Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Fatih Akin
168Número de Fãs

Nascimento: 25 de Agosto de 1973 (44 years)

Hamburgo, Alemanha

Fatih Akin é casado desde 2004 e a atriz Monique Obermüller e vive em Hamburgo-Altona.
Akın fez sua estréia como diretor de um filme cheio comprimento tão cedo quanto 1998, com Short Sharp Shock (schmerzlos Kurz und), que trouxe o "Leopardo de Bronze"no prêmio International Film Festival de Locarno, na Suíça e "Pierrot", da Baviera Film Award de Melhor Novo Diretor em Munique, no mesmo ano. Desde então ele já dirigiu filmes como Im Juli (em julho), em 2000, esquecemos de voltar (Wir haben zurückzukehren vergessen) em 2001 e Solino "em 2002. Seu quarto trabalho, Head-On (Gegen die Wand), estrelado por Sibel Kekilli, foi um grande sucesso em 2004 e recebeu vários prêmios, entre eles o Urso de Ouro no Festival de Berlim eo "Melhor Filme" eo Prémio do Público ""em 2004 no European Film Awards.
Em 2005 ele dirigiu um documentário sobre a cena musical de Istambul, Atravessando a Ponte: O Som de Istambul, que inclui músicos como Ceza, Sezen Aksu, Doğan Aynur e MacCrimmon Brenna. É narrado por um membro de uma banda experimental alemã Einstürzende Neubauten, Alexander Hacke, que também produziu música para Head-On.

Fatih Akin apresenta "Soul Kitchen" seu filme em 2010 no Festival Internacional de Cinema da Índia
Em 2007, Edge Akin do céu, um conto turco-alemão transcultural de perda, luto e perdão, ganhou o prêmio de melhor roteiro no 60 º Festival de Cannes em 2007. [3] [4] Em 24 de outubro de 2007 , O mesmo filme foi premiado com a primeira edição do Prémio Lux de Cinema Europeu pelo Parlamento Europeu [5].
Seu filme mais recente é a comédia Soul Kitchen (2009). Ele disse que escolheu esse filme mais light-hearted, porque ele precisava de uma pausa depois de fazer o "durão " filmes Head-On e The Edge of Heaven, antes de fazer seu próximo filme The Devil planejado. "Mas", diz ele, "agora eu me sinto pronto para terminar a trilogia"