Assisti 1917 (2019) de Sam Mendes no TelecinePlay. O meu amigo viu no cinema, disse que foi o último filme que viu antes da pandemia. Como todos nós, ele está com saudades de eventos culturais presenciais. 1917 é uma aula de cinema. Impressionantes as contínuas gravações que fizeram. Eu vi uma matéria que fala que em alguns pouquíssimos momentos tiveram que cortar as cenas. Algumas eu desconfiei, mas a maioria a gente não faz a mínima ideia. Dois militares muito jovens, como a maioria que eles cruzam no caminho, recebem a missão de seguir para outro campo de batalha e tentar impedir o ataque. Os alemães que prepararam aquela investida, que seria uma armadilha. Com o ataque cancelado, 1600 homens poderiam ter suas vidas poupadas. Assim que o filme começa, a câmera acompanhando já começa. Eles estão descansando e são chamados para as trincheiras para receber a missão. George MacKay e Dean-Charles Chapman estão excelentes, o filme é praticamente eles o tempo todo. Fiquei pensando a dificuldade de produção. Primeiro o filme teria que ser todo arquitetado, para que cada cena fosse produzida anteriormente, para quando os personagens passassem, as cenas acontecessem. As cenas dificílimas no rio são impressionantes. 1917 ganhou inúmeros prêmios, merecidíssimo! Durante a missão alguns grandes atores aparecem em pequenas participações: Colin Firth, Mark Strong, Richard Madden e Benedict Cumberbatch. Só uma única mulher aparece no filme interpretada por Clara Duburcq.
Assisti Ex_Machina (2015) de Alex Garland no Telecine Action. Nunca tinha ouvido falar nesse filme, vi que era de ficção científica quando estreou no Telecine, ia ver, mas sem grande pressa. Até que o Marcelo Janot informou no Facebook que era um outro trabalho expressivo da atriz Alicia Vikander de Garota Dinamarquesa. Eu ainda não tinha visto nenhum dos dois, mas tinha lido elogios a atriz nesse filme que concorre ao Oscar. Então corri pra ver Ex_Machina. Gostei demais de Ex_Machina. É um filme muito interessante que navega por temas já debatidos, mas traz muitas questões adicionais. Começa com um profissional de uma empresa dizendo que foi o escolhido para um projeto de pesquisa, ele é interpretado por Domhnall Gleeson. Um helicóptero o leva no meio do nada. E ele encontra um prédio. Lá há um pesquisador e seus protótipos de robôs. Um robô é interpretado pela Alicia Vikander e outra por Sonoya Mizuno. E o pesquisador por Oscar Isaac. Como é um projeto de pesquisa, o selecionado pouco pode saber pela segurança. Ele ganha um crachá que só vai permitir que ele ande onde é permitido. Tudo é muito misterioso, mas há lógica nos segredos de pesquisa que validam todos os cuidados. Os debates são muito interessantes. Além de falar do tradicional poder a um robô, o filme debate muito manipulação. Quem está manipulando quem. O protagonista selecionado é um rapaz bom, quase ingênuo, que tem uma grande dificuldade de descobrir quem está mentindo. O laboratório também é muito interessante, cheio de câmeras. Ex_Machina é um filme relativamente simples, tecnologicamente desenvolvido, mas são poucos atores, alguns cenários. É um filme de ficção científica com foco intelectual, muitas conversas, filosofias, pouca ação. A maior parte do tempo os diálogos são entre três pessoas que em geral estão em duplas, observadas na maior parte do tempo. Muito interessante! Adorei! Com roteiro muito instigante volte e meia estou pensando no tema, nas abordagens, nas questões. Intrigante!
Assisti O Legado Bourne (2012) de Tony Gilroy no Telecine Premium. Eu tinha adorado os anteriores, logo que começou esse tive resistência, não era com o Matt Damon que adoro e cometi o equívoco de achar que o Jeremy Renner o substituía e frustrei. Mas me enganei, o roteiro de O Legado Bourne é muito inteligente e bem estruturado e o Jeremy Renner interpreta outro agente especial, não o Jason Bourne. Eu levei um tempo para entender o que acontecia e esse mistério é o grande trunfo de O Legado Bourne. Os agentes estão atrás de pílulas, principalmente as azuis. Além das pílulas eles precisam constantemente tirar o sangue para acompanhar o organismo. Rachel Weisz interpreta uma médica. O Legado Bourne é ágil, de difícil compreensão, inteligente. Gostei muito! O meu amigo também gostou. Alguns outros do elenco são: Edward Norton, Scott Gleen, Zeljko Ivanek, Rob Yang e Robert Christopher Riley. Como os personagens passam por muitos países, estados, há muitos atores no elenco em pequenas participações.
Assisti O Ultimato Bourne (2007) de Paul Greengrass no Cine Band. Como comentei no post de A Identidade Bourne, o Telecine passou esse filme na Super Estréia, mas antes colocou os anteriores na programação e consegui ver os três. Realmente a diferença do segundo e desse é bem grande em relação ao primeiro que é bom, mas tem algumas lacunas, uns momentos arrastados e outros que não convencem. Percebe-se em Paul Greengrass um grande diretor, porque esses dois dirigidos por ele são ágeis, muito bem dirigidos, e muito bem organizados na trama complexa baseada na obra de Robert Ludlum. Como em A Supremacia Bourne, O Ultimato começa com nosso protagonista fugindo da perseguição em Moscou. Nesse aparece um outro grupo interessado em capturá-lo, homens especializados em localizar grupos terroristas. Os três de uma certa forma trilham aquele caminho de filmes americanos mais recentes, mostrar a irracionalidade dessas instituições que em nome de uma segurança ao homem americano praticam verdadeiras atrocidades com outros seres humanos. Esse grupo então que caça terroristas mata qualquer um que possa ser uma ameaça, mesmo que seja um jornalista porque escreveu uma matéria com o que ouviu de uma fonte. Dessa vez Julia Stiles tem uma participação bem maior. Matt Damon é sempre excelente. Outra que continua no elenco é a ótima Joan Allen. Outros novos que entram nesse episódio são: David Strathairn, eu gosto muito desse ator e ele está muito bem interpretando um personagem desprezível; Albert Finney; Paddy Considine, Joey Ansah e Colin Stinton. Em O Ultimato Bourne, o Telecine resolveu colocar legendas da música principal, ficou ótimo. O Ultimato Bourne ganhou 3 Oscars de Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Edição de Som e 2 prêmios no BAFTA de Melhor Som e Melhor Edição.
Assisti Crazy Rich Asians (2018) de John M. Chu na HBO Go. Eu queria muito ver esse filme pelos elogios que recebeu. Quase todos os envolvidos são orientais. É uma comédia romântica, gênero que não gosto muito, mas queria muito ver por todos elogios e prêmios que recebeu. No Brasil está com o nome de Podres de Ricos. O roteiro é de Kevin Kwan. Uma jovem está com o namorado nos Estados Unidos e ele diz que eles precisam ir no casamento de um parente em Singapura. A namorada não sabe nada da família dele. No aeroporto ela estranha que a companhia os leva para a primeira classe e ele conta um pouco, mas muito pouco da família. Por sorte ela tem uma amiga em Singapura e a visita antes de ir em uma das festas da família dele interpretada pela tima Awkwafina e é rica também. Essa amiga conta que a família dele é riquíssima e a veste adequadamente para a data. O namorado não prepara a namorada para tudo o que ela vai enfrentar. Achei que ele não foi justo com ela, deixando-a despreparada e vulnerável para tudo o que passaria. A família toda da amiga é muito divertida. O pai se veste como Elvis Presley, o irmão é muito engraçado. O começo do filme é bem ágil, inteligente como a tecnologia é colocada, mas depois fica bem convencional. Interessante que o filme fala muito do universo feminino. Nessa família rica, as mulheres precisam se dedicar aos eventos sociais e abandonar suas carreiras. A jovem não imagina que o namorado é pressionado a largar o seu trabalho nos Estados Unidos e assumir os negócios em Singapura e que sua esposa deve fazer o mesmo. Ela é professora de economia nos Estados Unidos. Aos poucos descobrimos que a mãe dele fazia advocacia em Cambridge, mas que abandonou para se casar. A minha irmã atentou para um detalhe interessante, o pai do protagonista é mencionado, é um homem de negócios, mas ele nunca aparece. O elenco é incrível. O casal protagonista é interpretado por Constance Wu e Henry Golding. A mãe por Michelle Yeoh e a avó por Lisa Wu. Outra trama me chamou a atenção. A irmã rica do protagonista é casada com um homem não rico. Ela é referência de moda, todos querem vesti-la, consegue descontos. Para não humilhar o marido, que não tem a mesma situação financeira, ela esconde o que compra ou que consegue em permuta. Ela acaba descobrindo que ele tem um caso. Infelizmente é muito comum homens que tem uma situação inferior a esposa ter ações de auto afirmação que são ofensivas a parceira. Todas as festas são maravilhosas e culminam no casamento suntuoso e inovador. Um exagero, claro, tudo é exagerado, mas é belíssimo! As locações são lindíssimas! Bem como os figurinos! Crazy Rich Asians foi indicado e ganhou vários prêmios. O filme está disponível no Now.
Assisti Anthropoid (2016) de Sean Ellis no Telecine. Desde que estreou no Now eu queria ver, mas sabia que tinha que ser quando estivesse preparada, sim, é um filme forte. O filme é baseado na Operação Anthropoid criada pela Inglaterra que visava o assassinado do General nazista Reinhard Heydrich. Para isso enviam dois paraquedistas a Tchecoslováquia que estava sob domínio alemão. Adoro os dois atores que fazem os paraquedistas Cillian Murphy e Jamie Dornan. O filme é muito bem realizado, editado, muito realistas as cenas. Há vários filmes históricos que permeiam o filme. Os dois paraquedistas se unem aos poucos rebeldes que sobreviveram. Praga estava toda tomada por alemães e cercada. Os poucos rebeldes não queriam que a Tchecoslováquia desaparece. Várias pessoas ajudam no processo inclusive duas mulheres, para que eles andem pela cidade em casal e possam planejar o ataque. Lindas as duas: Charlotte le Bon e Anna Geislerová, essa tcheca. Gosto muito do Toby Jones que está no elenco, mas as atuações de todos são incríveis: Anna Frejková, Marcin Dorocinski, Bill Milner, Jirí Simek, Harry Lloyd, Václav Neuzil e Roman Zack.
Assisti no cinema ao filme Desejo e Reparação (2007) de Joe Wright, uma co-produção entre Inglaterra e França. Estava com muita saudade de assistir um clássico da literatura escolhi com a minha mãe. Eu e minha mãe gostamos muito de Desejo e Reparação, é muito bonito e traz um roteiro muito complexo baseado na obra de Ian McEwan. A edição de Paul Tothill é impecável, a história vai se desenrolando em pedaços, com retornos aos fatos, com outros olhares de outros personagens, com outras perspectivas. Atonement é ambientado na Inglaterra em 1930, um pouco antes da Segunda Guerra Mundial. No início mostra um dia de uma família abastada inglesa que vai receber o filho que foi estudar fora, um amigo e convidam o filho da criada da casa para participar. Uma menina de 13 anos é apaixonada pelo filho da criada e fica enraivecida de ver que sua irmã nutre algum romance com o rapaz e parece ser correspondida. Há então uma sucessão de maldades juvenis, típicas da idade, com consequências desastrosas. E inclusive a má-compreensão no passado da crueldade de crianças e adolescentes que encontram seus primeiros obstáculos. Cinco anos depois estoura a guerra. O elenco é excelente, estão incríveis Keira Knightley e James McAvoy. E são ótimas as atrizes Saoirse Ronan e Romola Garai que interpretam a jovem causadora de todos os males. Quem a interpreta na velhice é Vanessa Redgrave. Alguns outros do elenco são: Juno Temple, Gina McKee, Benedict Cumberbatch, Daniel Mays, Harriet Walter, Patrick Kennedy e Nonso Anozie. Vou falar detalhes do filme: Fiquei impressionada com a não possibilidade de reparação dos erros, nem a amenização das consequências. Um erro grave, que poderia ser amenizado no futuro, mas que suas consequências só as agravam. A própria guerra dificulta toda a possibilidade de uma vida menos traumática. Mostra claramente o preconceito dos nobres ingleses com subalternos, atribuindo-os culpas que não lhe pertencem sem questionamentos e investigações. Minha mãe comentou que Desejo e Reparação mostra a imbecilidade da guerra, onde não há vencedores e rivalidades estúpidas como franceses maltratarem soldados ingleses mesmo estando do mesmo lado na guerra. A fotografia de Seamus McGarvey é maravilhosa e as cenas da guerra impecáveis. Desejo e Reparação ganhou Globo de Ouro de prêmio de Melhor Filme de Drama e Melhor Trilha Sonora de Dario Marianelli. Tem sete indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Saoirse Ronan), Melhor Roteiro Adaptado (Christopher Hampton), Direção de Arte, Fotografia, Figurinos e Trilha Sonora (Dario Marianelli).
Assisti Salt (2010) de Phillip Noyce na HBO. Eu vi que esse filme estava na programação, mas não conseguia assistir. Sabia que tinha críticas ruins, mas queria ver mesmo assim. Tem muitos furos, o roteiro não é original, é inclusive ultrapassado, russos e comunistas como vilões, colocando os Estados Unidos em perigo, mas funciona como entretenimento. Salt também vangloria americanos, faz uma boa propaganda do sistema. Incrível como Angelina Jolie não está bonita, está com uns cabelos horrorosos. Inicialmente ela aparece loira com um cabelo palha, mas quando segue para o preto não é o bonito que conhecemos dela. Salt é bem complexo. Começa com nossa protagonista na Coreia presa pelos comunistas. É salva, descobrimos que ela agente da CIA. Salt surpreende o tempo todo, mesmo com a quantidade grande de furos. Outros do elenco são: Liev Schreiber, Chiwetel Ejiofor, Andre Braugher, Daniel Olbrychski, August Diehl, Daniel Pearce, Olek Krupa e Kevin O'Donnell. Engraçado que li que o personagem era para o Tom Cruise que saiu do projeto. Salt deixa claro que terá uma continuação, devo ver quando chegar na tv a cabo para distrair.
Assisti Hellboy 2 - O Exército Dourado (2008) de Guilherme Del Toro. Eu adoro esse diretor e queria ver o 2 desse filme, é bem mais elaborado que o primeiro as cenas da história do Exército Dourado são excelentes. Agora um exército adormecido, feito para acabar com a humanidade pode ser acordado. Um povo em extinção tem interesse em reavivá-lo. Nosso protagonista não sabe que vai ser pai. Eu gosto muito do elenco de Hellboy 2: Ron Perlman, Selma Blair e Doug Jones. John Hurt faz uma participação especial. Gostei dos atores que fazem o príncipe e a princesa: Luke Gross e Anna Walton. É muito divertido quando o Hellboy e o amigo cantam junto a música I Can´t Smiley Without You. E são assustadores os monstrinhos que comem seres humanos. Vou falar detalhes do filme: eu fico imaginando como serão os filhos gêmeos de nosso protagonista que devemos conhecer no próximo filme.
Assisti Mutum (2007) de Sandra Kogut no Canal Brasil. Sempre quis ver esse filme, tentei inclusive ver quando esteve em cartaz nos cinemas. O filme é baseado no conto Canto Geral de Guimarães Rosa. É sobre um menino que vive no interior de Minas Gerais. A diretora fez questão que os meninos do filme tivessem uma realidade parecida com a do filme. As crianças são ótimas. É sobre uma família que vive com pouquíssimos recursos e bastante isolada, o pai trabalha na roça. Sandra Kogut fez um filme delicado e impactante. A diretora queria adaptar o conto para os dias de hoje e foi verificar se era possível hoje em dia alguma família viver daquela forma isolada e constatou que sim. Os meninos são interpretados por Thiago da Silva Mariz e Wrllison Felipe Leal Barroso. A mãe por Izadora Fernandes e o pai por João Miguel. Outros do elenco são: Rômulo Braga, Paula Regina Sampaio da Silva, Maria das Graças Leal de Macedo e Eduardo da Luz Moreira. Mutum ganhou Melhor Filme no Festival do Rio de 2007.
Assisti 007 - Quantum of Solace (2008) de Marc Forster no Telecine Premium. Claro que o meu amigo viu no cinema e gostou muito. Eu tinha vontade de ver na tv a cabo. Eu tinha gostado muito do primeiro com o Daniel Craig e queria ver esse. É bom, não tanto quanto o primeiro, mas superior aos últimos antes do Daniel Craig. O que não gosto em nenhum 007 são os roteiros mirabolantes e esse se encaixa nesse perfil. Grandes decisores de vários países do mundo todo estão envolvidos em uma corrupção e no texto falavam muito em comunismo, comunistas, achei o texto muito antiquado. Preferiram também não traduzir o nome no Brasil e acho que também ficou um pouco incompreensível. Mas é um bom 007. Gostei muito das duas atrizes que fazem as mulheres, bonitas e talentosas: Olga Kurlylenko e Gemma Artenton. Novamente a incrível Judi Dench. E outros como: Mathieu Almaric, Joaquín Cosio, Jeffrey Wright e Giancarlo Giannini. O meu amigo comentou que apesar do filme dizer que é na Bolívia, foi filmado no Chile. Fiquei chocada e triste com esses mistérios incompreensíveis, umas cenas são em Porto Príncipe e depois foram gravadas no Chile, nos dois países que sofreram terremotos. Há vários furos e forçadas, quando o 007 está no Haiti, no cais, só ele loiro e branco olhando fixamente para o local do inimigo cheio de segurança, ele fica um tempão olhando fixamente, mas ninguém percebe nem descobre. Depois a cena da fuga em um barco a motor moderno, ele pula em uma lancha pesqueira antiquada que corre mais do que as de última geração. Só em filme. Mas há muitas cenas bem feitas, muita ação, muita agilidade, é muito bem feito, inclusive as cenas no hotel no deserto, impecáveis! Eu gostei muito da canção tema, Another Way To Die, interpretada por Alicia Keys e Jack White.O meu amigo não gostou tanto. Eu achei que combinou mais com esse estilo mais agressivo desses últimos dois 007.
Assisti Um Homem Chamado Ove (2015) de Hannes Holm no Telecine Premium. Há um tempo li uma crítica desse filme que elogiava mas dizia que não era original, então não me animava muito em ver. Que pena, porque é um filme lindo demais. Ove é um homem metódico, de difícil convivência. Solitário, ele é demitido do emprego. Resolve então encurtar sua vida para ir ao encontro de sua esposa. Ela tenta suicídio várias vezes, sempre sem sucesso. Ele vive em um condomínio onde é mandão e prepotente. Mas volte e meia ele está ajudando alguém. Não esperava alguém resolver, ia e fazia o que tinha que ser feito. Nas tentativas de suicídio, Ove vai relembrando sua vida sofrida. Eu me identifiquei muito com a falta de afeto físico com seu pai. Sim, o pai o amava muito, mas era seco em transmitir afetividade fisicamente. Ove ficou assim também já que sua mãe morreu quando ele era muito pequeno. Rolf Lassgard está incrível como Ove, ele jovem é interpretado por Filip Berg. Adorei a vizinha iraniana interpretada pela Bahar Pars. Ela se muda para o condomínio do Ove e o inferniza. A relação dos dois emociona. Linda a atriz que faz a esposa de Ove, Ida Engvoll. Alguns outros do elenco são: Börge Lundberg, Chatarina Larsson, Anna Lena-Brundin e Fredrik Evers.
Assisti Now You See Me 2 (2016) de John Me Chu no Telecine Premium. Fiquei bem ansiosa quando vi de manhã na grade da programação do Telecine que esse filme estreava na Super Estreia do sábado. Eu tinha adorado o primeiro que comentei aqui e estava ansiosa por esse. Gostei demais! É igualmente genial! E olha que não gosto de shows de mágica. Acho-os na maioria cansativos e chatos. Mas Now You See Me é ágil, tudo se resolve rápido, contam alguns truques, outros ficamos na dúvida, muito bom. Os cavaleiros estão sumidos. Até que um evento sobre uma tecnologia que vai invadir a privacidade de todo mundo acontece e eles entram em ação. É um truque para prendê-los, mas eles conseguem escapar parcialmente e são presos em Macau por quem no primeiro filme eles haviam empobrecido. Os quatro cavaleiros agora tem uma outra personagem no papel feminino interpretada por Lizzy Caplan. Gostei porque ela faz mágicas atrapalhadas e violentas. A pessoa perde o braço, é cortada no meio, regada a muito sangue. Continuam Jesse Eisenberg, Woody Harrelson e Dave Franco. Woody Harrelson é duplicado. Aparece um irmão gêmeo dele golpista que inclusive é quem ajuda os vilões a capturá-los. Quem elabora tudo é o filho do personagem do Michael Cane, interpretado pelo Daniel Radcliffe Gostei da loja de máscaras e dos personagens que surgem. Ela é dona da loja, finge que não fala inglês, o rapaz que faz de intérprete. Eles acabam se mostrando aliados dos cavaleiros e principalmente do personagem do Mark Rufallo que tem uma bela história na trama. Ela é interpretada pela chinesa Tsai Chin e o rapaz pelo twainês Jay Chou. Muito boa também a trama do Morgan Freeman. Ele está preso e procura o policial para conseguir ajudar no sumiço dos cavalheiros.
Assisti Now You See Me (2013) de Louis Leterrier no Netflix. Eu vi esse pôster atraente, li a sinopse. Fiquei na dúvida em ver porque não gosto de mágicas, um pouco de ilusionismo, se seguido de mistério, suspense policial, pode ser, mas shows de mágica não costumam me interessar. Mas em um dia resolvi arriscar. E logo estava vidrada no filme. O roteiro é muito bem realizado, tanto que estreou a continuação. O cinema ajuda muito aos truques ficarem mais impossíveis, os recursos das filmagens auxiliam muito. Separadamente, cada integrante está fazendo o seu truque em algum lugar. Um homem encapuzado os analisa e cada um recebe uma carta de tarô marcando um encontro. Vemos eles depois de um tempo fazendo shows juntos, lotando espaços, sofisticados, com um líder interpretado pelo Michael Cane. Eles anunciam que farão três shows. No primeiro roubam um banco na França. Fazem um integrante da plateia roubar. A polícia passa então a investigá-los. Um especialista em desmascarar ilusionistas também. Esse é interpretado pelo Morgan Freeman e tem um canal de televisão onde ele explica como os truques foram feitos. O policial é interpretado pelo Mark Ruffalo e a agente do FBI por Mélanie Laurent. Os quatro ilusionistas são interpretados por Jesse Eisenberg, Woody Harrelson, Isla Fisher e Dave Franco. Alguns outros do elenco são Michael Kelly, José Garcia e Adam Shapiro. Now You See Me é ágil, inteligente. O fato de ter dois grupos atrás dos ilusionistas é muito inteligente, dá muita agilidade na trama.
Assisti Dama por Um Dia (1961) de Frank Capra no Telecine Cult. Havia um texto no O Estado de S.Paulo que falava e indicava o filme no sábado à tarde. É com a maravilhosa Bette Davis e com esse ótimo diretor, resolvi assistir. É adorável! Bette Davis vive de forma simples e vende maçãs nas ruas, ela também é viciada em bebida. Até que sua filha, que mora na Europa, envia uma carta e diz que trará o noivo para a mãe conhecer. A mãe sempre escondeu da filha como vive e consegue a ajuda de uns trapaceiros para poder receber a filha em grande estilo. Dama Por Um Dia é uma graça de filme e além da Bette Davis traz um ótimo elenco. Estão as duas belas Hope Lange e Ann-Margret. Ainda Glenn Ford e Peter Falk.
Assisti Os Mistérios das Duas Irmãs (2009) de Charles e Tomas Guard no Corujão. Eu fiquei muito animada quando vi esse filme em um comercial no canal TV Globo, eu adoro esse gênero de filme. Mais um filme do gênero que é baseado em um texto de um coreano, Ji-woom Kim, os coreanos têm se destacado em filmes como este, são textos inteligentes, muito psicológicos. Esse ainda é muito bem desenvolvido. Muito bom para psicólogos. Começa com o sonho de uma das duas irmãs. Um sonho estranho, assustador. Ela está contando o sonho para o psiquiatra que a trata em uma instituição. Na conversa ele dá alta a menina, diz que ela tem que parar de se preocupar em descobrir o que esqueceu no acidente que matou a sua mãe. Tem que tentar fazer atividades das jovens da idade dela, namorar, ir a festas, se divertir. Ela fica muito feliz, o pai vai buscá-la. Na casa ela descobre que o pai namora a mulher que foi a enfermeira da mãe. Depois ela reencontra a sua irmã e elas vão se divertir. Os sonhos assustadores da menina continuam. O filme é todo muito inteligente, com ótimo elenco. Adorei a menina protagonista interpretada pela Emilly Browning, a fofa que está no elenco do filme Desventuras em Série. A irmã é interpretada pela Arielle Kebbel. O pai é um ator que gosto muito, o David Strathairn. A enfermeira é interpretada pela Elizabeth Banks. O resto como bom mistério não vou contar, mas surpreendente vale muito assistir.
Assisti Até Que A $orte nos Separe (2012) de Roberto Santucci no Telecine Pipoca. Eu e a minha mãe queríamos um filme para distrair, vi que esse ia começar e assistimos. Eu não quis ver no cinema. É engraçado e o Leandro Hassum é divertido. Não é o estilo de filme que gosto, comédias, inspiradas nas americanas, com muito clichê e estrutura das comédias americanas. Até Que A $orte nos Separe é bem realizado, começa com um casal com dificuldade de pagar as contas e criar a bebê. Eles ganham na loteria. Passa um tempo esse casal é interpretado por Leandro Hassum e Danielle Winittis, tem dois filhos e esbanjam dinheiro. Um vizinho metódico vive com sua esposa e um filho. Ele é interpretado pelo Kiko Mascarenhas. O texto é bem auto-ajuda e convencional. Adorei os adolescentes e crianças interpretados por: Julia Dalavia, Henry Fiuka e Vitor Mayer. Outros do elenco são: Aílton Graça, Rita Elmôr, Marcelo Saback, Carlos Bonow, Antonio Fragoso, Júlio Braga, Maurício Sherman, Rodrigo Sant´Anna, Marcos Pitombo e Bruna di Tullio.
Assisti O Céu que nos Protege (1990) de Bernardo Bertolucci em DVD na casa do meu amigo, inclusive é aqui que estou postando, meu computador resolveu que não vai ligar e vai para o conserto amanhã. Eu simplesmente amei O Céu que nos Protege! Amo esse diretor e seus filmes intimistas. O roteiro é baseado no livro de Paul Bowles e é uma co-produção entre Itália e Inglaterra. O Céu que nos Protege é de uma beleza maravilhosa. Um casal em crise resolve fazer uma viagem de aventura. Parece que desejam realmente fugir de si mesmos e de seus conflitos. Viver o externo para não ter que olhar para dentro de si. O elenco é simplesmente maravilhoso e estão belíssimos: Debra Winger, John Malkovich e Campbell Scott. Possivelmente pelo filme trazer esse elenco que é falado principalmente em inglês. Os dois estão constamente brigando, só encontram a paz um longe do outro. É de uma época que homens ricos e bem sucedidos gostavam de fazer viagens excêntricas. Mas como eles são pretensiosos e profundamente protegidos, eles têm enorme dificuldade de lidar com os imprevistos. Parece que eles se sentem tão onipontes, prepotentes, que não imaginam que a vida não é tão fácil assim, que dirá comprável. Nosso protagonista acha que o dinheiro compra tudo, até ajuda em algumas questões, mas não resolve. É estranho como esse espírito de aventura comprável, alienada e exacerbada tem nova força nos dias de hoje, sem noção de limites e realidade. Eu gostei muito de O Céu que nos Protege. A trilha sonora é maravilhosa, tanto que ganhou Globo de Ouro e Bafta. E a fotografia é outro presente. As paisagens durante a viagem são simplesmente maravilhosas. A incrível direção de fotografia é de Vittorio Storaro. Deve ter sido um filme muito difícil de realizar.
Assisti Diário de Um Novo Mundo (2006) de Paulo Nascimento no Canal Brasil. O meu amigo tinha comentado comigo o quanto esse filme é impecável. Realmente, a direção de arte de Voltaire Danckwardt é simplesmente maravilhosa. Achei surpreendente as formas de linguagens com a câmera, os inúmeros estilos de filmagens. O Diário de Um Novo Mundo é baseado na obra de Luiz Antônio de Assis Brasil e é ambientado no Brasil em 1752. Um médico vem em um navio cheio de pestes e doenças. Eles chegam no sul do país onde há vários conflitos de demarcações de terras entre portugueses e espanhóis. gostei muito de como mostra esse período conturbado, entre cidades mal organizadas, com regras confusas. Os homens vinham de Portugal com promessas de terras, mas era um período que tudo era confuso. Eu estudei que era muito difícil saber as delimitações de terras e que haviam muitos conflitos, o filme mostra bastante isso. O médico conhece e se apaixona por Maria, mulher de um oficial. Ele é interpretado pelo Edson Celulari e ela pela Daniela Escobar. Ainda estão no elenco Nicola Siri como um demarcador de terras, Marcos Paulo como o comandante do navio e vários outros atores. Há no elenco atores brasileiros e portugueses. Estranhei o autor utilizar uma linguagem mais atual para os personagens. Mais por uma questão de estilo. Eu amei Desmundo que usava um português arcaico, mas realmente o filme fica mais difícil de acompanhar e se faz necessário legendas. De várias cenas gosto em especial de uma da Daniela Escobar andando sozinha em um campo e há vários cortes, com uma técnica linda e bem feita, surpreendente. Se puderem assistir o vídeo vão ver a beleza de produção artística do filme. O Ney Matogrosso cuida da trilha sonora que é muito bonita, com Duca Leindecker. O Ney Matogrosso faz uma participação especial que eu achei um pouco esquisita. Diário de Um Novo Mundo ganhou 2 Kikitos de Ouro no Festival de Gramado, Melhor Filme - Júri Popular e Melhor Roteiro.
Assisti Trama Fantasma (2017) de Paul Thomas Anderson no TelecinePlay. Não tinha muita vontade de ver esse filme que recebeu muitas críticas negativas. Realmente não é um grande filme. Amo esse diretor, mas esse filme é muito arrastado. Fala de pessoas neuróticas que quando contrariadas passam do ponto. E não falo da Alma e sim do trio, os dois irmãos e a intrusa. O irmão é dessas pessoas arrogantes que acham que o mundo existe para eles. Ninguém pode atrapalhar o trabalho, é metódico, perfeccionista, mimado,prepotente e insuportável. O entorno todo tem que ser exatamente como ele deseja para o prazer dele. Usa as pessoas conforme as suas conveniências. Ele tem uma relação simbiótica com a irmã que resolve os "problemas" pra ele. As mulheres são como os pratos, a casa, os vestidos, mero objetos. Quando deixam de ter utilidade, a irmã se livra deles. Alma vem para desequilibrar esse esquema. Igualmente neurótica e perversa, ela vai encontrando meios para ter esse homem dependente dela. Ela faz algo que já li que algumas mães fazem. Quando seus filhos começam a voar e não serem dependentes dela, o fazem doente. Há um nome essa síndrome. O filme dá a entender que o marido percebe, mas que gosta de se deixar ser adoentado, o que costuma acontecer também. Um neurótico sempre precisa do seu contraponto e de outro neurótico que alimente o ciclo. Ok, todos nós somos neuróticos, há vários graus, mas esse trio ultrapassa um pouco o limite do aceitável. No início eu achei que Alma seria diferente e iria desestabilizar pelo diferente, mas ela é doente e neurótica igual aos irmãos. Quando uma mulher bebe demais em um evento com um vestido dele, Alma não tem a mínima compaixão. Arrancam o vestido dessa mulher. Inclusive a irmã do estilista disse que essa mulher que teve o vestido era a dona da casa que ele estava. Eles continuam se achando acima de todos os outros e das dificuldades dos outros. Não tem o mínimo de empatia com as dificuldades dos outros. Verdadeiros monstros. Os dois estão lindíssimo. Vicky Krieps está impressionante. Todos os seus gestos são leves, calculados e pensados. Ela interpreta uma mulher silenciosa e pensativa. Gosto muito de Daniel Day-Lewis, mas o personagem não existe muito. A irmã é interpretada por Lesley Manville. A fotografia e a trilha sonora são belíssimas. Os vestidos são bonitos, mas é uma época de exageros que não me agradam muito. É muito bacana ver a equipe de costureiras chegando ao trabalho, o perfeccionismo dos trabalhos. O filme é ambientado em 1950.
Assisti A Era do Gelo: Big Bang (2016) de Michael Thurmier e Galen T. Chu no Telecine Premium. As animações vão para o Now sempre dubladas e eu não vejo. Fico tentando gravar para ver depois no som original. As dublagens de animações atualmente são bem bacanas, mas eu só dou uma olhada depois de assistir no som original. Não entendo porque o Now não coloca a opção do controle remoto. Se já existe o recurso, porque não é possível colocar no som original? É bem bonitinho, mas até hoje não amei como o primeiro, esse é o quinto. Acho todos muito parecidos e arrastados. Talvez o problema seja a trama. São animais na Era do Gelo, então não tem muito o que incrementar. Em geral alguma catástrofe está perto de acontecer e eles precisam se salvar. Tem umas tiradas muito bonitinhas como as dos eternamente jovens, da vó do Sid. Adoro o Sid e os gambás. São ótimos. Mas no geral a estrutura é sempre muito parecida. Não sei se as crianças continuam amando ou também esquecem rápido.
Assisti Ice Age: Continental Drift (2012) de Steve Martino no Telecine Pipoca. Fiquei bem empolgada de ver quando esse filme estreou na tv a cabo, gostei, mas não gostei tanto. Eu preferi mudar para a versão original com legendas, embora goste das dublagens de animação. Achei um pouco arrastado e algumas tramas achei que ficaram mal amarradas. Amei a vovó banguela do Sid. Achei mal amarrada a história da filha do Mamute, seu amigo e por quem ela se apaixona. E me cansou bastante a história do navio pirata. As tramas do esquilo atrás da noz são sempre ótimas.
Assisti A Era do Gelo 3 (2009) de Carlos Saldanha no Telecine Premium. Adoro essa série de animações e gostei muito desse terceiro. Nós brasileiros temos um gostinho maior sobre o sucesso dessas animações já que Carlos Saldanha é brasileiro. Ele é o criador do esquilinho que corre atrás da avelã desde o primeiro episódio. Hoje já é o diretor dessa animação. Adorei a ideia desse, sempre que termina eu me pergunto se eles terão criatividade para criar mais um e sempre me surpreendo. A genialidade deles é incrível. O roteiro é baseado na ideia de Jason Carter Eaton. Dessa vez o tema é a materni-dade. Nosso casal mamute vai ter um filho. Os amigos do mamute se sentem excluídos desse momento. O personagem que mais gosto, o Sid é o protagonista desse episódio. Ele querendo construir uma família, encontra três ovos de dinossauros, segundo ele abandonados e resolve dar uma de pai. É uma graça ver os 3 dinossauros fazendo todas as esquisitices do Sid. Obviamente a mãe aparece e a turma toda descobre uma terra de dinossauros. Até nosso esquilinho entra no clima de romance e encontra uma partner. São ótimas as músicas e as cenas de romance, mas igualmente divertidas as cenas que eles se engalfinham.
Assisti Megamente (2010) de Tom McGrath no Corujão. Apesar das dublagens de animações serem bacanas, eu mudei no controle remoto a opção de som original e legendas. O meu amigo tinha comentado que essa animação também era bacana como Malvado Favorito e ele tem razão e no cinema eu tinha visto o trailer e ficado com vontade de ver também. É bem triste a história da infância do Megamente. Ele acaba só conseguindo chamar a atenção quando vira vilão, porque ele sempre se dava mal. O popular e fortão rival sempre o prejudicava. Bem interessante a forma como é colocada. Só discordo um pouco dessa ideia atual de ser popular, seja pelo bem ou pelo mal. Acho que podemos ser felizes sendo medianos como a maioria, sem ser o melhor da turma, ou o mais malvado, podemos ser normais. Mas a trama e o roteiro é bem desenvolvido.
1917
4.2 1,8K Assista AgoraAssisti 1917 (2019) de Sam Mendes no TelecinePlay. O meu amigo viu no cinema, disse que foi o último filme que viu antes da pandemia. Como todos nós, ele está com saudades de eventos culturais presenciais.
1917 é uma aula de cinema. Impressionantes as contínuas gravações que fizeram. Eu vi uma matéria que fala que em alguns pouquíssimos momentos tiveram que cortar as cenas. Algumas eu desconfiei, mas a maioria a gente não faz a mínima ideia. Dois militares muito jovens, como a maioria que eles cruzam no caminho, recebem a missão de seguir para outro campo de batalha e tentar impedir o ataque. Os alemães que prepararam aquela investida, que seria uma armadilha. Com o ataque cancelado, 1600 homens poderiam ter suas vidas poupadas. Assim que o filme começa, a câmera acompanhando já começa. Eles estão descansando e são chamados para as trincheiras para receber a missão. George MacKay e Dean-Charles Chapman estão excelentes, o filme é praticamente eles o tempo todo. Fiquei pensando a dificuldade de produção. Primeiro o filme teria que ser todo arquitetado, para que cada cena fosse produzida anteriormente, para quando os personagens passassem, as cenas acontecessem. As cenas dificílimas no rio são impressionantes. 1917 ganhou inúmeros prêmios, merecidíssimo! Durante a missão alguns grandes atores aparecem em pequenas participações: Colin Firth, Mark Strong, Richard Madden e Benedict Cumberbatch. Só uma única mulher aparece no filme interpretada por Clara Duburcq.
Ex Machina: Instinto Artificial
3.9 2,0K Assista AgoraAssisti Ex_Machina (2015) de Alex Garland no Telecine Action. Nunca tinha ouvido falar nesse filme, vi que era de ficção científica quando estreou no Telecine, ia ver, mas sem grande pressa. Até que o Marcelo Janot informou no Facebook que era um outro trabalho expressivo da atriz Alicia Vikander de Garota Dinamarquesa. Eu ainda não tinha visto nenhum dos dois, mas tinha lido elogios a atriz nesse filme que concorre ao Oscar. Então corri pra ver Ex_Machina.
Gostei demais de Ex_Machina. É um filme muito interessante que navega por temas já debatidos, mas traz muitas questões adicionais. Começa com um profissional de uma empresa dizendo que foi o escolhido para um projeto de pesquisa, ele é interpretado por Domhnall Gleeson. Um helicóptero o leva no meio do nada. E ele encontra um prédio. Lá há um pesquisador e seus protótipos de robôs. Um robô é interpretado pela Alicia Vikander e outra por Sonoya Mizuno. E o pesquisador por Oscar Isaac. Como é um projeto de pesquisa, o selecionado pouco pode saber pela segurança. Ele ganha um crachá que só vai permitir que ele ande onde é permitido. Tudo é muito misterioso, mas há lógica nos segredos de pesquisa que validam todos os cuidados.
Os debates são muito interessantes. Além de falar do tradicional poder a um robô, o filme debate muito manipulação. Quem está manipulando quem. O protagonista selecionado é um rapaz bom, quase ingênuo, que tem uma grande dificuldade de descobrir quem está mentindo. O laboratório também é muito interessante, cheio de câmeras. Ex_Machina é um filme relativamente simples, tecnologicamente desenvolvido, mas são poucos atores, alguns cenários. É um filme de ficção científica com foco intelectual, muitas conversas, filosofias, pouca ação. A maior parte do tempo os diálogos são entre três pessoas que em geral estão em duplas, observadas na maior parte do tempo. Muito interessante! Adorei! Com roteiro muito instigante volte e meia estou pensando no tema, nas abordagens, nas questões. Intrigante!
O Legado Bourne
3.2 885 Assista AgoraAssisti O Legado Bourne (2012) de Tony Gilroy no Telecine Premium. Eu tinha adorado os anteriores, logo que começou esse tive resistência, não era com o Matt Damon que adoro e cometi o equívoco de achar que o Jeremy Renner o substituía e frustrei. Mas me enganei, o roteiro de O Legado Bourne é muito inteligente e bem estruturado e o Jeremy Renner interpreta outro agente especial, não o Jason Bourne.
Eu levei um tempo para entender o que acontecia e esse mistério é o grande trunfo de O Legado Bourne. Os agentes estão atrás de pílulas, principalmente as azuis. Além das pílulas eles precisam constantemente tirar o sangue para acompanhar o organismo. Rachel Weisz interpreta uma médica. O Legado Bourne é ágil, de difícil compreensão, inteligente. Gostei muito! O meu amigo também gostou. Alguns outros do elenco são: Edward Norton, Scott Gleen, Zeljko Ivanek, Rob Yang e Robert Christopher Riley. Como os personagens passam por muitos países, estados, há muitos atores no elenco em pequenas participações.
O Ultimato Bourne
3.9 553 Assista AgoraAssisti O Ultimato Bourne (2007) de Paul Greengrass no Cine Band. Como comentei no post de A Identidade Bourne, o Telecine passou esse filme na Super Estréia, mas antes colocou os anteriores na programação e consegui ver os três. Realmente a diferença do segundo e desse é bem grande em relação ao primeiro que é bom, mas tem algumas lacunas, uns momentos arrastados e outros que não convencem. Percebe-se em Paul Greengrass um grande diretor, porque esses dois dirigidos por ele são ágeis, muito bem dirigidos, e muito bem organizados na trama complexa baseada na obra de Robert Ludlum. Como em A Supremacia Bourne, O Ultimato começa com nosso protagonista fugindo da perseguição em Moscou. Nesse aparece um outro grupo interessado em capturá-lo, homens especializados em localizar grupos terroristas. Os três de uma certa forma trilham aquele caminho de filmes americanos mais recentes, mostrar a irracionalidade dessas instituições que em nome de uma segurança ao homem americano praticam verdadeiras atrocidades com outros seres humanos. Esse grupo então que caça terroristas mata qualquer um que possa ser uma ameaça, mesmo que seja um jornalista porque escreveu uma matéria com o que ouviu de uma fonte.
Dessa vez Julia Stiles tem uma participação bem maior. Matt Damon é sempre excelente. Outra que continua no elenco é a ótima Joan Allen. Outros novos que entram nesse episódio são: David Strathairn, eu gosto muito desse ator e ele está muito bem interpretando um personagem desprezível; Albert Finney; Paddy Considine, Joey Ansah e Colin Stinton.
Em O Ultimato Bourne, o Telecine resolveu colocar legendas da música principal, ficou ótimo.
O Ultimato Bourne ganhou 3 Oscars de Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Edição de Som e 2 prêmios no BAFTA de Melhor Som e Melhor Edição.
Podres de Ricos
3.5 509 Assista AgoraAssisti Crazy Rich Asians (2018) de John M. Chu na HBO Go. Eu queria muito ver esse filme pelos elogios que recebeu. Quase todos os envolvidos são orientais. É uma comédia romântica, gênero que não gosto muito, mas queria muito ver por todos elogios e prêmios que recebeu. No Brasil está com o nome de Podres de Ricos. O roteiro é de Kevin Kwan. Uma jovem está com o namorado nos Estados Unidos e ele diz que eles precisam ir no casamento de um parente em Singapura. A namorada não sabe nada da família dele. No aeroporto ela estranha que a companhia os leva para a primeira classe e ele conta um pouco, mas muito pouco da família. Por sorte ela tem uma amiga em Singapura e a visita antes de ir em uma das festas da família dele interpretada pela tima Awkwafina e é rica também. Essa amiga conta que a família dele é riquíssima e a veste adequadamente para a data. O namorado não prepara a namorada para tudo o que ela vai enfrentar. Achei que ele não foi justo com ela, deixando-a despreparada e vulnerável para tudo o que passaria. A família toda da amiga é muito divertida. O pai se veste como Elvis Presley, o irmão é muito engraçado. O começo do filme é bem ágil, inteligente como a tecnologia é colocada, mas depois fica bem convencional. Interessante que o filme fala muito do universo feminino. Nessa família rica, as mulheres precisam se dedicar aos eventos sociais e abandonar suas carreiras. A jovem não imagina que o namorado é pressionado a largar o seu trabalho nos Estados Unidos e assumir os negócios em Singapura e que sua esposa deve fazer o mesmo. Ela é professora de economia nos Estados Unidos. Aos poucos descobrimos que a mãe dele fazia advocacia em Cambridge, mas que abandonou para se casar. A minha irmã atentou para um detalhe interessante, o pai do protagonista é mencionado, é um homem de negócios, mas ele nunca aparece. O elenco é incrível. O casal protagonista é interpretado por Constance Wu e Henry Golding. A mãe por Michelle Yeoh e a avó por Lisa Wu. Outra trama me chamou a atenção. A irmã rica do protagonista é casada com um homem não rico. Ela é referência de moda, todos querem vesti-la, consegue descontos. Para não humilhar o marido, que não tem a mesma situação financeira, ela esconde o que compra ou que consegue em permuta. Ela acaba descobrindo que ele tem um caso. Infelizmente é muito comum homens que tem uma situação inferior a esposa ter ações de auto afirmação que são ofensivas a parceira. Todas as festas são maravilhosas e culminam no casamento suntuoso e inovador. Um exagero, claro, tudo é exagerado, mas é belíssimo! As locações são lindíssimas! Bem como os figurinos! Crazy Rich Asians foi indicado e ganhou vários prêmios. O filme está disponível no Now.
Operação Anthropoid
3.8 103Assisti Anthropoid (2016) de Sean Ellis no Telecine. Desde que estreou no Now eu queria ver, mas sabia que tinha que ser quando estivesse preparada, sim, é um filme forte. O filme é baseado na Operação Anthropoid criada pela Inglaterra que visava o assassinado do General nazista Reinhard Heydrich. Para isso enviam dois paraquedistas a Tchecoslováquia que estava sob domínio alemão.
Adoro os dois atores que fazem os paraquedistas Cillian Murphy e Jamie Dornan. O filme é muito bem realizado, editado, muito realistas as cenas. Há vários filmes históricos que permeiam o filme. Os dois paraquedistas se unem aos poucos rebeldes que sobreviveram. Praga estava toda tomada por alemães e cercada. Os poucos rebeldes não queriam que a Tchecoslováquia desaparece.
Várias pessoas ajudam no processo inclusive duas mulheres, para que eles andem pela cidade em casal e possam planejar o ataque. Lindas as duas: Charlotte le Bon e Anna Geislerová, essa tcheca.
Gosto muito do Toby Jones que está no elenco, mas as atuações de todos são incríveis: Anna Frejková, Marcin Dorocinski, Bill Milner, Jirí Simek, Harry Lloyd, Václav Neuzil e Roman Zack.
Desejo e Reparação
4.1 1,5K Assista AgoraAssisti no cinema ao filme Desejo e Reparação (2007) de Joe Wright, uma co-produção entre Inglaterra e França. Estava com muita saudade de assistir um clássico da literatura escolhi com a minha mãe. Eu e minha mãe gostamos muito de Desejo e Reparação, é muito bonito e traz um roteiro muito complexo baseado na obra de Ian McEwan. A edição de Paul Tothill é impecável, a história vai se desenrolando em pedaços, com retornos aos fatos, com outros olhares de outros personagens, com outras perspectivas. Atonement é ambientado na Inglaterra em 1930, um pouco antes da Segunda Guerra Mundial. No início mostra um dia de uma família abastada inglesa que vai receber o filho que foi estudar fora, um amigo e convidam o filho da criada da casa para participar. Uma menina de 13 anos é apaixonada pelo filho da criada e fica enraivecida de ver que sua irmã nutre algum romance com o rapaz e parece ser correspondida. Há então uma sucessão de maldades juvenis, típicas da idade, com consequências desastrosas. E inclusive a má-compreensão no passado da crueldade de crianças e adolescentes que encontram seus primeiros obstáculos. Cinco anos depois estoura a guerra. O elenco é excelente, estão incríveis Keira Knightley e James McAvoy. E são ótimas as atrizes Saoirse Ronan e Romola Garai que interpretam a jovem causadora de todos os males. Quem a interpreta na velhice é Vanessa Redgrave. Alguns outros do elenco são: Juno Temple, Gina McKee, Benedict Cumberbatch, Daniel Mays, Harriet Walter, Patrick Kennedy e Nonso Anozie.
Vou falar detalhes do filme: Fiquei impressionada com a não possibilidade de reparação dos erros, nem a amenização das consequências. Um erro grave, que poderia ser amenizado no futuro, mas que suas consequências só as agravam. A própria guerra dificulta toda a possibilidade de uma vida menos traumática. Mostra claramente o preconceito dos nobres ingleses com subalternos, atribuindo-os culpas que não lhe pertencem sem questionamentos e investigações. Minha mãe comentou que Desejo e Reparação mostra a imbecilidade da guerra, onde não há vencedores e rivalidades estúpidas como franceses maltratarem soldados ingleses mesmo estando do mesmo lado na guerra. A fotografia de Seamus McGarvey é maravilhosa e as cenas da guerra impecáveis. Desejo e Reparação ganhou Globo de Ouro de prêmio de Melhor Filme de Drama e Melhor Trilha Sonora de Dario Marianelli. Tem sete indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Saoirse Ronan), Melhor Roteiro Adaptado (Christopher Hampton), Direção de Arte, Fotografia, Figurinos e Trilha Sonora (Dario Marianelli).
Salt
3.4 2,2K Assista AgoraAssisti Salt (2010) de Phillip Noyce na HBO. Eu vi que esse filme estava na programação, mas não conseguia assistir. Sabia que tinha críticas ruins, mas queria ver mesmo assim. Tem muitos furos, o roteiro não é original, é inclusive ultrapassado, russos e comunistas como vilões, colocando os Estados Unidos em perigo, mas funciona como entretenimento. Salt também vangloria americanos, faz uma boa propaganda do sistema. Incrível como Angelina Jolie não está bonita, está com uns cabelos horrorosos. Inicialmente ela aparece loira com um cabelo palha, mas quando segue para o preto não é o bonito que conhecemos dela. Salt é bem complexo. Começa com nossa protagonista na Coreia presa pelos comunistas. É salva, descobrimos que ela agente da CIA. Salt surpreende o tempo todo, mesmo com a quantidade grande de furos. Outros do elenco são: Liev Schreiber, Chiwetel Ejiofor, Andre Braugher, Daniel Olbrychski, August Diehl, Daniel Pearce, Olek Krupa e Kevin O'Donnell. Engraçado que li que o personagem era para o Tom Cruise que saiu do projeto. Salt deixa claro que terá uma continuação, devo ver quando chegar na tv a cabo para distrair.
Hellboy II: O Exército Dourado
3.4 421 Assista AgoraAssisti Hellboy 2 - O Exército Dourado (2008) de Guilherme Del Toro. Eu adoro esse diretor e queria ver o 2 desse filme, é bem mais elaborado que o primeiro as cenas da história do Exército Dourado são excelentes. Agora um exército adormecido, feito para acabar com a humanidade pode ser acordado. Um povo em extinção tem interesse em reavivá-lo. Nosso protagonista não sabe que vai ser pai.
Eu gosto muito do elenco de Hellboy 2: Ron Perlman, Selma Blair e Doug Jones. John Hurt faz uma participação especial. Gostei dos atores que fazem o príncipe e a princesa: Luke Gross e Anna Walton. É muito divertido quando o Hellboy e o amigo cantam junto a música I Can´t Smiley Without You. E são assustadores os monstrinhos que comem seres humanos. Vou falar detalhes do filme: eu fico imaginando como serão os filhos gêmeos de nosso protagonista que devemos conhecer no próximo filme.
Mutum
3.8 70 Assista AgoraAssisti Mutum (2007) de Sandra Kogut no Canal Brasil. Sempre quis ver esse filme, tentei inclusive ver quando esteve em cartaz nos cinemas. O filme é baseado no conto Canto Geral de Guimarães Rosa. É sobre um menino que vive no interior de Minas Gerais. A diretora fez questão que os meninos do filme tivessem uma realidade parecida com a do filme. As crianças são ótimas. É sobre uma família que vive com pouquíssimos recursos e bastante isolada, o pai trabalha na roça. Sandra Kogut fez um filme delicado e impactante. A diretora queria adaptar o conto para os dias de hoje e foi verificar se era possível hoje em dia alguma família viver daquela forma isolada e constatou que sim. Os meninos são interpretados por Thiago da Silva Mariz e Wrllison Felipe Leal Barroso. A mãe por Izadora Fernandes e o pai por João Miguel. Outros do elenco são: Rômulo Braga, Paula Regina Sampaio da Silva, Maria das Graças Leal de Macedo e Eduardo da Luz Moreira. Mutum ganhou Melhor Filme no Festival do Rio de 2007.
007: Quantum of Solace
3.4 683 Assista AgoraAssisti 007 - Quantum of Solace (2008) de Marc Forster no Telecine Premium. Claro que o meu amigo viu no cinema e gostou muito. Eu tinha vontade de ver na tv a cabo. Eu tinha gostado muito do primeiro com o Daniel Craig e queria ver esse. É bom, não tanto quanto o primeiro, mas superior aos últimos antes do Daniel Craig. O que não gosto em nenhum 007 são os roteiros mirabolantes e esse se encaixa nesse perfil. Grandes decisores de vários países do mundo todo estão envolvidos em uma corrupção e no texto falavam muito em comunismo, comunistas, achei o texto muito antiquado. Preferiram também não traduzir o nome no Brasil e acho que também ficou um pouco incompreensível.
Mas é um bom 007. Gostei muito das duas atrizes que fazem as mulheres, bonitas e talentosas: Olga Kurlylenko e Gemma Artenton. Novamente a incrível Judi Dench. E outros como: Mathieu Almaric, Joaquín Cosio, Jeffrey Wright e Giancarlo Giannini. O meu amigo comentou que apesar do filme dizer que é na Bolívia, foi filmado no Chile. Fiquei chocada e triste com esses mistérios incompreensíveis, umas cenas são em Porto Príncipe e depois foram gravadas no Chile, nos dois países que sofreram terremotos. Há vários furos e forçadas, quando o 007 está no Haiti, no cais, só ele loiro e branco olhando fixamente para o local do inimigo cheio de segurança, ele fica um tempão olhando fixamente, mas ninguém percebe nem descobre. Depois a cena da fuga em um barco a motor moderno, ele pula em uma lancha pesqueira antiquada que corre mais do que as de última geração. Só em filme. Mas há muitas cenas bem feitas, muita ação, muita agilidade, é muito bem feito, inclusive as cenas no hotel no deserto, impecáveis! Eu gostei muito da canção tema, Another Way To Die, interpretada por Alicia Keys e Jack White.O meu amigo não gostou tanto. Eu achei que combinou mais com esse estilo mais agressivo desses últimos dois 007.
Um Homem Chamado Ove
4.2 383 Assista AgoraAssisti Um Homem Chamado Ove (2015) de Hannes Holm no Telecine Premium. Há um tempo li uma crítica desse filme que elogiava mas dizia que não era original, então não me animava muito em ver. Que pena, porque é um filme lindo demais. Ove é um homem metódico, de difícil convivência. Solitário, ele é demitido do emprego. Resolve então encurtar sua vida para ir ao encontro de sua esposa. Ela tenta suicídio várias vezes, sempre sem sucesso. Ele vive em um condomínio onde é mandão e prepotente. Mas volte e meia ele está ajudando alguém. Não esperava alguém resolver, ia e fazia o que tinha que ser feito. Nas tentativas de suicídio, Ove vai relembrando sua vida sofrida. Eu me identifiquei muito com a falta de afeto físico com seu pai. Sim, o pai o amava muito, mas era seco em transmitir afetividade fisicamente. Ove ficou assim também já que sua mãe morreu quando ele era muito pequeno. Rolf Lassgard está incrível como Ove, ele jovem é interpretado por Filip Berg. Adorei a vizinha iraniana interpretada pela Bahar Pars. Ela se muda para o condomínio do Ove e o inferniza. A relação dos dois emociona. Linda a atriz que faz a esposa de Ove, Ida Engvoll. Alguns outros do elenco são: Börge Lundberg, Chatarina Larsson, Anna Lena-Brundin e Fredrik Evers.
Truque de Mestre: O 2º Ato
3.5 942 Assista AgoraAssisti Now You See Me 2 (2016) de John Me Chu no Telecine Premium. Fiquei bem ansiosa quando vi de manhã na grade da programação do Telecine que esse filme estreava na Super Estreia do sábado. Eu tinha adorado o primeiro que comentei aqui e estava ansiosa por esse. Gostei demais! É igualmente genial! E olha que não gosto de shows de mágica. Acho-os na maioria cansativos e chatos. Mas Now You See Me é ágil, tudo se resolve rápido, contam alguns truques, outros ficamos na dúvida, muito bom.
Os cavaleiros estão sumidos. Até que um evento sobre uma tecnologia que vai invadir a privacidade de todo mundo acontece e eles entram em ação. É um truque para prendê-los, mas eles conseguem escapar parcialmente e são presos em Macau por quem no primeiro filme eles haviam empobrecido. Os quatro cavaleiros agora tem uma outra personagem no papel feminino interpretada por Lizzy Caplan. Gostei porque ela faz mágicas atrapalhadas e violentas. A pessoa perde o braço, é cortada no meio, regada a muito sangue. Continuam Jesse Eisenberg, Woody Harrelson e Dave Franco. Woody Harrelson é duplicado. Aparece um irmão gêmeo dele golpista que inclusive é quem ajuda os vilões a capturá-los.
Quem elabora tudo é o filho do personagem do Michael Cane, interpretado pelo Daniel Radcliffe
Gostei da loja de máscaras e dos personagens que surgem. Ela é dona da loja, finge que não fala inglês, o rapaz que faz de intérprete. Eles acabam se mostrando aliados dos cavaleiros e principalmente do personagem do Mark Rufallo que tem uma bela história na trama. Ela é interpretada pela chinesa Tsai Chin e o rapaz pelo twainês Jay Chou.
Muito boa também a trama do Morgan Freeman. Ele está preso e procura o policial para conseguir ajudar no sumiço dos cavalheiros.
Truque de Mestre
3.8 2,5K Assista AgoraAssisti Now You See Me (2013) de Louis Leterrier no Netflix. Eu vi esse pôster atraente, li a sinopse. Fiquei na dúvida em ver porque não gosto de mágicas, um pouco de ilusionismo, se seguido de mistério, suspense policial, pode ser, mas shows de mágica não costumam me interessar. Mas em um dia resolvi arriscar. E logo estava vidrada no filme.
O roteiro é muito bem realizado, tanto que estreou a continuação. O cinema ajuda muito aos truques ficarem mais impossíveis, os recursos das filmagens auxiliam muito. Separadamente, cada integrante está fazendo o seu truque em algum lugar. Um homem encapuzado os analisa e cada um recebe uma carta de tarô marcando um encontro. Vemos eles depois de um tempo fazendo shows juntos, lotando espaços, sofisticados, com um líder interpretado pelo Michael Cane.
Eles anunciam que farão três shows. No primeiro roubam um banco na França. Fazem um integrante da plateia roubar. A polícia passa então a investigá-los. Um especialista em desmascarar ilusionistas também. Esse é interpretado pelo Morgan Freeman e tem um canal de televisão onde ele explica como os truques foram feitos. O policial é interpretado pelo Mark Ruffalo e a agente do FBI por Mélanie Laurent.
Os quatro ilusionistas são interpretados por Jesse Eisenberg, Woody Harrelson, Isla Fisher e Dave Franco. Alguns outros do elenco são Michael Kelly, José Garcia e Adam Shapiro. Now You See Me é ágil, inteligente. O fato de ter dois grupos atrás dos ilusionistas é muito inteligente, dá muita agilidade na trama.
Dama por Um Dia
3.7 35Assisti Dama por Um Dia (1961) de Frank Capra no Telecine Cult. Havia um texto no O Estado de S.Paulo que falava e indicava o filme no sábado à tarde. É com a maravilhosa Bette Davis e com esse ótimo diretor, resolvi assistir. É adorável! Bette Davis vive de forma simples e vende maçãs nas ruas, ela também é viciada em bebida. Até que sua filha, que mora na Europa, envia uma carta e diz que trará o noivo para a mãe conhecer.
A mãe sempre escondeu da filha como vive e consegue a ajuda de uns trapaceiros para poder receber a filha em grande estilo. Dama Por Um Dia é uma graça de filme e além da Bette Davis traz um ótimo elenco. Estão as duas belas Hope Lange e Ann-Margret. Ainda Glenn Ford e Peter Falk.
O Mistério das Duas Irmãs
3.5 1,5K Assista AgoraAssisti Os Mistérios das Duas Irmãs (2009) de Charles e Tomas Guard no Corujão. Eu fiquei muito animada quando vi esse filme em um comercial no canal TV Globo, eu adoro esse gênero de filme. Mais um filme do gênero que é baseado em um texto de um coreano, Ji-woom Kim, os coreanos têm se destacado em filmes como este, são textos inteligentes, muito psicológicos. Esse ainda é muito bem desenvolvido. Muito bom para psicólogos. Começa com o sonho de uma das duas irmãs. Um sonho estranho, assustador. Ela está contando o sonho para o psiquiatra que a trata em uma instituição. Na conversa ele dá alta a menina, diz que ela tem que parar de se preocupar em descobrir o que esqueceu no acidente que matou a sua mãe. Tem que tentar fazer atividades das jovens da idade dela, namorar, ir a festas, se divertir. Ela fica muito feliz, o pai vai buscá-la.
Na casa ela descobre que o pai namora a mulher que foi a enfermeira da mãe. Depois ela reencontra a sua irmã e elas vão se divertir. Os sonhos assustadores da menina continuam. O filme é todo muito inteligente, com ótimo elenco. Adorei a menina protagonista interpretada pela Emilly Browning, a fofa que está no elenco do filme Desventuras em Série. A irmã é interpretada pela Arielle Kebbel. O pai é um ator que gosto muito, o David Strathairn. A enfermeira é interpretada pela Elizabeth Banks. O resto como bom mistério não vou contar, mas surpreendente vale muito assistir.
Até Que a Sorte Nos Separe
2.8 1,2KAssisti Até Que A $orte nos Separe (2012) de Roberto Santucci no Telecine Pipoca. Eu e a minha mãe queríamos um filme para distrair, vi que esse ia começar e assistimos. Eu não quis ver no cinema. É engraçado e o Leandro Hassum é divertido. Não é o estilo de filme que gosto, comédias, inspiradas nas americanas, com muito clichê e estrutura das comédias americanas. Até Que A $orte nos Separe é bem realizado, começa com um casal com dificuldade de pagar as contas e criar a bebê. Eles ganham na loteria. Passa um tempo esse casal é interpretado por Leandro Hassum e Danielle Winittis, tem dois filhos e esbanjam dinheiro. Um vizinho metódico vive com sua esposa e um filho. Ele é interpretado pelo Kiko Mascarenhas. O texto é bem auto-ajuda e convencional. Adorei os adolescentes e crianças interpretados por: Julia Dalavia, Henry Fiuka e Vitor Mayer. Outros do elenco são: Aílton Graça, Rita Elmôr, Marcelo Saback, Carlos Bonow, Antonio Fragoso, Júlio Braga, Maurício Sherman, Rodrigo Sant´Anna, Marcos Pitombo e Bruna di Tullio.
O Céu Que Nos Protege
3.7 85Assisti O Céu que nos Protege (1990) de Bernardo Bertolucci em DVD na casa do meu amigo, inclusive é aqui que estou postando, meu computador resolveu que não vai ligar e vai para o conserto amanhã. Eu simplesmente amei O Céu que nos Protege! Amo esse diretor e seus filmes intimistas. O roteiro é baseado no livro de Paul Bowles e é uma co-produção entre Itália e Inglaterra.
O Céu que nos Protege é de uma beleza maravilhosa. Um casal em crise resolve fazer uma viagem de aventura. Parece que desejam realmente fugir de si mesmos e de seus conflitos. Viver o externo para não ter que olhar para dentro de si. O elenco é
simplesmente maravilhoso e estão belíssimos: Debra Winger, John Malkovich e Campbell Scott. Possivelmente pelo filme trazer esse elenco que é falado principalmente em inglês. Os dois estão constamente brigando, só encontram a paz um longe do outro. É de uma época que homens ricos e bem sucedidos gostavam de fazer viagens excêntricas. Mas como eles são pretensiosos e profundamente protegidos, eles têm enorme dificuldade de lidar com os imprevistos. Parece que eles se sentem tão onipontes, prepotentes, que não imaginam que a vida não é tão fácil assim, que dirá comprável. Nosso protagonista acha que o dinheiro compra tudo, até ajuda em algumas questões, mas não resolve. É estranho como esse espírito de aventura comprável, alienada e exacerbada tem nova força nos dias de hoje, sem noção de limites e realidade.
Eu gostei muito de O Céu que nos Protege. A trilha sonora é maravilhosa, tanto que ganhou Globo de Ouro e Bafta. E a fotografia é outro presente. As paisagens durante a viagem são simplesmente maravilhosas. A incrível direção de fotografia é de Vittorio Storaro. Deve ter sido um filme muito difícil de realizar.
Diário de um Novo Mundo
2.4 7Assisti Diário de Um Novo Mundo (2006) de Paulo Nascimento no Canal Brasil. O meu amigo tinha comentado comigo o quanto esse filme é impecável. Realmente, a direção de arte de Voltaire Danckwardt é simplesmente maravilhosa. Achei surpreendente as formas de linguagens com a câmera, os inúmeros estilos de filmagens. O Diário de Um Novo Mundo é baseado na obra de Luiz Antônio de Assis Brasil e é ambientado no Brasil em 1752. Um médico vem em um navio cheio de pestes e doenças. Eles chegam no sul do país onde há vários conflitos de demarcações de terras entre portugueses e espanhóis. gostei muito de como mostra esse período conturbado, entre cidades mal organizadas, com regras confusas. Os homens vinham de Portugal com promessas de terras, mas era um período que tudo era confuso. Eu estudei que era muito difícil saber as delimitações de terras e que haviam muitos conflitos, o filme mostra bastante isso. O médico conhece e se apaixona por Maria, mulher de um oficial. Ele é interpretado pelo Edson Celulari e ela pela Daniela Escobar. Ainda estão no elenco Nicola Siri como um demarcador de terras, Marcos Paulo como o comandante do navio e vários outros atores. Há no elenco atores brasileiros e portugueses. Estranhei o autor utilizar uma linguagem mais atual para os personagens. Mais por uma questão de estilo. Eu amei Desmundo que usava um português arcaico, mas realmente o filme fica mais difícil de acompanhar e se faz necessário legendas. De várias cenas gosto em especial de uma da Daniela Escobar andando sozinha em um campo e há vários cortes, com uma técnica linda e bem feita, surpreendente. Se puderem assistir o vídeo vão ver a beleza de produção artística do filme. O Ney Matogrosso cuida da trilha sonora que é muito bonita, com Duca Leindecker. O Ney Matogrosso faz uma participação especial que eu achei um pouco esquisita. Diário de Um Novo Mundo ganhou 2 Kikitos de Ouro no Festival de Gramado, Melhor Filme - Júri Popular e Melhor Roteiro.
Trama Fantasma
3.7 805 Assista AgoraAssisti Trama Fantasma (2017) de Paul Thomas Anderson no TelecinePlay. Não tinha muita vontade de ver esse filme que recebeu muitas críticas negativas. Realmente não é um grande filme. Amo esse diretor, mas esse filme é muito arrastado. Fala de pessoas neuróticas que quando contrariadas passam do ponto. E não falo da Alma e sim do trio, os dois irmãos e a intrusa. O irmão é dessas pessoas arrogantes que acham que o mundo existe para eles. Ninguém pode atrapalhar o trabalho, é metódico, perfeccionista, mimado,prepotente e insuportável. O entorno todo tem que ser exatamente como ele deseja para o prazer dele. Usa as pessoas conforme as suas conveniências. Ele tem uma relação simbiótica com a irmã que resolve os "problemas" pra ele. As mulheres são como os pratos, a casa, os vestidos, mero objetos. Quando deixam de ter utilidade, a irmã se livra deles. Alma vem para desequilibrar esse esquema. Igualmente neurótica e perversa, ela vai encontrando meios para ter esse homem dependente dela. Ela faz algo que já li que algumas mães fazem. Quando seus filhos começam a voar e não serem dependentes dela, o fazem doente. Há um nome essa síndrome. O filme dá a entender que o marido percebe, mas que gosta de se deixar ser adoentado, o que costuma acontecer também. Um neurótico sempre precisa do seu contraponto e de outro neurótico que alimente o ciclo. Ok, todos nós somos neuróticos, há vários graus, mas esse trio ultrapassa um pouco o limite do aceitável. No início eu achei que Alma seria diferente e iria desestabilizar pelo diferente, mas ela é doente e neurótica igual aos irmãos. Quando uma mulher bebe demais em um evento com um vestido dele, Alma não tem a mínima compaixão. Arrancam o vestido dessa mulher. Inclusive a irmã do estilista disse que essa mulher que teve o vestido era a dona da casa que ele estava. Eles continuam se achando acima de todos os outros e das dificuldades dos outros. Não tem o mínimo de empatia com as dificuldades dos outros. Verdadeiros monstros. Os dois estão lindíssimo. Vicky Krieps está impressionante. Todos os seus gestos são leves, calculados e pensados. Ela interpreta uma mulher silenciosa e pensativa. Gosto muito de Daniel Day-Lewis, mas o personagem não existe muito. A irmã é interpretada por Lesley Manville. A fotografia e a trilha sonora são belíssimas. Os vestidos são bonitos, mas é uma época de exageros que não me agradam muito. É muito bacana ver a equipe de costureiras chegando ao trabalho, o perfeccionismo dos trabalhos. O filme é ambientado em 1950.
A Era do Gelo: O Big Bang
3.1 426 Assista AgoraAssisti A Era do Gelo: Big Bang (2016) de Michael Thurmier e Galen T. Chu no Telecine Premium. As animações vão para o Now sempre dubladas e eu não vejo. Fico tentando gravar para ver depois no som original. As dublagens de animações atualmente são bem bacanas, mas eu só dou uma olhada depois de assistir no som original. Não entendo porque o Now não coloca a opção do controle remoto. Se já existe o recurso, porque não é possível colocar no som original? É bem bonitinho, mas até hoje não amei como o primeiro, esse é o quinto. Acho todos muito parecidos e arrastados. Talvez o problema seja a trama. São animais na Era do Gelo, então não tem muito o que incrementar. Em geral alguma catástrofe está perto de acontecer e eles precisam se salvar. Tem umas tiradas muito bonitinhas como as dos eternamente jovens, da vó do Sid. Adoro o Sid e os gambás. São ótimos. Mas no geral a estrutura é sempre muito parecida. Não sei se as crianças continuam amando ou também esquecem rápido.
A Era do Gelo 4
3.5 1,7K Assista AgoraAssisti Ice Age: Continental Drift (2012) de Steve Martino no Telecine Pipoca. Fiquei bem empolgada de ver quando esse filme estreou na tv a cabo, gostei, mas não gostei tanto. Eu preferi mudar para a versão original com legendas, embora goste das dublagens de animação. Achei um pouco arrastado e algumas tramas achei que ficaram mal amarradas. Amei a vovó banguela do Sid. Achei mal amarrada a história da filha do Mamute, seu amigo e por quem ela se apaixona. E me cansou bastante a história do navio pirata. As tramas do esquilo atrás da noz são sempre ótimas.
A Era do Gelo 3
3.6 1,1K Assista AgoraAssisti A Era do Gelo 3 (2009) de Carlos Saldanha no Telecine Premium. Adoro essa série de animações e gostei muito desse terceiro. Nós brasileiros temos um gostinho maior sobre o sucesso dessas animações já que Carlos Saldanha é brasileiro. Ele é o criador do esquilinho que corre atrás da avelã desde o primeiro episódio. Hoje já é o diretor dessa animação. Adorei a ideia desse, sempre que termina eu me pergunto se eles terão criatividade para criar mais um e sempre me surpreendo. A genialidade deles é incrível. O roteiro é baseado na ideia de Jason Carter Eaton. Dessa vez o tema é a materni-dade. Nosso casal mamute vai ter um filho. Os amigos do mamute se sentem excluídos desse momento. O personagem que mais gosto, o Sid é o protagonista desse episódio. Ele querendo construir uma família, encontra três ovos de dinossauros, segundo ele abandonados e resolve dar uma de pai. É uma graça ver os 3 dinossauros fazendo todas as esquisitices do Sid. Obviamente a mãe aparece e a turma toda descobre uma terra de dinossauros. Até nosso esquilinho entra no clima de romance e encontra uma partner. São ótimas as músicas e as cenas de romance, mas igualmente divertidas as cenas que eles se engalfinham.
Megamente
3.8 1,9K Assista AgoraAssisti Megamente (2010) de Tom McGrath no Corujão. Apesar das dublagens de animações serem bacanas, eu mudei no controle remoto a opção de som original e legendas. O meu amigo tinha comentado que essa animação também era bacana como Malvado Favorito e ele tem razão e no cinema eu tinha visto o trailer e ficado com vontade de ver também. É bem triste a história da infância do Megamente. Ele acaba só conseguindo chamar a atenção quando vira vilão, porque ele sempre se dava mal. O popular e fortão rival sempre o prejudicava. Bem interessante a forma como é colocada. Só discordo um pouco dessa ideia atual de ser popular, seja pelo bem ou pelo mal. Acho que podemos ser felizes sendo medianos como a maioria, sem ser o melhor da turma, ou o mais malvado, podemos ser normais. Mas a trama e o roteiro é bem desenvolvido.