Laura (Florencia Colucci) foi contratada junto com seu pai para dar uma limpada em uma casa abandonada, cujo proprietário gostaria de vender. Isolada de tudo e sem luz, os dois começam a se preparar para o trabalho, mas são subitamente interrompidos por um estranho ruído que vem do andar de cima. O dono havia avisado para que evitassem as escadas devido ao estado de conservação, porém o pânico toma conta de Laura, que sem saber se o que está acontecendo é fruto de sua imaginação ou realidade, resolve encarar seus medos.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
- o trunfo do filme é que faz parecer que foi tudo filmado em um só take, como se fosse todo um grande plano sequência
- mas pra fazer isso, infelizmente tiveram que sacrificar um roteiro melhor trabalhado
- rende alguns bons sustos pelo menos
Infelizmente aqui -nesse caso a produção hollywoodiana que foi lançada no ano seguinte dessa, dá de 13 a 0 viu …. Nesse o que realmente salva é a cena pós crédito que achei melhor que o filme inteiro!
Possui seus atributos dentro do nicho de terror independente latino-americano. "La Casa Muda" é filmado praticamente todo em plano-sequência, possui alguns momentos pontuais inspirados e um clima inquietante que funciona relativamente. Mas iria mentir se não dissesse que seus 86 minutos soam longos demais para uma história genérica que poderia caber em um curta. A atriz Florencia Colucci se esforça para conseguir segurar a trama - ou a falta de uma - e os 'jump scares' são vergonhosos em sua previsibilidade óbvia. Faz referências visuais a outros filmes de terror de 'casas velhas e empoeiradas no meio do nada' - lembrei em mais de um momento de "O Massacre da Serra Elétrica", de 1974 - mas sem chamar atenção para elas enquanto referências. No geral, razoável apenas.
A ideia de ser filmado em um take só ajuda a "passar pano" para alguns problemas, afinal, não podemos negar os esforços que são empreendidos e as técnicas que foram muito bem usadas para gravar tudo num take só (ou disfarçar possíveis cortes que ocorrem ao longo da projeção), embora, claro, em um ou outro momento a câmera balance tanto que se assemelha a um "found footage". Mas, de toda forma, isso tudo acaba por ajudar a criar um clima muito bom, além dos cenários e atuações, acompanhar tudo de um ponto só e em sequência colabora para criar um clima tenso e claustrofóbico, contribuindo muito para gerar a sensação de terror semelhante à que deve ter sido experimentada pela protagonista. Vi como o filme uruguaio da minha lista de um filme para cada país da Copa.
Filme 12 de 32.
Nota: 9.0.
As cenas de sustos foram o ponto alto