Dirigido por
Duração
Salvador. A expansão imobiliária da cidade, decorrente de sua modernização, faz com que o candomblé, tradicional religião afro-brasileira ligada à natureza, seja afetada. A causa é que o candomblé pede a existência de lugares amplos e naturais, para a realização de sua liturgia. É neste contexto que Miguel Bonfim (Antônio Godi), um ex-bancário que é filho de uma yalorixá e um jornalista de esquerda, decide criar o Jardim das Folhas Sagradas. Sem conseguir um local na cidade, ele decide montá-lo na periferia. Por questionar o sacrifício de animais, Bonfim resolve fazer um terreiro modernizado e descaracterizado. Só que esta decisão lhe traz graves consequências.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
sensacional demais, um tempo hiper complexo dentro da cultura de axé... que foi muito bem explorada, um salve ao Bando de teatro olodum que magnificamente arrasou no elenco!!!!
uma tristeza esse filme...
me senti frustrada junto com o protagonista, que depois de tanta luta, termina num desfecho trágico e acaba com todo seu sonho.
dá uma revolta pois entendi que o fogo foi um feitiço que o pai de santo que discordava com ele fez como uma forma de ter razão, e permanece do lado dele - falso! - até o fim.
o filme mais progressista desses últimos tempos do meu br.
Vários amigos tinham me indicado este filme com cuidado, mas desdenhei por acidente, não tive tempo de vê-lo quando esteve em cartaz nos cinemas locais... Erro meu! O filme é ótimo, o roteiro é impressionante em sua multiplicidade de aspectos sociológicos. Os personagens são muito bem construídos, apesar da narrativa um tanto recortada. O protagonista se destaca por não ser santificado, mas sim humano, repleto de erros e dúvidas. Os coadjuvantes são excepcionais e, num cotejo com PROVA DE FOGO, do Marco Altberg, que trata de um tema semelhante e infelizmente pouco explorado no cinema brasileiro, ele só cresce! (WPC>)
Vários detalhes da história ficam pela metade, prejudicando o roteiro. Mas vale por nos apresentar o universo do candomblé (quem não está acostumado é claro), suas crenças, valores e rituais!