 e70.
Os carismáticos Baader , o explosivo e Meinhof, a intelectual, olhavam os acontecimentos que ocorriam fora do seu mundo, do seu país, como: a ação dos EUA na guerra do Vietnã, a criação do Estado de Israel e outras ocorrências que aconteciam em países bem longe da Alemanha, mas que afetavam-nos em suas ideologias de "justiceiros". Mesmo depois da prisão de todo grupo original, a RAF formou mais três gerações de jovens ativistas motivados pelo movimento e que, dos seus fundadores, conheciam apenas as imagens mistificadas. As gerações que sucederam-se a Baader & Meinhof deram prosseguimento à luta sem uma causa bem definida, motivados apenas pelo impulsivo sentimento jovem desejoso de "protestar", como forma de marcar as suas existências.
Eu não conheço a verdadeira história do Grupo Baader & Meinhof e o quê exatamente motivou-o a tanta violência dentro de seus país, já que a essência de suas reivindicações ocorriam fora dele.
Quando jovem universitário, eu me lembro muito bem nas décadas de 60/70, dos protestos que ocorreram aqui na cidade de São Paulo. Na época eu era integrante do Centro Acadêmico da minha Escola de Engenharia, lembro quando apanhei da polícia sem saber exatamente por quê? Concluo hoje, após tantos anos, que tudo girava em torno de um movimento emocional "coletivo" e cego. Partia o "start" de uma liderança e todos seguiam-na sem saber exatamente para qual direção caminhava-se.
O filme trata de uma aventura sem rumo e de consequências catastróficas para todos: para o Estado, para a sociedade e, principalmente, para os jovens terroristas cujas vidas perderam-se sem deixar qualquer legado.
O Caçador de Pipas
3.7 1,3K Assista AgoraEsta história sensível e profundamente emocional é perfeita como "pano de fundo" para mostrar a tragédia de um povo submetido à ignorância. O violento radicalismo do Talibã, em nome de alá, submete a sua imensa população à miséria e a um controle sem limites, onde qualquer contradição ou oposição ao islamismo radical a pena é a morte. O filme mostra muito bem também que as classes sociais mais privilegiadas do Afeganistão, anteriores à revolução islâmica, nada fizeram para mudar os rumos de sua história, foi muito mais fácil abandonar o país do que lutar por sua recuperação.
O Direito do Mais Forte é a Liberdade
4.0 43O próprio Fassbinder interpretando Franz, um "lúmpen" inescrupuloso, talvez por não confiar em outro ator que estivesse à altura do papel de um gay de educação simples e limitada.
Não se pode confundir as relações do mundo gay em Munique, na década de 70, com as que ocorriam no restante da Alemanha que se mantinha conservadora , ocupada pelas dificuldades da reconstrução do pós guerra. Munique a cidade que sediou o desenvolvimento do nazismo pouco sofreu neste período, manteve-se praticamente intacta e, ainda hoje, é famosa pela sua imagem de uma cidade festiva e liberal. Fassbinder o genial devasso, em seus trabalhos, sempre vulgarizou o sexo como contraponto à destruição.
Uma Mulher Fantástica
4.1 422 Assista AgoraExcelente filme que coloca muito bem que o gênero não reside no corpo mas 100% na cabeça, que a satisfação sexual não é uma opção mas uma imposição psico-somática. O sexo se consolida durante o desenvolvimento do indivíduo e muito importante, alheio à sua vontade. A hipocrisia do faz de conta, das relações sociais, é que marginaliza e perpetua a ditadura do preconceito. Daniela Vega encarna com muita personalidade o seu difícil personagem.
Eu só não entendi o destaque emblemático sobre a chave do armário da sauna???
O Homem Sem Passado
3.8 46Não é fácil, para nós latinos-americanos, entender as relações sociais entre os nórdicos. Não é só uma questão cultural, eu iria muito além, elucubrando sobre o comportamento, parece possuírem um DNA de outro planeta, muito possivelmente derivado do seu clima gélido que obriga-os a longos confinamentos durante o inverno. Realmente é muito estranho, para nós é claro. Acredito, que por outro lado, os escandinavos devem analisar-nos sob a mesma ótica e atribuir-nos valores nas mesmas proporções, só que invertidos.
Em "A Garota Da Fábrica De Fósforos " /1989, Aki Kaurismaki passa esta mesma impressão de ausência de "emoções" de forma ainda mais marcante.
O Homem Que Fazia Chover
3.8 148O filme denuncia como os segurados dos planos de saúde são tratados. Quando jovem o segurado, em geral, não representa um sério risco para a Seguradora, portanto é o período do lucro pleno para ela. Quando a idade do segurado avança e ele fica mais suscetível às doenças o risco aumenta e muito para a Seguradora é o momento do prejuízo e é também quando ela procura de alguma maneira desfazer-se de seus segurados. É muito comum receber um "não" do plano de saúde no momento mais necessário para o segurado. A Justiça está entupida de demandas contra as Seguradoras de planos de saúde, a maioria com pedidos de liminares para autorizarem os procedimentos médicos, mas muita gente, por desinformação, acaba desistindo de "brigar" por seus direitos.
O Ano Passado em Marienbad
4.2 156 Assista Agorac'etait la Nouvelle Vague, maintenant, elle est La Vieille Vague.
O Deserto Vermelho
4.0 95O roteiro do filme fez sentido para a sua época quando as "crises existenciais" eram travessias de enormes túneis escuros sem saber onde terminaria, a revolução comportamental que se seguiu através do Rock, Beatles, etc. tudo mudou e o mundo se libertou. Agora após tantos anos, nesta revisão, o quê me marcou foi o fantástico cenário industrial/portuário com os seus sons sinalizadores que o dadaismo/surrealista de Marcel Duchamp e Max Ernest fez história no campo das artes. Na época passou-me desapercebida a verdadeira gravidade dos efeitos da poluição no meio ambiente , com esta releitura tenho que dar "mão à palmatória" à Antonioni que já denunciava, antecipando-se em pelo menos 30 anos, o quê estaria por vir.
O Inventor de Ilusões
3.7 25O filme se passa em 1933 e trata do terrível inferno social causado pela grande depressão de 1929 nos EUA. Soderbergh poderia ter sido um pouco mais gentil com o seu público jovem e informado, com algumas rápidas "pinceladas" no roteiro, os motivos que desencadearam as convulsões sociais na época para explicar melhor o drama de Aaron.
Uma Caçadora e Sua Águia
4.0 5 Assista AgoraBelíssimo documentário roteirizado para contar uma estória, simples para muitos, mas de fundamental importância para os personagens que se auto-representam no seu ambiente nativo, principalmente, mostrando
como o verão prepara-os para o terrível inverno que se segue. Mesmo não sendo o primeiro doc que vi sobre as estepes da Mongólia, a beleza da paisagem do lugar, visto "do lado de cá" é maravilhosa, porquê estando "do lado lá" prefiro nem imaginar as consequências do frio. A caça que lá praticada em momento algum é predatória, ou põe em risco as espécies local, ela é apenas um meio vital da subsistência da sua população nômade. O roteiro conta 30% da estória as imagens os outros 70%.
O Beijo da Morte
3.8 28 Assista AgoraUm Filme clássico pela época em que foi produzido, tempos da inocência e da pureza, quando o bem sempre vencia o mal. (KKKKK que bons tempos)