Santiago.. um sacerdote de vida silenciosa. Santiago é vestígio dos dias. Me incomodou bastante a forma, quase sempre, nada sutil, que João o dirigiu e o inquiriu. Apressado, as vezes João usou certo tom hierárquico que me soou arrogante. Mesmo assim, por culpa de Santiago, o filme resultou sensível e delicado.
Eis porque o senhor Forman chegou onde chegou. Seus filmes são todos ótimos. Mesmo este tendo sido rodado em tempo bem difíceis lá pras bandas do leste europeu, censuras, ditaduras, burocracias.. ele faz sua crítica velada sob o véu do bom humor. O filme é todo ingenuidade, mas com forte apelo crítico. Ri muito.
Um pouco da atmosfera do Labirinto do Fauno. Criança criando um portal para fugir da dura realidade que a cerca. Contraponto transita pela melancolia, o lúdico, a fantasia, suspense e horror e não tem como não se envolver com esta criança e suas gargalhadas. E como há muita infância roubada nesse mundo, o filme é mais que oportuno. Esquisito como a vida real. Mais que bom filme.
Jonas, hoje com 38 anos de idade, talvez nem lembre mais da epopeia em que viveram seus pais entre os anos 60 e 70, onde sonhos, devaneios, lirismo, ceticismo, otimismo, utopia, pessimismo, desilusão.. eram as pedras do caminho. Conflitos de uma geração, temerosa - e não de toda equivocada - sobre o futuro, a próxima página da história, já que o presente... tão desencorajador. Já que o tempo e a vida correm, seja lá para que direção, a aposta fica nos filhos e que o futuro seja bom pra eles. Essa é a esperança do homem, mesmo que no seu momento, não passe apenas de "mão de obra" a serviço dessa mesma história da qual não sente fazer parte. Muito bom filme.
Eis mais um motivo porque adoro o cinema argentino. Roteiro bem elaborado, atores ótimos - Ricardo Darím, o único ator argentino rsrs, sempre excelente, enfim. Um Conto Chino é uma comédia com boa dose de crítica social. Diverte, emociona e quando terminou eu ainda queria ver mais um pouquinho. Gostei muito.
E pensar que a ideia original para este roteiro se baseou num fato real (o melhor dizendo surreal):
Crer ou não crer. Esse foi o dilema apresentado aos tripulantes de uma lancha patrulheira russa ao resgatar os naúfragos de um pesqueiro japonês: - "Uma vaca caiu do céu e afundou nosso barco", tentaram explicar os pescadores em desgraça ao serem resgatados. Ante a dúvida, os russos decidiram prendê-los.
Leia mais em: Vaca voadora afunda barco japonês - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=2742#ixzz2d0sqDUkW
No início me fez lembrar A Festa da Menina Morta, depois Psicose numa versão super colorida. Muito interessante esta viagem aos recônditos mais obscuros da alma humana.
Cabe aqui novamente, como já utilizei em outro post, no filme Samsara, a poesia da Marta Medeiros:
A OUTRA MARGEM DO RIO
Dos habituais comportamentos contemporâneos Optar é deles o mais desumano Escolher entre tantos a quem vou amar Se telefono agora ou depois, ou não ligo Se insisto ou desisto, ou nem isso Peço demissão, fico grávida Troco de país, mudo de vida E que verso agora vou inventar pra continuar sendo lida? Que saudade me fará o calor, caso venha a preferir o frio? E estando a escolha feita Nada me convence ou tranquiliza Estou sempre de olho Na outra margem do rio
Mr. Nobody da real significado a pequenina, forte e pertencente a várias categorias gramaticais palavra SE. Muito difícil de ser digerido a primeira vista, já que há um emaranhado de possibilidades dentro de uma só vida, que poderia ter vários desfechos conforme decisão tomada, lá pela tantas, entra pela direita sem alerta e some-se no fim da via, deixando-nos perdidos na poeira da estrada. Senhor Ninguém é um daqueles filmes com missão das mil e uma possibilidades interpretativas, flecha certeira, onde ninguém consegue ficar indiferente, afinal Nemo somos todos nós. Em mim, uma impressão que já tinha: A vida não é boa nem ruim, não se trata de sorte ou azar, ganhar ou perder. A vida apenas é. Um círculo eterno de começar e recomeçar sempre. Mesmo que Nemo em latim queira dizer ninguém, e que da vida nada se leve por que ela é fugaz e passageira, o universo ainda conspira a nosso favor. Este é um daqueles filmes para se ver mais de uma vez e tirar dele o que há de bom, e bondade, não lhe falta.
Um filme brutalmente sensível. Mickey Rourke, aquele cara sex, ressurge das entranhas dos anos 80 todo trabalhado nos anabolizantes, mas em grande estilo. Marmanjão que chora;adoro. Impecável os dois, sim, por que Marisa Tomei também está excelente. Cena marcante p mim:
Filme bem interessante. Em tempos de críticas ferozes para a mídia que insiste em nos tratar como massa de manobra, vem bem a calhar. Execução simples mas eficiente recado. Existem muitos zumbis entre nós e John Carpenter já mostrava isso lá nas bandas dos anos 80. Quem ainda não viu, ainda é tempo. É mesmo uma luta de MMA fazer as pessoas enxergarem alguma coisa.
Pensei em zerar o QI um pouco, rir para relaxar quem sabe.. ledo engano. Um filme infame, bem longe de qualquer comédia rasgada ou inteira que só fez me aborrecer. Será que vimos o mesmo filme? Deus me livre e guarde da tal trilogia, este foi suficiente para mim.
[/spoiler]Essas tramas diabólicas em que a presa corresponde cem por cento à orquestrada trama de seus algozes, não me convencem plenamente. Acho lá pelas tantas, uma forçação de barra, onde tudo se encaixa perfeitamente, como se as pessoas fossem tão previsíveis e como fantoches correspondessem a tudo de tal forma que nada dá errado.[spoiler]
La Migliore Offerta é um bom filme porque Geoffrey Rush é o máximo, porque Geoffrey Rush é um ator impagável, porque empresta a alma a todo o filme que faz, porque ele ofusca a todos com sua presença, porque....
[/spoiler]Aquele final, apesar de para mim ter sido previsível, é muito tocante. Ver aquele homem, taciturno e introspectivo, aquele vazio... mesmo sendo ele, o homem da bolha de plástico, não merecia tamanha desilusão.[spoiler]
Tenho um gosto por estranhezas. Este filme é um convite à subjetividade, como num sonho. Exatamente um sonho, que passa de um portal para outro onde não se conhece ninguém e ao mesmo tempo tudo é tão familiar. Ambientes claros e amplos, pessoas pálidas e apáticas...sonhos inacabados, interrompidos. Du. Levand um filme para mais de uma vez.
Entre outra coisas, o que a mãe natureza faz mesmo é nos alimentar pra nos devorar depois. Pra quem gosta de contos de fadas é um belo safanão. Todo folclore tem algo de verdade. Adorei.
Um filme divertido e adorável. Leonardo de Caprio em um de seus melhores momentos e o apatetado Tom Hanks me fez rir muito a cada rasteira que levou. Diversão garantida.
Muito original, interessante e bem sacado. Para um bom escritor meias palavras bastam. Para um aspirante.. um bom mestre, muita imaginação e tcharam: alguma cor em vidas preto e branco. Não foi um Best-Seller, mas um bom começo. Quantas obras por aí não nasceram assim, espiando a vida de alguém? Gostei.
O texto interpretativo sobre o filme é de Luiz Carlos Cappellano. Achei bem interessante essa alusão a Caravaggio que foi em sua vida uma pessoa muito enigmática, fascinante e perigosa. Grande pintor que acabou morto aos 38 anos de idade. Triste lembrar também a morte precoce de Natasha Richardson (Mary) aos 46 anos em 2009.
Este foi o clímax da ambiguidade erótica que Robert e Caroline mantinham em relação ao belo Colin; o assassínio brutal deste, de forma virtualmente idêntica a que “Michele” Caravaggio utilizara para assassinar Ranuccio; um corte preciso na jugular.
Tal como Ranuccio - que também mantinha relação afetiva ambígua com Caravaggio e Lena - Colin tomba ao chão, leva a mão ao pescoço e morre. O local dos excessivamente belos não é nesse mundo!
Robert não poderia consumar a sua paixão por Colin, pois tem que manter a imagem de “machão’ herdada do pai, conhecido pelo espectador através da anedota repetida monótonamente ao longo do filme. Ao mesmo tempo, não pode deixar que ele viva sem possuí-lo; a solução é evidente.
Uma vez que Colin foi morto, Robert se transforma em “Roberto” e Caroline em “Carolina”. São dadas claras indicações de que eles fazem amor: haviam consumado os seus anseios necrófilos em relação ao seu objeto de desejo, eros e tanatos estão enfim reconciliados.
Santiago
4.1 134Santiago.. um sacerdote de vida silenciosa. Santiago é vestígio dos dias.
Me incomodou bastante a forma, quase sempre, nada sutil, que João o dirigiu e o inquiriu. Apressado, as vezes João usou certo tom hierárquico que me soou arrogante. Mesmo assim, por culpa de Santiago, o filme resultou sensível e delicado.
O Baile dos Bombeiros
3.8 45 Assista AgoraEis porque o senhor Forman chegou onde chegou. Seus filmes são todos ótimos.
Mesmo este tendo sido rodado em tempo bem difíceis lá pras bandas do leste europeu, censuras, ditaduras, burocracias.. ele faz sua crítica velada sob o véu do bom humor. O filme é todo ingenuidade, mas com forte apelo crítico. Ri muito.
Contraponto
3.5 218Um pouco da atmosfera do Labirinto do Fauno. Criança criando um portal para fugir da dura realidade que a cerca.
Contraponto transita pela melancolia, o lúdico, a fantasia, suspense e horror e não tem como não se envolver com esta criança e suas gargalhadas.
E como há muita infância roubada nesse mundo, o filme é mais que oportuno. Esquisito como a vida real.
Mais que bom filme.
O Dia Em Que A Terra Parou
4.0 170 Assista AgoraDa coleção de memórias de filmes que vi na infância. Tamanho impacto me causou na época que se tornou inesquecível. Esse é o milagre do bom cinema.
Jonas Que Terá Vinte e Cinco Anos no Ano 2000
4.0 4Jonas, hoje com 38 anos de idade, talvez nem lembre mais da epopeia em que viveram seus pais entre os anos 60 e 70, onde sonhos, devaneios, lirismo, ceticismo, otimismo, utopia, pessimismo, desilusão.. eram as pedras do caminho. Conflitos de uma geração, temerosa - e não de toda equivocada - sobre o futuro, a próxima página da história, já que o presente... tão desencorajador.
Já que o tempo e a vida correm, seja lá para que direção, a aposta fica nos filhos e que o futuro seja bom pra eles. Essa é a esperança do homem, mesmo que no seu momento, não passe apenas de "mão de obra" a serviço dessa mesma história da qual não sente fazer parte. Muito bom filme.
As Sessões
3.8 629 Assista AgoraMe fez lembrar de Stephen Hawking, e O Escafandro e a Borboleta...
Um filme delicado e generoso.
Um Conto Chinês
4.0 852 Assista AgoraEis mais um motivo porque adoro o cinema argentino. Roteiro bem elaborado, atores ótimos - Ricardo Darím, o único ator argentino rsrs, sempre excelente, enfim. Um Conto Chino é uma comédia com boa dose de crítica social. Diverte, emociona e quando terminou eu ainda queria ver mais um pouquinho. Gostei muito.
E pensar que a ideia original para este roteiro se baseou num fato real (o melhor dizendo surreal):
Crer ou não crer. Esse foi o dilema apresentado aos tripulantes de uma lancha patrulheira russa ao resgatar os naúfragos de um pesqueiro japonês: - "Uma vaca caiu do céu e afundou nosso barco", tentaram explicar os pescadores em desgraça ao serem resgatados. Ante a dúvida, os russos decidiram prendê-los.
Leia mais em: Vaca voadora afunda barco japonês - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=2742#ixzz2d0sqDUkW
More
3.5 46Neste link uma boa resenha sobre More: http://www.cineplayers.com/critica.php?id=2411
Ata-me!
3.7 550Um de meus favoritos do Almodóvar.
Santa Sangre
4.2 150No início me fez lembrar A Festa da Menina Morta, depois Psicose numa versão super colorida. Muito interessante esta viagem aos recônditos mais obscuros da alma humana.
Sr. Ninguém
4.3 2,7KCabe aqui novamente, como já utilizei em outro post, no filme Samsara, a poesia da Marta Medeiros:
A OUTRA MARGEM DO RIO
Dos habituais comportamentos contemporâneos
Optar é deles o mais desumano
Escolher entre tantos a quem vou amar
Se telefono agora ou depois, ou não ligo
Se insisto ou desisto, ou nem isso
Peço demissão, fico grávida
Troco de país, mudo de vida
E que verso agora vou inventar
pra continuar sendo lida?
Que saudade me fará o calor,
caso venha a preferir o frio?
E estando a escolha feita
Nada me convence ou tranquiliza
Estou sempre de olho
Na outra margem do rio
Mr. Nobody da real significado a pequenina, forte e pertencente a várias categorias gramaticais palavra SE.
Muito difícil de ser digerido a primeira vista, já que há um emaranhado de possibilidades dentro de uma só vida, que poderia ter vários desfechos conforme decisão tomada, lá pela tantas, entra pela direita sem alerta e some-se no fim da via, deixando-nos perdidos na poeira da estrada. Senhor Ninguém é um daqueles filmes com missão das mil e uma possibilidades interpretativas, flecha certeira, onde ninguém consegue ficar indiferente, afinal Nemo somos todos nós. Em mim, uma impressão que já tinha: A vida não é boa nem ruim, não se trata de sorte ou azar, ganhar ou perder. A vida apenas é.
Um círculo eterno de começar e recomeçar sempre.
Mesmo que Nemo em latim queira dizer ninguém, e que da vida nada se leve por que ela é fugaz e passageira, o universo ainda conspira a nosso favor.
Este é um daqueles filmes para se ver mais de uma vez e tirar dele o que há de bom, e bondade, não lhe falta.
O Lutador
4.0 912Um filme brutalmente sensível.
Mickey Rourke, aquele cara sex, ressurge das entranhas dos anos 80 todo trabalhado nos anabolizantes, mas em grande estilo.
Marmanjão que chora;adoro. Impecável os dois, sim, por que Marisa Tomei também está excelente.
Cena marcante p mim:
ele jogando Nitendo com o garotinho
Enfim, O Lutador é mesmo um filme brilhante.
[spoiler][/spoiler]
Na Mira do Chefe
3.7 360Muito bom. Até Ralph Fiennes que acho meio aguado, me surpreendeu. Humor inteligente, atores ótimos, bela fotografia... gostei.
Eles Vivem
3.7 730 Assista AgoraFilme bem interessante. Em tempos de críticas ferozes para a mídia que insiste em nos tratar como massa de manobra, vem bem a calhar.
Execução simples mas eficiente recado. Existem muitos zumbis entre nós e John Carpenter já mostrava isso lá nas bandas dos anos 80. Quem ainda não viu, ainda é tempo.
É mesmo uma luta de MMA fazer as pessoas enxergarem alguma coisa.
[/spoiler]A luta dos dois amigos e o empurrão que a moçoila deu no rapaz que despencou da varanda são para mim dois pontos altos do filme.[spoiler]
Se Beber, Não Case!
3.7 2,6K Assista AgoraPensei em zerar o QI um pouco, rir para relaxar quem sabe.. ledo engano. Um filme infame, bem longe de qualquer comédia rasgada ou inteira que só fez me aborrecer. Será que vimos o mesmo filme? Deus me livre e guarde da tal trilogia, este foi suficiente para mim.
O Melhor Lance
4.1 366 Assista AgoraNão posso dizer que tenha me apaixonado pelo roteiro do filme.
[/spoiler]Essas tramas diabólicas em que a presa corresponde cem por cento à orquestrada trama de seus algozes, não me convencem plenamente. Acho lá pelas tantas, uma forçação de barra, onde tudo se encaixa perfeitamente, como se as pessoas fossem tão previsíveis e como fantoches correspondessem a tudo de tal forma que nada dá errado.[spoiler]
La Migliore Offerta é um bom filme porque Geoffrey Rush é o máximo, porque Geoffrey Rush é um ator impagável, porque empresta a alma a todo o filme que faz, porque ele ofusca a todos com sua presença, porque....
[/spoiler]Aquele final, apesar de para mim ter sido previsível, é muito tocante. Ver aquele homem, taciturno e introspectivo, aquele vazio... mesmo sendo ele, o homem da bolha de plástico, não merecia tamanha desilusão.[spoiler]
[spoiler][/spoiler]
Vocês, Os Vivos
3.9 74 Assista AgoraTenho um gosto por estranhezas. Este filme é um convite à subjetividade, como num sonho. Exatamente um sonho, que passa de um portal para outro onde não se conhece ninguém e ao mesmo tempo tudo é tão familiar. Ambientes claros e amplos, pessoas pálidas e apáticas...sonhos inacabados, interrompidos. Du. Levand um filme para mais de uma vez.
Moonrise Kingdom
4.2 2,1K Assista AgoraCrianças infelizes com a sua condição podem ser muito corajosas. Já os adultos...
Bom filme. Gostei.
Otesánek
3.9 101Entre outra coisas, o que a mãe natureza faz mesmo é nos alimentar pra nos devorar depois. Pra quem gosta de contos de fadas é um belo safanão. Todo folclore tem algo de verdade. Adorei.
Era Uma Vez na Anatólia
3.8 60Muito sutil. As dores que tornam os homens quase todos iguais. Muito bom.
Prenda-me Se For Capaz
4.2 1,6K Assista AgoraUm filme divertido e adorável. Leonardo de Caprio em um de seus melhores momentos e o apatetado Tom Hanks me fez rir muito a cada rasteira que levou. Diversão garantida.
Dentro da Casa
4.1 553 Assista AgoraMuito original, interessante e bem sacado. Para um bom escritor meias palavras bastam. Para um aspirante.. um bom mestre, muita imaginação e tcharam: alguma cor em vidas preto e branco. Não foi um Best-Seller, mas um bom começo.
Quantas obras por aí não nasceram assim, espiando a vida de alguém?
Gostei.
Uma Estranha Passagem em Veneza
3.2 14O texto interpretativo sobre o filme é de Luiz Carlos Cappellano. Achei bem interessante essa alusão a Caravaggio que foi em sua vida uma pessoa muito enigmática, fascinante e perigosa. Grande pintor que acabou morto aos 38 anos de idade.
Triste lembrar também a morte precoce de Natasha Richardson (Mary) aos 46 anos em 2009.
Uma Estranha Passagem em Veneza
3.2 14Este foi o clímax da ambiguidade erótica que Robert e Caroline mantinham em relação ao belo Colin; o assassínio brutal deste, de forma virtualmente idêntica a que “Michele” Caravaggio utilizara para assassinar Ranuccio; um corte preciso na jugular.
Tal como Ranuccio - que também mantinha relação afetiva ambígua com Caravaggio e Lena - Colin tomba ao chão, leva a mão ao pescoço e morre. O local dos excessivamente belos não é nesse mundo!
Robert não poderia consumar a sua paixão por Colin, pois tem que manter a imagem de “machão’ herdada do pai, conhecido pelo espectador através da anedota repetida monótonamente ao longo do filme. Ao mesmo tempo, não pode deixar que ele viva sem possuí-lo; a solução é evidente.
Uma vez que Colin foi morto, Robert se transforma em “Roberto” e Caroline em “Carolina”. São dadas claras indicações de que eles fazem amor: haviam consumado os seus anseios necrófilos em relação ao seu objeto de desejo, eros e tanatos estão enfim reconciliados.
Filme intenso e intrigante.