Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Fred Ward (I)

Fred Ward (I)

Nomes Alternativos: Freddie Joe Ward

33Número de Fãs

Nascimento: 30 de Dezembro de 1942 (73 years)

San Diego, California - Estados Unidos da América

Freddie Joe "Fred" Ward (San Diego, 30 de dezembro de 1942) é um ator americano. Começou sua carreira em 1979, ao lado de Clint Eastwood, em Escape from Alcatraz (br: Alcatraz - Fuga Impossível / pt: Os Fugitivos de Alcatraz). É conhecido pelo papel de protagonista que teve em filmes como Remo Williams, Tremors (br: Ataque dos Vermes Malditos), Henry and June, Short Cuts (br: Short Cuts - Cenas da Vida / pt: Short Cuts - Os Americanos), The Right Stuff (br: Os Eleitos - Onde o Futuro Começa / pt: Os Eleitos) e Exit Speed (br: Terror na Estrada). Ward também atuou em diversos filmes europeus.

Filho único, Fred Joe Ward em San Diego, na Califórnia, e é parcialmente descendentes de índios cherokees. Antes de atuar, Ward passou três anos na Força Aérea dos Estados Unidos. Também foi boxeador por um tempo, durante o qual quebrou seu nariz por três vezes, e trabalhou como lenhador no Alasca. Ward, divorciado de sua primeira esposa, Silvia Ward, atualmente está casado com Marie-France Ward, com quem tem um filho.

Ward se tornou ator após estudar no Herbert Berghof Studio e em Roma. Enquanto ainda estava na Itália dublou filmes italianos para o inglês e trabalhou como mímico até fazer sua estréia, em dois filmes do cineasta local Roberto Rossellini. Ao retornar para seu país natal no início da década de 1970, passou algum tempo trabalhando com teatro experimental e fazendo trabalhos para a televisão. Fez sua estréia no cinema americano interpretando um cowboy em Hearts of the West (1975). Seu primeiro papel de destaque foi no filme Escape from Alcatraz (br: Alcatraz - Fuga Impossível / pt: Os Fugitivos de Alcatraz), de 1979, que contava com Clint Eastwood no papel principal, interpretando o fugitivo John Anglin. Também ganhou notoriedade interpretando um violento guarda nacional em Southern Comfort (1981), de Walter Hill.

Seu primeiro papel de protagonista num filme foi em Timerider: The Adventure of Lyle Swann, de 1982. Posteriormente interpretou o astronauta Gus Grissom em The Right Stuff (br: Os Eleitos - Onde o Futuro Começa / pt: Os Eleitos), o filme de ação Uncommon Valor, ao lado de Gene Hackman, e o drama Silkwood (br: Silkwood - O Retrato de uma Coragem / pt: Reacção em Cadeia) - todos em 1983.

Após co-estrelar filmes como Swing Shift (1984) e Secret Admirer (1985), interpretou o papel-título no filme de ação Remo Williams: The Adventure Begins, dirigido por Guy Hamilton, célebre por alguns filmes de James Bond. O filme seria o primeiro de uma série baseada na série de romances The Destroyer.[5] Embora o filme tenha recebido boas críticas e tenha sido muito promovido, com Ward ilustrando a capa de diversas revistas de cinema, arrecadou apenas 15.000.000 de dólares nas bilheterias. O próprio Ward afirmou que fez a maior parte das cenas perigosas, dispensando os dublês, e que também teria estudado artes marciais para o papel.

Ward então participou de algumas produções de baixo orçamento até retornar ao cinema mainstream em 1988, no papel de um policial, em Off Limits, como Roone Dimmick em Big Business, e como o pai de Keanu Reeves em The Prince of Pennsylvania.

Em 1990 interpretou Earl Bassett no clássico cult Tremors (br: Ataque dos Vermes Malditos), com Kevin Bacon, o escritor erótico americano Henry Miller em Henry & June, ao lado de Uma Thurman, e o policial Hoke Moseley, cuja arma, distintivo e dentadura são roubados, num filme produzido por ele próprio, Miami Blues (ao lado de Alec Baldwin e Jennifer Jason Leigh).

Após interpretar o escritor H.P. Lovecraft no filme para a televisão de 1991 Cast a Deadly Spell, da HBO, juntamente com Julianne Moore, aceitou diversos papéis coadjuvantes em que interpretou o mesmo gênero de personagem: o thriller Thunderheart, a sátira hollywoodiana The Player (br/pt: O Jogador), o drama de mistério Equinox, e a comédia western Four Eyes and Six Guns. Também fez uma participação especial em Bob Roberts.

Entre os papéis de protagonistas que interpretou no período estão o do tenente Brann em Two Small Bodies, o pescador Stuart Kane no filme Short Cuts, de Robert Altman (pelo qual todo o elencou conquistou um Globo de Ouro), ambos de 1993, um criminoso perigoso em Naked Gun 33⅓: The Final Insult (br: Corra que a Polícia Vem Aí 33⅓), de 1994, o marinheiro no drama francês de vanguarda The Blue Villa (1995), e retornou ao papel de Earl Bassett em Tremors II: Aftershocks (br: Ataque dos Vermes Malditos 2), além do agente especial em Chain Reaction (ambos de 1996). Também interpretou o xerife Bud Phillips em Best Men, Dave Reimüller em ...First Do No Harm (com Meryl Streep), ambos de 1997, e Domenico Venier em Dangerous Beauty (br: Beleza Perigosa), de 1998.

Após a virada do milênio Ward continuou participando de diversos filmes, bem como produções feitas para a televisão e vídeo. Em 2000 estrelou o filme de ação The Chaos Factor e co-estrelou o filme policial Circus, o filme para adolescentes Road Trip (br: Caindo na Estrada / pt: Sem Regras) e interpretou o Capitão no filme de terror The Crow: Salvation (br: O Corvo: A Salvação / pt: O Corvo: Pena Capital).

Em 2001 foi indicado ao Video Premiere Award como melhor ator na produção direct-to-video Full Disclosure. Também co-estrelou os filmes Joe Dirt, Summer Catch, Wild Iris, a minissérie televisiva Dice e a comédia Corky Romano.

No ano seguinte integrou o elenco de Sweet Home Alabama, Enough e Abandon. Teve o papel principal em Birdseye, e participou do piloto da série dramática Georgetown, ao lado de Helen Mirren. Após papéis em The Last Ride, 10.5 e Coast to Coast, todos de 2004, ficou um tempo sem atuar, voltando apenas como convidado especial nas séries de televisão Grey's Anatomy e ER (2006 e 2007).

Em seguida interpretou papéis de destaque no drama Feast of Love (br: Banquete do Amor / pt: O Banquete do Amor), no suspense de ação Exit Speed (br: Terror na Estrada), em Management (com Jennifer Aniston) e como o chefe Ashcroft em Armored.

Recentemente interpretou Ronald Reagan no suspense político L'affaire Farewell (2009). Também integrou o elenco de 30 Minutes or Less, em 2011.