Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Catherine Zeta-Jones

Catherine Zeta-Jones

Nomes Alternativos: Catherine Jones | Catherine Zeta

2189Número de Fãs

Nascimento: 25 de Setembro de 1969 (48 years)

Swansea - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Catherine Zeta-Jones nasceu no dia 25 de setembro de 1969, em Swansea, uma cidadezinha de pescadores no País de Gales. Sua data de nascimento e a do marido, o ator Michael Douglas, é a mesma, sendo ele 25 anos mais velho. Seu nome é uma homenagem às avós: Catherine Fair, do lado materno; e Zeta Jones, do lado paterno. O pai David Jones era gerente de uma fábrica de doces e a mãe Pat, costureira. O pai de Catherine tem dois anos menos que Michael Douglas. Ela tem dois irmãos, David e Lyndon.

Catherine começou sua carreira no teatro inglês, ganhando em pouco tempo o posto de protagonista dos espetáculos do país. Sua estréia foi com 11 anos, dançando no musical Annie. Aos 13, estava em Bugsy Malone. Dois anos depois, era corista e protagonista do musical 42nd Street. Aos 15 anos, deixou o País de Gales e foi para Londres, tentar fazer sucesso nos palcos.

Quando criança, teve um vírus que a impedia de respirar. Como consequência, tem uma cicatriz de traqueostomia.

Em 1995, estrelou no papel-título da minissérie Catherine the Great, sobre a imperatriz russa Catarina II.

No cinema estreou em 1990, como Scheherazade no filme francês Les 1001 Nuits, do diretor francês Philippe de Broca. Encontrou o sucesso na televisão inglesa em 1991, quando apareceu no seriado The Darling Buds of May. No ano seguinte, apareceu em alguns episódios da série O Jovem Indiana Jones.

Tem dois filhos com Michael Douglas, o qual conheceu em setembro de 1998, no Festival de Deauville, na França, quando ele divulgava Um Crime Perfeito, e ela, A Máscara do Zorro. Douglas ficou louco pela bela galesa e pediu a Antonio Banderas que os apresentasse. Eles se casaram numa cerimônia que custou US$ 2 milhões e teve 300 convidados. O cenário foi o luxuoso hotel Plaza de Nova York.
Em 1996, Catherine estrelou no filme The Phantom e num mal sucedido filme para a rede de televisão americana CBS sobre o naufrágio do Titanic. Apesar do fracasso desse último, foi graças a ele que Catherine conquistou sucesso internacional.

Steven Spielberg viu o filme e ficou encantado com o talento da atriz, indicando-a para o papel feminino principal de A Máscara do Zorro, onde atuou ao lado do ator espanhol Antonio Banderas. Em 1999, protagonizou A Armadilha, ao lado de Sean Connery. No mesmo ano, estrelou em The Haunting, ao lado de Liam Neeson e Owen Wilson

Em 2000, engravidou pela primeira vez depois de receber o convite para fazer Helena, de Traffic. Para não perder o papel, convenceu o diretor Steven Soderbergh que a personagem, esposa de um traficante, poderia estar grávida. Rodou o filme com uma barriga de seis meses.

Uma de suas maiores conquistas profissionais veio em 2003, com o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme Chicago. Desde então, Catherine vem fazendo aparições esporádicas em filmes como O Terminal e Doze Homens e Outro Segredo. Estrelou também na continuação de A Máscara do Zorro.

Ela adora jogar golfe e Michael Douglas é seu companheiro mais constante na prática do esporte. Na Inglaterra, freqüentava as colunas de fofocas por seus muitos romances, que incluem o cantor David Essex e Mick Hucknall, os atores Angus MacFayden e Paul McGann, o diretor de cinema Nick Hamm, o produtor John Peters e o apresentador de TV John Leslie.

Pelo acordo nupcial firmado com Michael Douglas, vai ganhar US$ 1 milhão por cada ano em que os dois estiverem casados.