Rebecca (Natalie Portman) é uma americana que vive em Jerusalém há alguns meses. Ao entrar no táxi da israelense Hanna (Hana Laszlo), Rebecca aceita acompanhá-la quando esta revela que está a caminho da "zona franca" na Jordânia, local onde pessoas do Iraque, Egito, Síria e Israel circulam livremente, para fazer negócios. Lá a palestina Leila (Hiam Abbass) explica para Hanna sobre o desaparecimento do homem que devia dinheiro a ela e a seu marido. A partir deste momento as três mulheres, de nacionalidades e histórias de vida distintas, deverão manter-se unidas nesta noite em que tudo pode acontecer.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
As Novas Desventuras de Cliff Booth
Rebecca (Natalie Portman), uma estadunidense, está sentada em um carro com motorista perto do Muro das Lamentações, Jerusalém, em Israel. Ela está emocionalmente excitada com alguma coisa e começa a soluçar. Ao fundo toca uma música de Páscoa, uma daquelas histórias sobre uma linha de eventos (o gato comeu o cordeiro, o cachorro sufocou o gato, o pau bateu no cachorro, o fogo queimou o pau, a água apagou o fogo) que faz a pergunta: "Quanto tempo durará esse círculo infernal?" É um que seremos encorajados a contemplar à medida que aprendemos as histórias comuns dessas personagens. Hanna (Hanna Laslo), a motorista judia de meia-idade, diz à passageira que quer deixá-la agora, pois ela deve ir à Jordânia para uma reunião muito importante. Rebecca, ainda perturbada, implora para acompanhá-la, pois não tem nada melhor para fazer e precisa de uma distração. Hanna, que está muito ansiosa com essa viagem, concorda em levá-la junto. Elas têm poucos problemas no lado israelense da fronteira, mas são questionados sobre o conteúdo de seu carro pelos jordanianos. Por meio de imagens sobrepostas do passado, ficamos sabendo que Rebecca acabou de terminar com seu namorado judeu, um soldado que fez sexo com uma mulher palestina e pode tê-la matado depois. Hanna carrega suas próprias feridas, que são reveladas em um flashback; seu marido Moshe (Uri Klauzner), que vende carros blindados para o Iraque, foi ferido em um ataque terrorista. As duas mulheres chegam à Zona Franca, uma região desgovernada, livre de alfândegas e impostos, onde pessoas da Síria, Iraque, Arábia Saudita, Jordânia e Israel compram e vendem mercadorias. Aqui a religião e a política são deixadas de lado por causa das transações comerciais. Hanna, que agora está cansada e muito irritada, espera se encontrar com um parceiro de negócios americano que deve a Moshe US$ 30.000. Mas, em vez disso, ela é recebida por Leila (Hiam Abbass), uma palestina que tem alguma relação com a estadunidense e está chateada por Moshe não ter vindo. Apesar de estar enervada com o comportamento agressivo e raivoso de Hanna, Leila finalmente concorda em levar os dois visitantes para a fazenda de um outro estadunidense. As sequências finais de Free Zone retratam as maneiras como essas três mulheres lutam para lidar com o fato de serem jogadas juntas e suas várias situações. O cineasta israelense Amos Gitai fez um filme eficaz e envolvente sobre travessias de fronteira, mulheres como construtoras de pontes e as cicatrizes da guerra e da violência sobre aqueles que vivem no Oriente Médio. Essa é a primeira produção israelense filmada em cooperação com a Jordanian Royal Film Commission e o primeiro filme de ficção israelense feito em um país árabe. Gitai quer que nos tornemos mais sensíveis às qualidades e emoções que nos levam além dos ódios raciais e étnicos e nos unem de maneira salutar. É um objetivo nobre e que torna o final aberto mais compreensível e palatável. Gostei!
09/02/22
Esse assisti há muito tempo atrás, na época lembro que gostei.
Ah, caralho, que surpresa boa!
A jornada até a tal Free Zone do título é intensa, mas depois dela vários novos elementos passam a ser salpicados disperçando a trama e diluindo seu impacto. Quanto ao elenco, não há ressalvas, Hannah Laslo tem uma interpretação impecável beneficiada por ter a personagem mais desenvolvida, porém a delicadeza de Portman e a presença forte de Abbas não ficam muito atrás.