Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Betty Compson

Betty Compson

Nomes Alternativos: Eleanor Luicime Compson

11Número de Fãs

Nascimento: 19 de Março de 1897 (77 years)

Falecimento: 18 de Abril de 1974

Beaver, Utah - Estados Unidos da América

Betty Compson (19 de março de 1897 - 18 de abril de 1974) foi uma atriz de cinema estadunidense que iniciou sua carreira na era do cinema mudo e fez uma boa transição para o cinema falado. Foi também produtora cinematográfica, criando sua própria companhia, a Betty Compson Productions. Atuou em 208 filmes entre 1915 e 1948.

Nascida Eleanor Luicime Compson em Beaver, Utah. Seu pai morreu quando ainda era jovem, o que a obrigou a deixar a escola e ganhar a vida para ela e sua mãe. Ela obteve um emprego como violinista num teatro em Salt Lake City, Utah.

Fez seu primeiro filme em novembro de 1915, e em 1916 atuou em 41 filmes, quase todos curta-metragem para o diretor e produtor Al Christie, com exceção do filme Almost a Widow. Continuou nesse ritmo, fazendo curtas-metragens até 1918. em 1919, atuou em The Miracle Man (1919), de George Loane Tucker. Sua ascensão como uma estrela no cinema começou com sua interpretação da personagem Rose nessa produção.

Em 1920, ela começou a dirigir sua própria empresa cinematográfica, a Betty Compson Productions. Ela trabalhou no estúdio de Brunton, em Hollywood, e adquiriu três histórias para filmes. Seu primeiro filme como produtora foi Prisoners of Love (1921). Atuou como Blanche Davis, uma menina que nasceu para a riqueza e que foi amaldiçoado por sua herança de beleza física. Compson selecionou Art Rosson para dirigir o filme. A história foi escolhida de uma obra por Catherine Henry.

Compson trabalhou para a Christie Company, depois para a Famous Players-Lasky. Após completar The Woman With Four Faces (1923) ela assinou com uma companhia de cinema de Londres, e estrelou em uma série de quatro filmes dirigidos pelo diretor inglês Graham Cutts. Um desses filmes foi uma versão de uma peça inglesa denominada Woman to Woman (1923), que foi co-escrita por Cutts e Alfred Hitchcock; outro foi The White Shadow também dirigido por Cutts e escrito por Hitchcock. Esse último era considerado perdido até que uma cópia foi encontrada na Nova Zelândia, sendo localizados apenas os três primeiros dos seis carretéis, sem o final do filme.

Em 1928, ela atuou em Court Martial, como Belle Starr e em The Barker, um filme mudo com algumas cenas faladas. Compson foi indicada para o Oscar de melhor atriz por seu papel em The Barker. Principalmente devido a esse sucesso, ela se tornou uma das atrizes mais requisitadas do início do cinema sonoro. Ao contrário de muitas outras estrelas femininas do cinema mudo, considerou-se que a voz dela gravava excepcionalmente bem, e embora não fosse uma cantora, apareceu em vários musicais iniciais, e sua voz foi dublada.

Um de seus filmes mais lembrados, The Docks of New York (1928), foi importante por seu visual noir. Em 1930, ela atuou na versão de The Spoilers, num papel similar ao de Marlene Dietrich no remake de 1942, enquanto Gary Cooper atuou no papel que mais tarde seria de John Wayne. Um grande filme em que ela não apareceu foi Gone With the Wind; embora tivese feito um teste de Technicolor para o papel de Belle Watling, ela não foi escalada para o papel.

A maioria de seus filmes posteriores foi de baixo orçamento, embora sua atuação sempre tenha sido competente. Seu último filme foi Here Comes Trouble (1948), e após esse filme se retirou do cinema e passou a ajudar seu marido em um negócio denominado "Ashtrays Unlimited".

A Betty Compson Productions foi uma companhia cinematográfica funda da por Betty Compson, e foi responsável pela produção de apenas 3 filmes, após os quais a atriz desistiu e voltou para a Paramount Pictures.

Compson casou três vezes, mas não teve filhos. De 1924 a 1930 foi casada com o cineasta James Cruze. Depois casou com o produtor Irving Weinberg, e seu terceiro marido foi Silvius Jack Gall, que morreu em 1962.

Betty Compson morreu em 1974, de infarto agudo do miocárdio, em sua casa em Glendale, Califórnia, aos 77 anos. Foi sepultada no San Fernando Mission Cemetery, em San Fernando, Califórnia.

Cônjuges: Silvius Jack Gall (de 1944 a 1962), Irving Weinberg (de 1933 a 1937), James Cruze (de 1925 a 1930)