Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > David Fincher

David Fincher

Nomes Alternativos: David Andrew Leo Fincher

9481Número de Fãs

Nascimento: 28 de Agosto de 1962 (54 years)

Denver, Colorado - Estados Unidos da América

David Fincher, ou David Andrew Leo Fincher, nasceu em 28 de agosto de 1962 em Denver, Colorado nos EUA. Criado em Marin County na Califórnia, ele iniciou sua experiência com os filmes aos 8 anos de idade, quando brincava com a câmera de seus pais em casa. Quando fez 18 anos foi trabalhar para John Korty, diretor de Caravana da Coragem: Uma Aventura Ewak (1984). Em seguida trabalhou no ILM (Industrial Light and Magic) de 1981 até 1983, empresa de efeitos especiais de George Lucas, onde trabalhou com efeitos especiais nas filmagens de Star Wars: Episodio VI - O Retorno de Jedi (1983) e Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984).

Fincher deixou o ILM para dirigir comerciais de televisão e videoclipes após assinar contrato com N. Lee Lacy em Hollywood. Trabalhou com diretores como Dominic sena, Greg Gold e Nigel Dick. Ele dirigiu comerciais para clientes como Nike, Coca-Cola, Budweiser, Heineken, Pepsi, Levi’s, Converse, AT&T e Chanel. Também dirigiu videoclipes para Madonna, Sting, The Rolling Stones, Michael Jackson, Aerosmith, George Michael, Iggy Pop, The Wallflowers, Billy Idol, Steve Winwood, The Motels e A Perfect Circle.

Após criar certo status no mercado da propaganda e dos clipes foi chamado para substituir Vincent Ward na direção do terceiro filme da franquia Alien. O filme de 1992 foi a sua primeira experiência com um longa-metragem, que foi considerada pessoalmente decepcionante, devido ao grande número de desentendimento com a 20th Century Fox durante a produção do filme e após o lançamento. O filme não foi bem recebido pela crítica e pelo público, fazendo com que Fincher voltasse à direção de clipes.

As principais características de direção de Fincher são o uso de penumbra e cores verdes e azuis na iluminação, enquadramentos de planos gerais, muitos flashbacks e não linearidade da história, personagens com pouca habilidade social e poucos amigos e, por fim, o dialogo inicial do filme dá o tom dá história para o expectador.
O seu primeiro filme a receber certa notoriedade, chamado Seven – Os Sete Crimes Capitais (1995), conta com a atuação de Brad Pitt e Morgan Freeman. A renda do filme passou dos 100 milhões de dólares e chegou a ser indicado ao Oscar de melhor edição.

Com Clube da Luta (1999) provou a originalidade e maturidade do seu estilo, mas causou controvérsia pelo conteúdo violento do filme, além de personagens antissociais, agressivos e explosivos. Tais aspectos fizeram com que o filme fosse exibido por menos tempo nos cinemas do mundo todo, não rendendo grande lucro de bilheteria impedindo de atingir o orçamento gasto para a produção do filme. Tal marco só foi atingido com o lançamento do filme em VHS e DVD, que foi um sucesso de vendas.

Fincher lançou sua própria produtora junto com o produtor de cinema Art Linson, em associação com a New Line Cinema. A produtora chamada Indelible Cinema teve seu primeiro filme O Quarto do Pânico (2002), com Jodie Foster e Kristen Stewart.

Outro filme que chamou atenção foi O Curioso Caso de Benjamin Button (2008) devido o seu enredo completamente diferente, o filme que começou a ser planejado desde 1994, conta a história de Benjamin Button (Brad Pitt) um homem que nasceu com aparência e doença de um homem de 80 anos, em vez de envelhecer com o passar do tempo, Button rejuvenesce. A parceira de elenco de Brad Pitt foi Cate Blanchett. O filme recebeu diversas indicações ao Oscar em 2009, vencendo oito, um deles sendo o seu primeiro Oscar de melhor diretor.

O filme que conta a história de Mark Zuckerberg e a criação do Facebook, A Rede Social (2010), além das indicações ao Oscar para prêmios técnicos, rendeu mais uma indicação de melhor diretor para Fincher. O filme arrecadou mais de 96 milhões de dólares. A trama foge um pouco do gênero principal adotado pelo ator, já que se trata de uma biografia. De acordo com o diretor, Harvard não colaborou muito com a equipe para que eles pudessem retratar de forma mais realista possível os aspectos da vida no campus. Eles negaram que as filmagens dentro da universidade devido à outra filmagem, do filme Love Story – Uma História de Amor (1970), que causou vários danos físicos ao prédio.

A trilogia de livros Millennium, do autor Stieg Larsson, deu origem ao filme baseado no primeiro livro, Millennium: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (2011). Estrelado por Daniel Craig e Rooney Mara, a trama se trata de um suspense do caso de uma garota desaparecida há mais de 30 anos, que será investigado por um jornalista, Mikael Blomkvist, e a Hacker Lisbeth Salender. Outra versão do filme já havia sido produzida, em 2009, pelo diretor dinamarquês Niels Arden Oplev. O que gerou grandes comparações dos filmes, e dividiu as críticas do público. O filme de David Fincher mais uma vez teve diversas indicações técnicas ao Oscar. Até o momento não houve nenhuma confirmação da produção da sequência da trilogia americana.

Em 2013, David Fincher entrou para a direção e produção da série lançada pelo Netflix, House of Cards, a série se tornou um grande sucesso. Com a liberdade criativa o enredo aborda temas polêmicos da política americana, armações, corrupção e assassinatos. A produção conta com a atuação de Kevin Spacey e Robin Wright, que já ganharam um Globo de Ouro cada, por seu trabalho na série. House of Cards também recebeu diversas indicações ao Emmy.

Sua última grande produção, Gatora Exemplar (2014), também baseada no livro homônimo, best seller de Gillian Flynn. O suspense estrelado por Ben Affleck e Rosamund Pike foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais que o dobro (167 milhões de dólares) do dinheiro investido na produção. Rosamund foi indicada ao Oscar de melhor atriz por sua atuação no filme.