3. > Bela Donna

Bela Donna

1998

Título Bela Donna (Original)
Ano produção 1998
1998 ( Mundial )

No final da década de 30, Frank chega ao vilarejo de Morro Branco, no exuberante litoral cearense, com sua jovem esposa, Donna, para trabalhar em um empreendimento petrolífero. Apesar das diferenças culturais, Donna integra-se rapidamente à paisagem e aos hábitos da região. Para Frank, no entanto, a vida no novo país é uma decepção.
Em suas andanças pela praia, Donna conhece Nô, um pescador jovem e atraente. Nô é filho de Mãe Ana, espécie de líder religiosa da comunidade, uma "força da terra", tão temida quanto respeitada.
Donna e Nô se apaixonam. Para Nô, Donna é o sonho tornado realidade e, apesar de muitas aventuras amorosas, é tomado por um sentimento até então desconhecido. Para Donna, Nô é a possibilidade de um amor mais livre e arrebatador, como a natureza que a cerca. Mãe Ana não aprova o envolvimento do filho com a estrangeira e prevê que desta ligação só poderá vir "coisa ruim".
Em uma comunidade tão pequena, o romance dos dois em pouco tempo gera comentários. O pescador Tonho aproxima-se de Frank, faz revelações a respeito de Donna e Nô, e propõe a solução do "caso" através de um matador de aluguel.
Os acontecimentos levam a um desfecho surpreendente, que deixará marcada para sempre a vida em Morro Branco.