Aracy, o Anjo de Hamburgo

2019

Aracy, o Anjo de Hamburgo

Na década de 1930, Aracy era funcionária do consulado brasileiro em Hamburgo, Alemanha, onde chefiava a seção de passaportes. Correndo riscos e por iniciativa própria, ela salvou a vida de dezenas de judeus, que graças à sua intervenção conseguiram emigrar para o Brasil, fugindo da perseguição nazista. Relatos revelam que Aracy fez isso contrariando circulares secretas do Itamaraty, no Governo Getúlio Vargas. Os consulados na Alemanha eram instruídos a não conceder vistos de entrada para judeus. Ela chegou a usar clandestinamente veículo do serviço consular para transportar judeus, e os escondia em sua casa. No trajeto, acompanhava os refugiados até o navio e, fazendo uso de sua imunidade diplomática, levava suas joias e dinheiro na própria bolsa, para evitar que fossem confiscados pela polícia nazista.
Minissérie baseada na vida da sra. Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa (1908-2011), que foi a segunda mulher do escritor Guimarães Rosa. Com o título provisório de "Aracy, o Anjo de Hamburgo", será escrita por Mário Teixeira, o mesmo autor de "Liberdade, Liberdade" e terá 10 capítulos.

2019

Elenco de Aracy, o Anjo de Hamburgo