Compartilhe "Anatomia de Um Assassino" com seus amigos:
Link copiado para a área de transferência!
Sinopse
Após a um acidente, homem recebe novo braço em transplante. O sucesso da operação, porém, esconde um estranho fato: o novo membro tem uma vontade assassina própria, e só a descoberta de quem foi o doador pode desvendar seu mistério.
Body Parts 1991, no Brasil Anatomia de Um Assassino, é um filme bem diferente de qualquer outro que eu tenha visto. Pode ser que exista algo igual ou até parecido antes, mas eu achei inovador e com uma ideia boa, verossímil dentro do possível. A proposta parte de um conceito simples e perturbador: até que ponto um transplante pode alterar não só o corpo, mas também a mente e o comportamento de alguém? Dentro dessa premissa, o filme mistura suspense psicológico com terror corporal e constrói uma narrativa que prende pela curiosidade.
Tem um elenco competente, nada de grandes astros super famosos, porém muito conhecidos e respeitados, interpretando bons personagens como Bill Chrushank (Jeff Fahey) como ator principal, Remo Lacey (Brad Dourif) e Det. Sawchucke (Zakes Mokae) como coadjuvantes. Todos entregam atuações sólidas e ajudam a sustentar o tom sério da trama, mesmo quando a história começa a caminhar para situações mais extremas.
A história acompanha Bill Chrushank (Jeff Fahey), que sofre um acidente brutal e perde o braço. Surge então a possibilidade de um transplante experimental que promete devolver a ele a funcionalidade e a chance de retomar a vida normal. Após a cirurgia, começam os comportamentos estranhos, impulsos violentos e a sensação constante de que há algo errado com aquele novo membro. O que parecia uma segunda chance vira desconfiança e medo.
A partir daí, o filme se desenvolve com Bill investigando a origem do braço recebido. Ele descobre que o doador era Charles, um homem extremamente violento. Conforme a trama avança, a ideia de que partes do corpo carregam traços da personalidade do antigo dono passa a ser o centro do conflito.
Gostaria que Remo Lacey (Brad Dourif) e Mark Draper (Peter Murnik) tivessem sobrevivido; a cena com os três no bar reunidos foi boa, poderia ter explorado mais isso, com os três investigando juntos as motivações por trás dos transplantes.
No final, eu entendo que a motivação da Dra. Webb era provar a teoria dela de que a personalidade podia ficar registrada no corpo, e não apenas no cérebro. Por isso, ela implantou as partes de Charles em outras pessoas: era um experimento para ver se os impulsos violentos dele continuariam vivos nos transplantados. Para mim, isso deixa claro que não era só ciência, era obsessão.
Charles estava “vivo” porque a cabeça dele foi preservada e implantada em outro corpo, que não era o original. A intenção dela era testar a permanência da personalidade espalhando os membros e depois reunir tudo novamente para reconstruí-lo por completo. Vejo que o interesse dela era tanto científico quanto pessoal, já que a ligação com Charles ultrapassava o profissional e explica até onde ela foi para mantê-lo existindo. Só achei que isso deveria ter ficado mais explícito, o filme não demonstra isso claramente e tampouco tem algum diálogo para externar suas motivações.
O clímax assume um tom mais direto e físico, abraçando o terror corporal e entregando um confronto intenso que encerra o arco principal. Mesmo com algumas oportunidades de aprofundamento que ficaram pelo caminho, continua sendo um filme marcante pela ideia forte e pela coragem de levar sua premissa até as últimas consequências dentro do próprio universo.
Revisto em 10/2025, só tinha visto 2 vezes, uma vhs e depois na antiga rede om hoje rede cnt, continua muito interessante, Jeff Fahey interpreta um chefe de família que perde o braço depois de um acidente de carro, aqui suas expressões faciais ao longo do filme passando de pai exemplar para suspeito de assasinatos rende bons momentos, é um filme curto, ágil, sem muita enrolação que prende a atenção, possui boa maquiagem mesmo para os tempos atuais e têm uma ótima meia hora final, vale a pena a revisitada.
Acabei de ver. Bacaninha, apesar da premissa absurda. Bons efeitos práticos, curtinho
O filme tava indo tão bem das pernas.
Pena que no terceiro ato traz um plot totalmente desconexo do restante, deixando ele meio sem pé nem cabeça.
Body Parts 1991, no Brasil Anatomia de Um Assassino, é um filme bem diferente de qualquer outro que eu tenha visto. Pode ser que exista algo igual ou até parecido antes, mas eu achei inovador e com uma ideia boa, verossímil dentro do possível. A proposta parte de um conceito simples e perturbador: até que ponto um transplante pode alterar não só o corpo, mas também a mente e o comportamento de alguém? Dentro dessa premissa, o filme mistura suspense psicológico com terror corporal e constrói uma narrativa que prende pela curiosidade.
Tem um elenco competente, nada de grandes astros super famosos, porém muito conhecidos e respeitados, interpretando bons personagens como Bill Chrushank (Jeff Fahey) como ator principal, Remo Lacey (Brad Dourif) e Det. Sawchucke (Zakes Mokae) como coadjuvantes. Todos entregam atuações sólidas e ajudam a sustentar o tom sério da trama, mesmo quando a história começa a caminhar para situações mais extremas.
A história acompanha Bill Chrushank (Jeff Fahey), que sofre um acidente brutal e perde o braço. Surge então a possibilidade de um transplante experimental que promete devolver a ele a funcionalidade e a chance de retomar a vida normal. Após a cirurgia, começam os comportamentos estranhos, impulsos violentos e a sensação constante de que há algo errado com aquele novo membro. O que parecia uma segunda chance vira desconfiança e medo.
A partir daí, o filme se desenvolve com Bill investigando a origem do braço recebido. Ele descobre que o doador era Charles, um homem extremamente violento. Conforme a trama avança, a ideia de que partes do corpo carregam traços da personalidade do antigo dono passa a ser o centro do conflito.
Gostaria que Remo Lacey (Brad Dourif) e Mark Draper (Peter Murnik) tivessem sobrevivido; a cena com os três no bar reunidos foi boa, poderia ter explorado mais isso, com os três investigando juntos as motivações por trás dos transplantes.
No final, eu entendo que a motivação da Dra. Webb era provar a teoria dela de que a personalidade podia ficar registrada no corpo, e não apenas no cérebro. Por isso, ela implantou as partes de Charles em outras pessoas: era um experimento para ver se os impulsos violentos dele continuariam vivos nos transplantados. Para mim, isso deixa claro que não era só ciência, era obsessão.
Charles estava “vivo” porque a cabeça dele foi preservada e implantada em outro corpo, que não era o original. A intenção dela era testar a permanência da personalidade espalhando os membros e depois reunir tudo novamente para reconstruí-lo por completo. Vejo que o interesse dela era tanto científico quanto pessoal, já que a ligação com Charles ultrapassava o profissional e explica até onde ela foi para mantê-lo existindo. Só achei que isso deveria ter ficado mais explícito, o filme não demonstra isso claramente e tampouco tem algum diálogo para externar suas motivações.
O clímax assume um tom mais direto e físico, abraçando o terror corporal e entregando um confronto intenso que encerra o arco principal. Mesmo com algumas oportunidades de aprofundamento que ficaram pelo caminho, continua sendo um filme marcante pela ideia forte e pela coragem de levar sua premissa até as últimas consequências dentro do próprio universo.
Assistido em 15/02/2026
Gosto desse filme. Lembro que assistia na TV Terror da RedeTV.
Revisto em 10/2025, só tinha visto 2 vezes, uma vhs e depois na antiga rede om hoje rede cnt, continua muito interessante, Jeff Fahey interpreta um chefe de família que perde o braço depois de um acidente de carro, aqui suas expressões faciais ao longo do filme passando de pai exemplar para suspeito de assasinatos rende bons momentos, é um filme curto, ágil, sem muita enrolação que prende a atenção, possui boa maquiagem mesmo para os tempos atuais e têm uma ótima meia hora final, vale a pena a revisitada.