Delegacia de Mulheres

1990

Delegacia de Mulheres

A rotina de uma delegacia voltada exclusivamente à mulher, com seus problemas e a luta para defender seus direitos. Lá trabalham a delegada Celeste, as detetives Belinha, Marineide, Ruth Baiana e Rosiclair, a assistente social Paula Pinto, a escrivã Adelaide e a radialista Luli Saraiva.

O seriado foi inspirado no dia a dia de uma delegacia feminina, com base em pesquisas realizadas por Schuma Schumaher, uma das fundadoras do SOS Mulher.

Apesar da seriedade dos assuntos tratados, envolvendo casos de violência contra a mulher, o seriado apresentava uma linguagem bem-humorada e descontraída e um tom de suspense.

O programa surgiu a partir do piloto Em Defesa da Honra, exibido em 28 de dezembro de 1989. Nessa história, a detetive Belinha (Mayara Magri) enfrenta o seu primeiro dia de trabalho na delegacia e, mesmo com toda a sua fragilidade, consegue surpreender a todos, entre elas, a experiente delegada Celeste (Eloísa Mafalda), uma advogada que cultiva a hierarquia e a posição.

No programa piloto, a radialista foi interpretada pela atriz Suzy Rêgo. Depois, com o início da série em março de 1990, Cissa Guimarães assumiu o papel.

A série Delegacia de Mulheres acabou provocando protestos por parte das funcionárias das delegacias no Rio de Janeiro e em São Paulo. Elas não concordavam com a abordagem do programa e o tom de comédia de algumas histórias.

27 de Março de 1990