Compartilhe "A Cidade dos Ventos" com seus amigos:
Link copiado para a área de transferência!
Outros títulos
The Vanished Empire - Reino Unido
Sinopse
Na década de 1970, jovem universitário "dissidente" disputa com o amigo comunista o amor da doce Lyuda, enquanto o entusiasmo socialista na URSS vai sofrendo uma gradual, porém contínua, erosão.
No mês de aniversário do cineasta russo Karen Shakhnazarov, que completou 67 anos no último dia 08, venho publicando uma série de resenhas sobre seus filmes lançados em DVD pela CPC-Umes Filmes, a única especializado no Brasil em cinema soviético e russo. Já saíram textos sobre “Noite de inverno em Gagra” (1985), “Sonhos” (1993) e “A filha americana” (1995), obras fundamentais para compreender o cinema russo da atualidade. “Cidade dos Ventos” é a resenha desta semana, um dos filmes mais pessoais do diretor, produzido pela Mosfilm em 2008 e que chegou ao mercado brasileiro em DVD no ano passado. Shakhnazarov não escreveu desta vez o roteiro, porém volta a discutir a crise na Rússia pós-Socialismo, de forma dramática, com um pano de fundo de romance. A história se passa em Moscou da década de 70 e envolve um triângulo amoroso entre dois garotos e uma jovem estudante. Um deles é entusiasta do regime socialista, o outro é dissidente, e juntos falam sobre vitórias, desapontamentos amorosos e não poderia faltar a política. O ambiente é de uma certa tensão, a URSS da época andava na corda bamba e o Comunismo dava sinais de fraqueza (ambos acabariam 15 anos mais tarde, no início da década de 90). Diante das mudanças que já afetavam a sociedade, de uma Rússia resistente na abertura política e econômica, os três amigos pensam no futuro, em mudar de país, em encarar novos trabalhos. É um filme lento, puramente construído com diálogos, pouco trilha sonora, com ritmo reduzido, próprios da natureza do cinema de arte. E trata muito de política. Eu indico o cinema de Shakhnazarov aos cinéfilos que já conhecem a linguagem do cinema cult, é uma opção num mercado tão pequeno. Está somente disponível em DVD – e aproveitem para conhecer o rico catálogo de fitas soviéticas e russas da CPC-Umes, disponível pelo site da distribuidora - são mais de 40 títulos, de diversas épocas e gêneros! POR FELIPE BRIDA - Blog Cinema na Web
Conheci através da TV Brasil, que na maioria das vezes acaba surpreendendo nas suas sessões de filmes. Um bom exemplo do cinema russo, numa história dramática com toques românticos que consegue ser interessante.
No mês de aniversário do cineasta russo Karen Shakhnazarov, que completou 67 anos no último dia 08, venho publicando uma série de resenhas sobre seus filmes lançados em DVD pela CPC-Umes Filmes, a única especializado no Brasil em cinema soviético e russo. Já saíram textos sobre “Noite de inverno em Gagra” (1985), “Sonhos” (1993) e “A filha americana” (1995), obras fundamentais para compreender o cinema russo da atualidade. “Cidade dos Ventos” é a resenha desta semana, um dos filmes mais pessoais do diretor, produzido pela Mosfilm em 2008 e que chegou ao mercado brasileiro em DVD no ano passado. Shakhnazarov não escreveu desta vez o roteiro, porém volta a discutir a crise na Rússia pós-Socialismo, de forma dramática, com um pano de fundo de romance. A história se passa em Moscou da década de 70 e envolve um triângulo amoroso entre dois garotos e uma jovem estudante. Um deles é entusiasta do regime socialista, o outro é dissidente, e juntos falam sobre vitórias, desapontamentos amorosos e não poderia faltar a política. O ambiente é de uma certa tensão, a URSS da época andava na corda bamba e o Comunismo dava sinais de fraqueza (ambos acabariam 15 anos mais tarde, no início da década de 90). Diante das mudanças que já afetavam a sociedade, de uma Rússia resistente na abertura política e econômica, os três amigos pensam no futuro, em mudar de país, em encarar novos trabalhos.
É um filme lento, puramente construído com diálogos, pouco trilha sonora, com ritmo reduzido, próprios da natureza do cinema de arte. E trata muito de política. Eu indico o cinema de Shakhnazarov aos cinéfilos que já conhecem a linguagem do cinema cult, é uma opção num mercado tão pequeno. Está somente disponível em DVD – e aproveitem para conhecer o rico catálogo de fitas soviéticas e russas da CPC-Umes, disponível pelo site da distribuidora - são mais de 40 títulos, de diversas épocas e gêneros!
POR FELIPE BRIDA - Blog Cinema na Web
Conheci através da TV Brasil, que na maioria das vezes acaba surpreendendo nas suas sessões de filmes. Um bom exemplo do cinema russo, numa história dramática com toques românticos que consegue ser interessante.
Nossa, fotografia bizarra de tão linda