Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Jared Leto

Jared Leto

Nomes Alternativos: Jared Joseph Leto

8834Número de Fãs

Nascimento: 26 de Dezembro de 1971 (45 years)

Bossier City, Louisiana - Estados Unidos da América

É um ator americano e vocalista da banda 30 Seconds to Mars.

Foi abandonado pelo pai quando criança e criado junto com seu irmão mais velho Shannon Leto pela sua mãe Constance. Posteriormente, foram adotados por um médico italiano que havia se casado com sua mãe, assumindo o sobrenome Leto. O pai biológico de Jared casou-se novamente e teve outros dois filhos. Jared afirmou recentemente numa entrevista que seu pai está atualmente preso a cumprir uma pena de vários anos de prisão.
Jared teve uma vida muito simples e raramente morou por muito tempo no mesmo lugar. Na sua infância morou no Haiti, no Alasca e em vários outros estados norte-americanos. Teve uma adolescência rebelde, abandonando a escola e sendo preso por motivo desconhecido. Afirmou que saiu de casa muito jovem para ganhar a vida sozinho.

Em 1992 mudou-se para Los Angeles procurando a vida de ctor, sem dinheiro nenhum, chegando a morar num abrigo. Conseguiu papéis pequenos em dois episódios da série "Camp Wilder', e, dois anos depois conseguiu o papel de Jordan Catalano na série "My So-Called Life" - no Brasil conhecida como "Minha Vida de Cão" (Multishow) onde interpretava o objecto de desejo da atriz Claire Danes. A partir daí Jared passou a ser conhecido nacionalmente. A série foi cancelada no final da primeira temporada.

Em 1995, Jared iniciou a sua carreira cinematográfica. O primeiro filme que participou foi "How to Make an American Quilt", no qual faz um papel pequeno, mas de grande importância no filme. Em 1996, Jared ganhou destaque e atuou como protagonista em "Cool and the Crazy" e "The Last of the High Kings".
Em 1998, ele participou do filme Lenda urbana, no qual fazia um dos papéis principais. Mas Jared passou a ser conhecido mundialmente pelo filme "Requiem for a Dream" (2000), em que interpreta um jovem viciado em drogas que tem a sua vida revolucionada pelo uso de substâncias. Para interpretar "Harry", Jared perdeu 20 quilos e chegou a negar sexo a sua namorada Cameron Diaz na época para não ganhar massa muscular.

Mas foi em "Alexandre, O Grande", 2004, que Jared encarou um desafio: o de interpretar Hephaestion, o suposto par amoroso de Alexandre, interpretado por Colin Farrell. Mais tarde, em entrevista, Colin referiu que Jared fazia qualquer homem duvidar a sua heterossexualidade.

Em 2005, contracenou com Nicolas Cage no filme ''O Senhor das Armas'', no qual desempenha o papel de Vitaly Orlov, um dos personagens principais da trama.

Em 2007, interpretou o assassino de John Lennon, Mark David Chapman em "Chapter 27". Jared ganhou quase 30 quilos para interpretá-lo, mas recuperou seu peso normal em semanas. Entretanto, o sacrifício rendeu-lhe problemas. Por causa da perda radical de peso com o término das gravações, Jared foi diagnosticado com gota.

Em 2016, o ator fez em um dos mais aguardados blockbusters cinematográficos, o ''Esquadrão Suicida/Suicide Squad'', sendo o enigmático catatônico psicopata – coringa.

Como ator, venceu o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante interpretando uma mulher transexual em ''Clube de Compras Dallas/Dallas Buyers Club''.