Dirigido por
Duração
Em 1943, 130 mil soldados originários das colônias francesas na África foram para a Europa lutar na Segunda Guerra e ajudar a libertar uma pátria-mãe na qual nunca antes haviam estado. ''Dias de Glória'' conta a história de quatro desses homens, desde a sua convocação em seus países de origem até o fim da Guerra. Vencedor do prêmio de melhor ator no Festival de Cannes de 2006, numa premiação coletiva dada a cinco atores principais do filme (que interpretam os quatro soldados, além do comandante do batalhão).
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Marília Mendonça: Sentimento Louco
O filme acompanha soldados do norte da África lutando pelo exército da França durante a Segunda Guerra Mundial.
A história mostra não só as batalhas, mas também o preconceito e as dificuldades que eles enfrentavam mesmo arriscando a vida pelo país.
Misturando guerra e drama, é um filme forte e baseado em fatos históricos.
Dias de Glória 🎬
Segundo filme que eu assisti do Rachid, ambos indicados ao Oscar e os dois ótimos. Inclusive alguns atores trabalharam nos dois filmes. O irônico é que alguns destes atores, como o Debbouze, são mais famosos por atuarem em filmes de comédia (algumas até de humor pastelão).
Os cinco atores principais chegaram a ser premiadas, conjuntamente, por suas atuações... Mais do que merecido.
É um filme potente e importante... Quantas partes da guerra ainda seguem esquecidas? Quantos grupos foram silenciados e surrupiados da História?
Passei anos em busca desse filme, por causa de seu trailer que vi em um VHS quando criança, como só me lembrava de fragmentos e um pouco da sinopse foi difícil achar, até que alguns anos achei casualmente em um catálogo, demorei mais alguns anos para assistir por conta de ficar com aquele sentimento de me decepcionar com algo que demorei tanto para achar, felizmente não foi o caso.
Sobre o filme, desde o primeiro minuto já imaginava que seria tudo triste, que não seria nem de longe um filme patriótica e orgulhoso, mas cruel e desolador, ao longo do filme isso vai se mostrando cada vez mais certeiro. O final mexeu comigo.
Assim como o trabalho de soldados, tudo chega ao fim e o meu chegou com esse filme que ficou tantos anos na minha memória esperando pelo subir dos créditos.
Eu acho que a divisão da narrativa entre episódios não ajuda em nada, e eu tava achando um filme de guerra bem abaixo da média, mas aí chega o final e me conquistou e aumentei a média. O final é realmente muito ressonante.
Apesar de ser um tanto inconstante no seu desenvolvimento narrativo - a forma de contar a história como se fossem episódios contribui um pouco pra essa inconstância - o filme se destaca bastante pelo excelente apuro técnico em suas cenas de conflito e, principalmente, pelo magnífico desenvolvimento de seus personagens. Estes que carregam consigo uma força dramática descomunal; além de nos convencer sob o ponto de vista estrutural, a questão moral representada ali também é muito evidente.
Acima de tudo, “Dias de Glória“ expõe a injustiça perpetrada pela colonização, a indiferença para com aqueles que ajudaram a reconstruir a França e as mazelas consequentes da brutal imposição francesa aos povos da África. É sobre os heróis desconhecidos que lutaram para reestabelecer os pilares da sociedade francesa. Que sejam lembrados e reconhecidos pra sempre.