A Religiosa

2013

La Religieuse

Suzanne Simonin descreve a sua vida de sofrimento através de cartas. Ela é mandada para um convento contra a sua vontade. Seus pais não podem pagar o dote necessário para um casamento de ní­vel, e decidem que ela deve se tornar freira. Apesar de uma boa e compreensiva Madre Superiora, que a ajuda a aprender a rotina diária do convento, o desejo de liberdade de Suzanne permanece inabalável. Quando a Madre Superiora morre, Suzanne se vê confrontada por represálias, humilhação e assédio nas mãos da nova abadessa e de outras irmãs. Por muitos anos, Suzanne é submetida à intolerância e ao fanatismo religioso. Baseado no romance de Denis Diderot, que já foi adaptado inúmeras vezes para o cinema – inclusive na célebre versão de Jacques Rivette, com Anna Karina e Liselotte Pulver, que chegou a ser censurada. Guillaume Nicloux, porém, concentra-se no destino de uma mulher jovem, pressionada por um sistema cruel que esmaga o indiví­duo.

6 de Setembro de 2013

Elenco de A Religiosa