Dirigido por
Data de lançamento
9 Julho 2021Duração
No final do século XVII, com a peste devastando todas as terras, Benedetta Carlini (Virginie Efira) ingressou no convento em Pescia, Toscana, como noviça. Capaz de fazer milagres desde tenra idade, o impacto de Benedetta na vida da comunidade é imediato e significativo. Porém ela, sofrendo de visões religiosas e eróticas perturbadoras, precisa ser assistida por uma companheira e a relação entre as duas mulheres acaba culminando em um romance.
Inspirado em uma história real.
Percebi, pelos comentários abaixo, que as notas refletem dois extremos: gente que odiou porque é "blasfêmia" (provavelmente esse pessoal não conhece metade do que o clero fez ao longo dos séculos, que inocentes!) e gente que amou porque é "blasfêmia" (KKKKKK sim!). Eu tentei deixar isso de lado porque, sinceramente, não estou nem aí para o que a religião e os religiosos (e os ateus) têm a dizer sobre o filme ou sobre a temática aqui retratada... Pouco me importa.
Então assim, é obviamente um filme muito provocador, mas que tem conteúdo, um contexto e um tema histórico... Tem um porquê (pode ser debatido, talvez, a quem é mais puritano, a necessidade de algumas cenas mais explícitas... O que, PARA MIM, não incomodou em nada, mas entendo quem se incomodou), não é algo gratuito.
O filme é livremente inspirado no caso real, que é consideravelmente diferente do que foi apresentado aqui. Mas achei uma ótima adaptação, tem muitos outros filmes que também são livremente inspirados e são ótimos, então não vejo porque cobrar isso desse filme. Enquanto registro histórico é uma nota 4, no máximo. Mas enquanto filme é um 8. Ainda que eu ache que algumas coisas poderiam ser melhor trabalhadas, inclusive na relação entre as duas.
E por fim, baita trabalho das atrizes. Elenco de peso, inclusive.
lesbianidade, psicose religiosa (ou não), violência, 'blasfêmias'...enfim, amei!
Vale a pena pela blasfêmia
Estou totalmente impactada de forma positiva! Uau! Não tinha ciência que o mesmo diretor de Robocop eram da Show Girls e Instinto Selvagem e nem que estava atuando e brilhantemente. Enquanto temos, perdão pela expressão "velhos" no comando aos seus 80 e poucos anos fazendo merda literalmente em suas calças e no mundo, aqui temos um que está nos brindando com uma obra que permanecerá na história, ousada, satírica, safica, safada, estupenda, uau! Amaria que ele ainda pudesse trazer uma duas dessas pra posteridade. Atuações brilhantes, uma direção de fotografia de deixar qualquer espectador que ama filmes épicos maravilhado. 10 de 10!
Vinho, blasfêmia, e muito sexo.
Amei Jesus fazendo xotinha na cruz.