Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Helena Fernandes
35Número de Fãs

Nascimento: 19 de Outubro de 1968 (49 years)

Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Libriana, nascida no Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1968, a atriz Helena Fernandes já emprestou seu rosto de modelo a várias personagens da televisão brasileira. Iniciou a sua carreira em uma pequena participação na telenovela de Carlos Lombardi, Quatro por Quatro. O sucesso, porém, veio um pouco mais tarde na telenovela Quem É Você?, de Ivani Ribeiro, onde interpretou a amarga Nádia. Devido ao grande destaque da atriz, foi convida a integrar o time do seriado infantil Caça Talentos, onde deu vida a Silvana, a antagonista principal.

Acostumada a interpretar vilãs, como notado em Sítio do Pica-pau Amarelo e Canavial de Paixões, em 2005 deu uma chance para a comédia interpretando a personagem Ipanema de Jesus no seriado A Diarista. A personagem fez tanto sucesso, que de participação especial se tornou personagem fixo.

Com o fim de A Diarista, em 2007, fez uma pequena participação em Malhação, no mesmo ano. Em 2008, a convite da autora Andréa Maltarolli, entrou para o elenco de Beleza Pura, onde viveu Márcia, uma jornalista que formava um pentágono amoroso com as personagens de Antônio Calloni, Guilherme Fontes, Soraya Ravenle e Reginaldo Faria.

Ainda em 2008, participou de um dos episódios da séria Faça Sua História. Em 2009, convidada por Maria Mariana e Glória Barreto, entrou novamente para o elenco de Malhação, interpretando dessa vez um papel completamente diferente do que interpretou da outra vez: em 2007, interpretou a "perua" Scarleth, ajudante de Bruna Capettini (Gabriella Vigol); já em 2009, viveu Úrsula, a inescrupulosa mãe de Caio, vilão interpretado por Humberto Carrão.

Com o fim da temporada 2009 de Malhação, está confirmada para uma participação em Bom Dia, Frankenstein, telenovela de Bosco Brasil com estréia prevista para janeiro de 2010, substituindo Caras e Bocas de Walcyr Carrasco. Ela fará o papel de Luciana, uma jornalista que investiga um misterioso computador que tem informações sobre os maiores acontecimentos do mundo, e acaba sendo assassinada por alguém que não quer que estes fatos sejam revelados.

Ainda em 2010, voltará, possivelmente, a interpretar Ipanema de Jesus no seriado A Diarista.

No cinema, participou dos filmes Se Eu Fosse Você e À Deriva, participou da dublagem do filme Os Incríveis, e foi especialmente convidada pela Delart para dublar a versão de Alice no País da Maravilhas produzida por Tim Burton.