Dinastia (no original em inglês Dynasty) foi uma premiada série de televisão americana, produzida pela emissora ABC, sendo transmitida de 1981 a 1989.
Dinastia foi criada por Richard e Esther Saphiro e produzida por Aaron Spelling (mesmo produtor de Charlie's Angels, Charmed e 90210). Contava a saga da família milionária Carrington, poderosos produtores de petróleo do estado de Denver, no Colorado. A série era estrelada por John Forsythe, Linda Evans e Joan Collins (no papel de "Alexis Carrington"), substituindo George Peppard, Angie Dickinson e Sophia Loren, respectivamente que recusaram os papéis.

A série foi criada nos moldes de Dallas, tendo inclusive algumas características semelhantes, como as duas se tratarem de séries cujo foco são famílias petroleiras. Dinastia é considerada como a série rival de Dallas.

A série se passa em Denver, capital do Colorado, e conta a história do empresário petroleiro Blake Carrington (John Forsythe), de sua problemática família e sua companhia, Denver Carrington de Petróleo. A trama começa com a retirada dos trabalhadores norte-americanos dos poços de petróleo após a revolução islâmica do Irã. O chefe dos homens que trabalham para Denver Carrington é Matthew Blaisdel (Bo Hopkins) que retorna a Denver, aonde vive sua filha Lindsay e sua esposa Claudia (Pamela Bellwood), uma bela mulher que acaba de sair de uma internação por causa de uma crise de depressão. Devido a ausência de sua mulher, Matthew teve uma relação com uma das secretárias da companhia, a sensual Krystle (Linda Evans), e quando ele regressa descobre que ela irá se casar com o poderoso Blake Carrington. Durante a primeira temporada, Matthew e Blake são rivais e disputam o amor de Krystle, que está determiada a amar e respeitar seu novo marido. Após ser demitido Matthew começa a trabalhar por conta própria ao lado de seu parceiro, Sr. Walter Lankershim, na exploração de campos de petróleo. O filho mais velho de Blake, Steven Carrington (Al Corley),começa a trabalhar para Mattew para se vingar do pai. Steven, que é homossexual, não é aceito pelo pai, e se apoiará na amizade de seu rival. Apesar de sua orientação sexual Steven acaba conhecendo e tendo um caso com Claudia, cujo casamento vai de mal a pior. Enquanto isso, a mimada filha de Blake, Fallon (Pamela Sue Martin) é famosa por seus desvaneios com diversos personagens da série. Se encontra obrigada a se casar com o charmoso Jeff Colby (John James), sobrinho do amigo e rival de negócios, Cecil Colby, Ainda que Fallon seja promíscua e egoísta é uma moça que ama muito seu pai e seu irmão e sempre os os protege de quem quer que seja.

A partir da segunda temporada, há muitas mudanças. No último capítulo da primeira temporada, Matthew desaparece angustiado quando descobre que Claudia teve um caso com seu amigo Steven e foge com sua filha do país durante o julgamento de Blake. Posteriormente fica-se sabendo que Mattew e sua filha morrem em um acidente no Peru. Blake fora acusado de matar o ex-amante de seu filho, Ted Dinnard, pois durante um ataque de raiva Blake encontra Ted e seu filho se abraçando e de uma briga acontece um acidente vindo Ted Dinnard a morrer. Durante o julgamento, uma testemunha surpresa aparece para mudar a vida de todos. Trata-se da ex-esposa de Blake, Alexis Carrington (Joan Collins), que torna-se a protagonista e maior vilã da série. Ela irá arquitetar planos para que todos ajam de acordo com sua própria conveniência.
Foi primeiramente exibida no Brasil pela Rede Bandeirantes.

11 de Novembro de 1981

Elenco de Dinastia (2ª Temporada)