Além das informações fantásticas sobre a figura de Zé Lins, a emoção me tomou conta. O documentário buscando cenas da época, comparando-as com as atuais, as declarações de intelectuais remanescentes, de familiares próximos ainda vivos, contando coisas da intimidade do escritor que na época não eram ditas, enfim Vladimir de Carvalho com este documentário merecia um "fardão" da Academia.
O caráter do indivíduo é hereditário ou adquirido no meio em que ele se desenvolve ? Para o filme o caráter é hereditário, tal pai tal filho. Para alguém que nasce num ambiente violento muito provavelmente o indivíduo terá um caráter violento, a pressão do meio é maior. Sob a ótica da educação o filme é muito bonito mas só é possível em países de 1º mundo e com muito dinheiro. Os cenários, externo um campus lindíssimo e internos ricamente decorados fazem a população pobre sonhar, é um sentimento semelhante quando ela assiste uma telenovela da Globo, uma estória num apartamento luxuoso da Vieira Souto, com vista para o mar de Ipanema, carrões, com propostas de consumo inatingíveis. A população pobre não consegue consumir por bem, resultado, tenta por mal. Infelizmente vivemos uma outra realidade que não ao do "Clube do Imperador".
O Estatuto da Criança e Adolescente informa que o filme "O Balão Branco" é indicado para crianças com idade "até" 5 anos ou maiores com problemas de infância tardia.
Na Moóca bairro da cidade de São Paulo, reduto da imigração napolitana, gente simples, calorosa, pessoas amigas quase uma extensão da família, onde sem zanga a comunicação era aos gritos e gesticulada, foi onde passei a minha infância e parte da adolescência. Por saudosismo eu sempre quis conhecer Nápoles e foi com muita lástima e triste surpresa assistir este documentário. A impressão que passa é que visitar Nápoles seria o mesmo que ir fazer turismo num dos complexos de favelas violentas do Rio. Há alguns anos eu li "A Pele" de Curzio Malaparte, posteriormente assisti o filme com o mesmo título dirigido pela Lilana Cavani, onde há o relato do que foi a passagem desastrosa das tropas americanas por Nápoles na 2ª Guerra. A população napolitana inteira se prostituiu em troca de alimento, suprimento de necessidades, etc...A virgindade das crianças era vendida aos americanos pelos pais. E neste documentário é ressaltado o efeito destes acontecimentos que permanecem até hoje na sociedade local e associado ao consumo e tráfico de drogas, pela falta de emprego e interesse do poder público dir-se-ia que a comunidade napolitana perdeu totalmente a honra e a moral.
Na minha opinião, independentemente do roteiro, estória, etc., o grande mérito do filme está nas tomadas de cena, fotografias fantásticas, expressões captadas que traduzem mais do qualquer diálogo. Bergman é isso aí, mais do quê o psicodrama é o seu expressionismo.
A estória de Mozart mais confiavelmente produzida, só poderia ser pelo seu país de origem, a Áustria. Depois de tantas versões, como a famosa do Milos Forman, "Amadeus", esta de Karl Hartl mesmo sem muitos recursos técnicos pela época que foi produzida, parece ser a mais fidedigna. O filme mostra um Mozart simples, romântico, sonhador, como de fato deve ter sido. Os atores são excelentes.
A interpretação de todos os atores é ótima, o roteiro sob esta visão do Schlondorff achei cansativa. É um filme difícil de se assistir. A marcação de cena na forma de palco deve funcionar bem ao vivo num teatro. A estória concentra uma carga neurótica quase insuportável, para quem gosta ...
Webber & Vermeer fazem uma grande parceria na direção deste belo filme. A plasticidade das cenas, suas luzes/sombras, cores, ambientação é a reconstituição perfeita que Webber faz dos quadros de Vermeer.. Nos quadros quase sempre uma janela lateral irradia uma luz inclinada quase na horizontal que é reproduzida nas cenas do filme à perfeição. A estória romanceada é interessante, apesar de sabermos pouco da vida do grande pintor holandês. O filme vale pela reconstituição e suas belas imagens.
Assisti o filme no seu lançamento e assisti novamente agora 30 anos depois. Com outros olhos gostei ainda mais da estória, da dramatização, das músicas, dos ciclos da vida que continua, dos atores, da excelente direção de C.Lelouch, enfim são 2:45 Hs de puro prazer, emoção, comoção, etc.etc. O único senão é a baixa qualidade técnica do som das cópias recentes, eu não me lembro na época em que o vi pela primeira vez o som tão ruim.
Como em muitos dos filmes de Woody Allen, em "Memórias", ele dá mais uma pincelada no seu autorretrato, quando o quadro ficará pronto não sabemos. O assédio dos fãs justifica a força do seu ego, sem ele, o assédio, WA muito provavelmente não teria sido tão prolífero.
Achei o Filme um pouco ousado para os dias de hoje, imagine para a época em que foi lançado. De qualquer maneira achei-o muito divertido e, por quê não, excitante!
Filme um pouco longo mas ótimo. Na hierarquia da bandidagem aparecem só os "operadores" , os cafés-pequenos do crime organizado, seu verdadeiro centro do poder nunca aparece. É uma rede organizada com integrantes da classe política, administração pública, poder econômico, etc. Planejam e comandam as ações com risco mínimo para eles. Os executores é que dão a cara pra bater, são os peões de xadrez do crime.
Filme chato, primário, só poderia ter sido produzido numa cabeça islâmica de um paisinho da Ásia Central. Se a proposta foi produzir uma comédia, falhou, um drama também falhou, o filme não tem clima algum. Os atores são péssimos. A única coisa interessante foram as imagens de um lugar desconhecido, totalmente perdido no tempo.
O filme me emocionou profundamente. Vik Muniz mais de que um grande artista das artes visuais ele é um grande humanista. Este lado dele o filme mostra com profundidade através das relações que ele manteve, ou mantêm, com os catadores de "produtos recicláveis" do Jardim Gramacho -RJ. Ele não ajudou só materialmente, muito mais do que isso, ele resgatou a alma, a dignidade, o prazer à vida daquele pessoal.
Filme magnífico. A segregação das comunidades islâmicas na Europa deve-se, antes de mais nada, aos seus próprios preconceitos que elas trazem de seus países de origem, mantendo-as à margem das sociedades onde se instalam. Referem-se aos hábitos e pessoas dos locais para onde emigram como a vida do branco, do loiro, etc. de boca para fora porquê a primeira oportunidade de socialização que se oferece, misturam-se e voltam as costas para as suas tradições de origem principalmente ao Islã. A cena do passeio de bicicleta é para ficar na história do cinema, muito raramente assiste-se um momento tão excitante, de tesão puro. Lila & Chimo sob a fantástica direção de Ziad Doueiri dão no filme um show de pureza, beleza, sensualidade e humanidade. É realmente uma cena antológica. Aliás o filme todo é de uma simplicidade realista fantástica.
Filme surpreendente. Martina Gusman excelente atriz, além de linda. Não minha opinião o filme não trata apenas de uma estória, ele vai muito além. O cenário deve ser real assim como os figurantes parte de alguma comunidade carcerária. O final do filme me deixou sem fôlego, tenso, esperando alguma reviravolta.
O Engenho de Zé Lins
3.8 11Além das informações fantásticas sobre a figura de Zé Lins, a emoção me tomou conta. O documentário buscando cenas da época, comparando-as com as atuais, as declarações de intelectuais remanescentes, de familiares próximos ainda vivos, contando coisas da intimidade do escritor que na época não eram ditas, enfim Vladimir de Carvalho com este documentário merecia um "fardão" da Academia.
O Crocodilo
3.7 11Filme cansativo e pretencioso.
Nathalie Granger
3.8 13C'etait la nouvelle vague, maintenant c'est la vieille vague.
O Clube do Imperador
4.0 203 Assista AgoraO caráter do indivíduo é hereditário ou adquirido no meio em que ele se desenvolve ? Para o filme o caráter é hereditário, tal pai tal filho. Para alguém que nasce num ambiente violento muito provavelmente o indivíduo terá um caráter violento, a pressão do meio é maior.
Sob a ótica da educação o filme é muito bonito mas só é possível em países de 1º mundo e com muito dinheiro. Os cenários, externo um campus lindíssimo e internos ricamente decorados fazem a população pobre sonhar, é um sentimento semelhante quando ela assiste uma telenovela da Globo, uma estória num apartamento luxuoso da Vieira Souto, com vista para o mar de Ipanema, carrões, com propostas de consumo inatingíveis. A população pobre não consegue consumir por bem, resultado, tenta por mal. Infelizmente vivemos uma outra realidade que não ao do "Clube do Imperador".
O Balão Branco
4.0 81O Estatuto da Criança e Adolescente informa que o filme "O Balão Branco" é indicado para crianças com idade "até" 5 anos ou maiores com problemas de infância tardia.
O Árbitro
3.1 10Filme para fazer idiota rir a toa.
O Diabo Veste Prada
3.8 2,4K Assista AgoraIrônico, é o quê os americanos sabem fazer de melhor.
O Americano Tranquilo
3.3 23 Assista AgoraO filme cumpre sua missão de apenas distrair.
Neve Sobre os Cedros
3.4 27A inteligência traspõe qualquer obstáculo, inclusive o preconceito. Filme lindíssimo.
Movimento em Falso
3.8 38Wim Wenders é sempre uma surpresa. "Movimento em Falso" é um filme para ser visto no seu momento certo, se não vc vai abandoná-lo no meio.
Nada É Para Sempre
3.6 191 Assista AgoraOs filmes de Robert Redford sempre têm um bom acabamento associado a uma boa estória numa belíssima paisagem. Filme aprazível.
Napoli, Napoli, Napoli
3.2 10Na Moóca bairro da cidade de São Paulo, reduto da imigração napolitana, gente simples, calorosa, pessoas amigas quase uma extensão da família, onde sem zanga a comunicação era aos gritos e gesticulada, foi onde passei a minha infância e parte da adolescência. Por saudosismo eu sempre quis conhecer Nápoles e foi com muita lástima e triste surpresa assistir este documentário. A impressão que passa é que visitar Nápoles seria o mesmo que ir fazer turismo num dos complexos de favelas violentas do Rio.
Há alguns anos eu li "A Pele" de Curzio Malaparte, posteriormente assisti o filme com
o mesmo título dirigido pela Lilana Cavani, onde há o relato do que foi a passagem desastrosa das tropas americanas por Nápoles na 2ª Guerra. A população napolitana inteira se prostituiu em troca de alimento, suprimento de necessidades, etc...A virgindade das crianças era vendida aos americanos pelos pais. E neste documentário é ressaltado o efeito destes acontecimentos que permanecem até hoje na sociedade local e associado
ao consumo e tráfico de drogas, pela falta de emprego e interesse do poder público dir-se-ia que a comunidade napolitana perdeu totalmente a honra e a moral.
Monika e o Desejo
4.0 120 Assista AgoraNa minha opinião, independentemente do roteiro, estória, etc., o grande mérito do filme está nas tomadas de cena, fotografias fantásticas, expressões captadas que traduzem mais do qualquer diálogo. Bergman é isso aí, mais do quê o psicodrama é o seu expressionismo.
Mozart - O Gênio da Música
4.1 6A estória de Mozart mais confiavelmente produzida, só poderia ser pelo seu país de origem, a Áustria. Depois de tantas versões, como a famosa do Milos Forman, "Amadeus", esta de Karl Hartl mesmo sem muitos recursos técnicos pela época que foi produzida, parece ser a mais fidedigna. O filme mostra um Mozart simples, romântico, sonhador, como de fato deve ter sido. Os atores são excelentes.
Morte do Caixeiro Viajante
3.7 23 Assista AgoraA interpretação de todos os atores é ótima, o roteiro sob esta visão do Schlondorff achei cansativa. É um filme difícil de se assistir. A marcação de cena na forma de palco deve funcionar bem ao vivo num teatro. A estória concentra uma carga neurótica quase insuportável, para quem gosta ...
Moça com Brinco de Pérola
3.6 428Webber & Vermeer fazem uma grande parceria na direção deste belo filme. A plasticidade das cenas, suas luzes/sombras, cores, ambientação é a reconstituição perfeita que Webber faz dos quadros de Vermeer.. Nos quadros quase sempre uma janela lateral irradia uma luz inclinada quase na horizontal que é reproduzida nas cenas do filme à perfeição. A estória romanceada é interessante, apesar de sabermos pouco da vida do grande pintor holandês. O filme vale pela reconstituição e suas belas imagens.
Retratos da Vida
4.1 42Assisti o filme no seu lançamento e assisti novamente agora 30 anos depois. Com outros olhos gostei ainda mais da estória, da dramatização, das músicas, dos ciclos da vida que continua, dos atores, da excelente direção de C.Lelouch, enfim são 2:45 Hs de puro prazer, emoção, comoção, etc.etc. O único senão é a baixa qualidade técnica do som das cópias recentes, eu não me lembro na época em que o vi pela primeira vez o som tão ruim.
Memórias
4.0 168 Assista AgoraComo em muitos dos filmes de Woody Allen, em "Memórias", ele dá mais uma pincelada no seu autorretrato, quando o quadro ficará pronto não sabemos. O assédio dos fãs justifica a força do seu ego, sem ele, o assédio, WA muito provavelmente não teria sido tão prolífero.
Meu Marido de Batom
3.2 16Achei o Filme um pouco ousado para os dias de hoje, imagine para a época em que foi lançado. De qualquer maneira achei-o muito divertido e, por quê não, excitante!
Ligações Criminosas
3.9 4Filme um pouco longo mas ótimo. Na hierarquia da bandidagem aparecem só os "operadores" , os cafés-pequenos do crime organizado, seu verdadeiro centro do poder nunca aparece. É uma rede organizada com integrantes da classe política, administração pública, poder econômico, etc. Planejam e comandam as ações com risco mínimo para eles. Os executores é que dão a cara pra bater, são os peões de xadrez do crime.
Luna Papa
3.8 29Filme chato, primário, só poderia ter sido produzido numa cabeça islâmica de um paisinho da Ásia Central. Se a proposta foi produzir uma comédia, falhou, um drama também falhou, o filme não tem clima algum. Os atores são péssimos. A única coisa interessante foram as imagens de um lugar desconhecido, totalmente perdido no tempo.
Lixo Extraordinário
4.3 655O filme me emocionou profundamente. Vik Muniz mais de que um grande artista das artes visuais ele é um grande humanista. Este lado dele o filme mostra com profundidade através das relações que ele manteve, ou mantêm, com os catadores de "produtos recicláveis" do Jardim Gramacho -RJ. Ele não ajudou só materialmente, muito mais do que isso, ele resgatou a alma, a dignidade, o prazer à vida daquele pessoal.
Lila Diz
3.8 27Filme magnífico. A segregação das comunidades islâmicas na Europa deve-se, antes de mais nada, aos seus próprios preconceitos que elas trazem de seus países de origem, mantendo-as à margem das sociedades onde se instalam. Referem-se aos hábitos e pessoas dos locais para onde emigram como a vida do branco, do loiro, etc. de boca para fora porquê a primeira oportunidade de socialização que se oferece, misturam-se e voltam as costas para as suas tradições de origem principalmente ao Islã.
A cena do passeio de bicicleta é para ficar na história do cinema, muito raramente assiste-se um momento tão excitante, de tesão puro. Lila & Chimo sob a fantástica direção de Ziad Doueiri dão no filme um show de pureza, beleza, sensualidade e humanidade. É realmente uma cena antológica. Aliás o filme todo é de uma simplicidade realista fantástica.
Leonera
3.8 68 Assista AgoraFilme surpreendente. Martina Gusman excelente atriz, além de linda. Não minha opinião o filme não trata apenas de uma estória, ele vai muito além. O cenário deve ser real assim como os figurantes parte de alguma comunidade carcerária. O final do filme me deixou sem fôlego, tenso, esperando alguma reviravolta.