Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Harold Ramis (III)

Harold Ramis (III)

Nomes Alternativos: Harold Allen Ramis

109Número de Fãs

Nascimento: 21 de Novembro de 1944 (69 years)

Falecimento: 24 de Fevereiro de 2014

Chicago, Ilinóis - Estados Unidos da América

Harold Allen Ramis foi um ator, roteirista, diretor e produtor americano. Ramis nasceu em Chicago, filho de pais judeus, porém ele próprio não pratica nenhum tipo de religião. Se formou na Universidade de Washington em St. Louis. Teve três filhos, sua primogênita, Violet, nasceu em 1977 do casamento com sua primeira esposa, Anne, e seus dois filhos, Julian (nascido a 1990) e Daniel (1994) são com sua atual esposa, Erica Mann.

Ramis trabalhou como editor da revista Playboy e participou de grupos de teatro no início da carreira. Seu primeiro sucesso foi na série dos anos 70 "SCTV", onde interpretou um corrupto chamado Moe Green.

O primeiro filme que escreveu foi "Clube dos Cafajestes" (1978). Logo depois trabalhou pela primeira vez com Bill Murray no filme "Almôndegas", em que ele foi um dos roteiristas roteirista. Porém, seu maior sucesso veio poucos anos mais tarde, em 1984 com o filme "Os Caça-Fantasmas", quando ele colaborou com Dan Aykroyd no roteiro e interpretou Egon Spengler. Ramis também participou também da continuação de 1989.

Nos anos seguintes, participou mais do cinema escrevendo e dirigindo do que atuando. Morreu aos 69 anos em sua casa, na região de Chicago, por complicações relacionadas a uma rara doença inflamatória auto-imune, que provoca inchaço dos vasos sanguíneos, contra a qual Ramis lutou nos últimos quatro anos.

Filhos: Violet Ramis, Julian Arthur Ramis, Daniel Hayes Ramis
Conjuge: Erica Mann (de 1989 a 2014), Anne Ramis (de 1967 a 1984)