Duas outras pessoas se lembravam dos Beatles e das suas canções, mas não conseguiam utilizar essa brecha. Sentiam falta da presença da obra dos Beatles no mundo, mas não conseguiam contribuir para "devolvê-la".
Vocação e ideias incríveis não são suficientes quando não há oportunidade:
O protagonista tinha obras geniais em mãos, era "talentoso" pela riqueza das composições, além de sua habilidade de tocar e cantar. Ainda assim, muitas vezes as faixas foram menosprezadas, e, por muito tempo, ele não conseguiu ir além na divulgação do trabalho.
Alcançar o sucesso profissional não basta quando não há uma satisfação quanto à vida pessoal, em seu conjunto:
O reconhecimento e a fama podem possibilitar a abertura de portas, respeito, dinheiro e admiração para um artista (e sua equipe), porém podem prejudicar outras dimensões de sua vida, como foi o caso da dificuldade em conciliar sua relação amorosa, em longo desenvolvimento.
Estar socialmente bem não significa ser ético e estar em paz consigo mesmo:
O filme mostra que a honestidade/moralidade pode possuir linhas tênues e que, pelo sim ou pelo não, é possível colher frutos do trabalho de outras pessoas, seja para benefício próprio ou seja para servir ao próximo.
A estagiária é quase um alter ego do Ariano, que contava que as pessoas se surpreendiam por ele nunca ter ido à Disney e, mais além, nunca ter saído do país.
Tonho, um homem vaidoso, de grande destaque na história, manifesta desprezo por "putas", em meio a "putas". Troca favores com elas, mas se apresenta como moralmente superior. Após gritar coisas escrotas, se sente ofendido com o que ouviu como resposta e agride uma mulher com um tapa. E quem pede desculpa pela ofensa é ela (!) E tá tudo bem, ele segue sendo aclamado O.o Isso aponta para uma falta de problematização básica quanto aos fatores que casos como esse representam.
Enfim, por vezes o filme aponta para papéis de gênero desconstruídos, o que deveria ser um destaque, porém, nesses pequenos detalhes, falha na reflexão quanto ao respeito que deve existir em qualquer situação, como na relação de poder entre o homem hétero cis e a prostituta. Isso dificulta nossa imersão na atmosfera do onírico. Sei que pode ser para mostrar situações possíveis, mas vindo sem uma crítica e colocando esse homem como um dos "heróis" fica difícil engolir.
Talvez eu esteja exagerando, mas é cansativo ver isso em um filme de 2019, especialmente quando fantasiado de poesia. Essa foi minha primeira impressão.
As limitações do espaço sobre a vida em Peixe de Pedra são compensadas por enquadramentos que mostram além, por câmeras que atravessam paredes, feito as ondas do rádio, pela presença de quem vem de fora, pelo refúgio na poesia e pelo conclamado Let it lie.
Diz muito sobre o cinema, como quando ele fala como trabalhou em si a diferença dos conceitos "entender" e "justificar / julgar" para gravar a dura cena na qual o pai vai embora.
É bem evidente o caráter teatral do filme e gosto de observar esses experimentos. Achei curioso o tom, pq somos acostumados com o humor escrachado, mas aqui o enredo ultrapassa a racionalidade, sem a preocupação de apresentar explicações minimamente lógicas, característica da obra que o inspira. Também foi bem-vinda a alusão do título e do grito de guerra à canção de Raul Seixas. Apesar das escolhas, no geral, contribuírem para as intenções, nem tudo ficou cinematograficamente bom (a meu ver), mas, a não ser que o estilo e a mensagem desagradem muito, o resultado também não é ruim.
Alguém se questiona que determinada cena não faz sentido, mas desde o princípio poucos elementos fazem sentido neste filme, haha. Vemos o irreal, o inusitado e o exagero, diretamente da peça do italiano Dario Fo, da sátira e do teatro do absurdo, dialogando com os dramas sociais e com a decadência do Brasil. Um tipo de linguagem que nem sempre se encaixa no cinema, sendo mais uma razão para não ser frequente, e para atribuirmos mais um valor ao que há de bom.
Nesse tipo de narrativa, embora pouca coisa faça sentido, talvez algumas pessoas tirem algo para si, a partir da crítica e de suas experiências, seja pela identificação, pela aversão, pela compreensão ou pela curiosidade. No fim das contas, o absurdo não é tão diferente da vida.
Creio que a mensagem principal do filme é que nem tudo se resume a riscos e às vezes vale a pena corrê-los. Porém, o mais diferente como comédia romântica foi
Introdução: não é possível que o prefeito não queira fechar a praia, usando o medo do alarde e de problemas com a economia como desculpa. Não é possível.
Desenvolvimento: não, eu não acredito que esse povo está entrando na água, mesmo sabendo que existe UM TUBARÃO!
No começo, achei estranho a diretora seguir pela linha do documentário performático. Depois, percebi que seu envolvimento como personagem é bem-vindo, agrega uma camada que traz proximidade e orienta as escolhas. Além disso, o filme constitui um recorte pertinente do período propulsor.
Aquela frase que diz que a cortina pode ficar levantada é muito simbólica neste filme; ele é construído em torno das influências de mão dubla entre o que ocorre fora do palco com o enredo e a montagem da peça.
SOL
4.2 2A Cigarra e a Formiga.
Yesterday: A Trilha do Sucesso
3.4 1,0KA ideia de Yesterday está presente no brasileiro Os Filmes que Não Fiz (Gilberto Scarpa, 2008), que mostra o argumento de Zelvis :D
Yesterday: A Trilha do Sucesso
3.4 1,0KConhecimento não é suficiente quando não pode ser aplicado:
Duas outras pessoas se lembravam dos Beatles e das suas canções, mas não conseguiam utilizar essa brecha. Sentiam falta da presença da obra dos Beatles no mundo, mas não conseguiam contribuir para "devolvê-la".
Vocação e ideias incríveis não são suficientes quando não há oportunidade:
O protagonista tinha obras geniais em mãos, era "talentoso" pela riqueza das composições, além de sua habilidade de tocar e cantar. Ainda assim, muitas vezes as faixas foram menosprezadas, e, por muito tempo, ele não conseguiu ir além na divulgação do trabalho.
Alcançar o sucesso profissional não basta quando não há uma satisfação quanto à vida pessoal, em seu conjunto:
O reconhecimento e a fama podem possibilitar a abertura de portas, respeito, dinheiro e admiração para um artista (e sua equipe), porém podem prejudicar outras dimensões de sua vida, como foi o caso da dificuldade em conciliar sua relação amorosa, em longo desenvolvimento.
Estar socialmente bem não significa ser ético e estar em paz consigo mesmo:
O filme mostra que a honestidade/moralidade pode possuir linhas tênues e que, pelo sim ou pelo não, é possível colher frutos do trabalho de outras pessoas, seja para benefício próprio ou seja para servir ao próximo.
Não Olhe para Cima
3.7 1,9K Assista AgoraQue filme angustiante! Uma alegoria da nossa realidade.
O Auto da Boa Mentira
2.6 21 Assista AgoraA estagiária é quase um alter ego do Ariano, que contava que as pessoas se surpreendiam por ele nunca ter ido à Disney e, mais além, nunca ter saído do país.
Veneza
3.4 38Tem cenas bonitas e grandes atuações, porém a narrativa por vezes desagrada, como neste caso que minimiza uma agressão:
Tonho, um homem vaidoso, de grande destaque na história, manifesta desprezo por "putas", em meio a "putas". Troca favores com elas, mas se apresenta como moralmente superior. Após gritar coisas escrotas, se sente ofendido com o que ouviu como resposta e agride uma mulher com um tapa. E quem pede desculpa pela ofensa é ela (!) E tá tudo bem, ele segue sendo aclamado O.o
Isso aponta para uma falta de problematização básica quanto aos fatores que casos como esse representam.
Enfim, por vezes o filme aponta para papéis de gênero desconstruídos, o que deveria ser um destaque, porém, nesses pequenos detalhes, falha na reflexão quanto ao respeito que deve existir em qualquer situação, como na relação de poder entre o homem hétero cis e a prostituta. Isso dificulta nossa imersão na atmosfera do onírico.
Sei que pode ser para mostrar situações possíveis, mas vindo sem uma crítica e colocando esse homem como um dos "heróis" fica difícil engolir.
Talvez eu esteja exagerando, mas é cansativo ver isso em um filme de 2019, especialmente quando fantasiado de poesia.
Essa foi minha primeira impressão.
Dezessete
3.8 122 Assista AgoraSobre Tarapara e Taraparo.
Big Jato
3.4 76As limitações do espaço sobre a vida em Peixe de Pedra são compensadas por enquadramentos que mostram além, por câmeras que atravessam paredes, feito as ondas do rádio, pela presença de quem vem de fora, pelo refúgio na poesia e pelo conclamado Let it lie.
Pra não virar fóssil decidiu nunca mais parar.
Camino a Roma
4.3 6 Assista AgoraDiz muito sobre o cinema, como quando ele fala como trabalhou em si a diferença dos conceitos "entender" e "justificar / julgar" para gravar a dura cena na qual o pai vai embora.
Emicida: AmarElo - Ao Vivo
4.7 14Pra tocar e ser tocado.
Roma
4.1 1,4K Assista AgoraPara quem quer saber sobre a produção, recomendo Camino a Roma.
Não Vamos Pagar Nada
2.6 88 Assista AgoraÉ bem evidente o caráter teatral do filme e gosto de observar esses experimentos. Achei curioso o tom, pq somos acostumados com o humor escrachado, mas aqui o enredo ultrapassa a racionalidade, sem a preocupação de apresentar explicações minimamente lógicas, característica da obra que o inspira. Também foi bem-vinda a alusão do título e do grito de guerra à canção de Raul Seixas. Apesar das escolhas, no geral, contribuírem para as intenções, nem tudo ficou cinematograficamente bom (a meu ver), mas, a não ser que o estilo e a mensagem desagradem muito, o resultado também não é ruim.
Alguém se questiona que determinada cena não faz sentido, mas desde o princípio poucos elementos fazem sentido neste filme, haha. Vemos o irreal, o inusitado e o exagero, diretamente da peça do italiano Dario Fo, da sátira e do teatro do absurdo, dialogando com os dramas sociais e com a decadência do Brasil. Um tipo de linguagem que nem sempre se encaixa no cinema, sendo mais uma razão para não ser frequente, e para atribuirmos mais um valor ao que há de bom.
Nesse tipo de narrativa, embora pouca coisa faça sentido, talvez algumas pessoas tirem algo para si, a partir da crítica e de suas experiências, seja pela identificação, pela aversão, pela compreensão ou pela curiosidade. No fim das contas, o absurdo não é tão diferente da vida.
Sonhos Roubados
3.2 273 Assista AgoraE 2023 já está tão pertinho...
Maria do Caritó
2.9 28A dualidade humana.
Sem Evidências
3.3 252 Assista AgoraSe vc ainda não assistiu e não gosta de spoiler, é melhor não ler os comentários...
Quero Ficar com Polly
3.0 425 Assista AgoraCreio que a mensagem principal do filme é que nem tudo se resume a riscos e às vezes vale a pena corrê-los. Porém, o mais diferente como comédia romântica foi
a abordagem do casamento não como um objetivo final e que será permanente, apenas como uma consequência, que não necessariamente precisa ser buscada.
Amor em Jogo
3.0 199 Assista AgoraFusca azul!
Tubarão
3.7 1,2K Assista AgoraIntrodução: não é possível que o prefeito não queira fechar a praia, usando o medo do alarde e de problemas com a economia como desculpa. Não é possível.
Desenvolvimento: não, eu não acredito que esse povo está entrando na água, mesmo sabendo que existe UM TUBARÃO!
Conclusão: este filme é uma alegoria de 2020.
Os Relatórios Sobre Sarah e Saleem
3.5 7Que envolvente!
Casa Comigo?
3.6 1,5K Assista AgoraTão previsível quanto agradável de acompanhar.
Cinderela Baiana
2.0 1,1KDividindo opiniões desde 1998.
Democracia em Vertigem
4.1 1,3KNo começo, achei estranho a diretora seguir pela linha do documentário performático. Depois, percebi que seu envolvimento como personagem é bem-vindo, agrega uma camada que traz proximidade e orienta as escolhas. Além disso, o filme constitui um recorte pertinente do período propulsor.
Cyrano Mon Amour
3.9 31 Assista AgoraAquela frase que diz que a cortina pode ficar levantada é muito simbólica neste filme; ele é construído em torno das influências de mão dubla entre o que ocorre fora do palco com o enredo e a montagem da peça.
Noite Sem Fim
3.4 341 Assista AgoraCuriosas (estranhas) relações.