De Barulho e de Fúria

1988

De bruit et de fureur

• O Som e a Fúria - Brasil
  • Sound and Fury - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Ex-professor nos subúrbios de Paris, Brisseau se baseou fortemente em sua própria experiência ao fazer este drama ambientado em um conjunto habitacional degradado, onde gangues brigam entre si e figuras de autoridade - sejam policiais, assistentes sociais ou professores - são simplesmente intoleradas. Bruno, um ingênuo garoto de 13 anos de idade, cujo único companheiro é um canário chamado Superman, acaba de se mudar para o apartamento de sua mãe que sempre está fora trabalhando e comunica-se com o filho apenas por bilhetes e telefonemas. Bruno está chocado mas fascinado pelo comportamento de seu novo amigo, Jean-Roger, e seu pai (Bruno Cremer), que vive de crimes e pratica tiro ao alvo dentro do próprio apartamento. Evitando convenções do realismo social, Brisseau opta por uma abordagem picaresca, misturando sequências de fantasia e comédia impassível com violência enquanto se recusa a moralizar sobre seus personagens delinquentes. Quando foi apresentado em Cannes (onde recebeu o prêmio especial da juventude), o filme foi considerado deliberadamente exagerado. Visto alguns anos depois, parece premonitório. Este é o mesmo mundo que Mathieu Kassovitz expôs alguns anos mais tarde, em La Haine. (Timeout)

1988

Elenco de De Barulho e de Fúria