Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Ed Wood

Ed Wood

Nomes Alternativos: Edward D. Wood Jr.

401Número de Fãs

Nascimento: 10 de Outubro de 1924 (54 years)

Falecimento: 10 de Dezembro de 1978

Poughkeepsie, New York - Estados Unidos da América

Conhecido simplesmente como "Ed Wood", Edward Davis Wood, Jr. (10 de Outubro de 1924 - 10 de Dezembro de 1978) foi um produtor e diretor norte-americano de filmes de terror, ficção científica e eróticos. Seus trabalhos se destacaram pela inventividade frente aos limitados recursos técnicos e orçamentários dos quais dispunha. Com efeitos especiais considerados um tanto quanto duvidosos no que diz respeito à qualidade, tinha cenas muitas vezes apresentadas de forma descontínua, com reaproveitamento constante de material não utilizado em outras produções. O que de certa forma evidencia que para este diretor a principal linguagem era a imagética e não a linearidade do assunto em questão, o que acabava por gerar, segundo muitos especialistas do gênero, planos peliculares sem um sequenciamento cronológico padrão e tramas que seguiam este mesmo molde. Wood foi responsável pelos últimos filmes de Bela Lugosi, o célebre intérprete do Conde Drácula, de quem o diretor era grande admirador.

Ed Wood foi considerado por muitos críticos o "pior cineasta" de todos os tempos e do planeta inteiro. Apesar do descrédito por parte dos críticos de cinema, seus filmes acabam por manter um certo ar humorístico, contando hoje em dia com uma legião de fãs.
Cena de Plan 9 from Outer Space com o ator Tor Johnson, com a expressão facial que se tornou conhecida como máscara de Halloween.

O filme de maior sucesso de Ed Wood foi filmado em 1956 sob o título original de "Plan 9 From Outer Space" (Plano 9 do Espaço Sideral). Muitos adoradores do cinema trash o celebram como um clássico cult. Na época de seu lançamento, no ano de 1959, "Plano 9 do Espaço Sideral" foi considerado o pior filme de todos os tempos.

Ed Wood costumava trabalhar com os atores caricatos como Tor Johnson (ex-lutador de luta livre sueco, cuja face se tornou uma máscara popular nas festas de Halloween) e o místico Criswell. Wood tinha obsessão por Maila Nurmi, atriz finlandesa que usava o nome de Vampira em um programa de TV que apresentava. Wood escreveu vários papéis para ela, mas Maila só aceitou filmar "Plan 9 From Outer Space". E mesmo assim, sem falas, conforme se viu no filme de Tim Burton de 1994 sobre o diretor.