Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Jared Leto

Jared Leto

Nomes Alternativos: Jared Joseph Bryant | Jared Joseph Leto

8861Número de Fãs

Nascimento: 26 de Dezembro de 1971 (45 years)

Bossier City, Louisiana - Estados Unidos da América

Jared Joseph Bryant, nascido em Bossier City, Louisiana nos Estados Unidos, é um músico ator que ganhou notoriedade no cinema a partir dos anos 2000. Filho de Constance "Connie" (Metrejon) e Anthony L. "Tony" Bryant, seu sobrenome artístico “Leto” vem de seu padrasto. Jared e sua família viajaram pelos EUA ao longo de sua infância vivendo em diversos estados. O artista largou o curso de pintura na Philadelphia's University of the Arts para focar na sua carreira de ator na School of Visual Arts in New York City

O vocalista, guitarrista e compositor da banda 30 Seconds to Mars, é reconhecido também nas telas de cinema por seus papéis desafiadores. Ele é conhecido por ser muito seletivo para a escolha de seus personagens.

Em 1992, Leto mudou-se para Los Angeles para seguir sua carreira musical e tentar trabalhar como ator em paralelo. As suas primeiras aparições nas telas foi com pequenas participações em Camp Wilder (1992), Almost Home (1993) and Rebel Highway (1994). No entanto, o seu próximo papel mudou tudo na carreira de Jared. Ao entrar para o elenco de Meus Quinze Anos (1994), série que durou dois anos, ele deu vida ao personagem "Jordan Catalano", o bonito, disléxico e o interesse amoroso de “Angela” vivida por Claire Danes. Leto contribuiu para a trilha sonora do filme e acabou impressionando os produtores, que acabou se tornando um personagem regular no programa indo até o final da produção.

Entre uns trabalhos e outros, ele estreou em seu primeiro filme de cinema com Colcha de Retalhos (1995), baseado no livro homônimo. Ao seu lado estavam no elenco Winona Ryder, Anne Bancroft, Ellen Burstyn, Jean Simmons and Alfre Woodard. O filme atingiu um sucesso mediano. Já em seu trabalho seguinte, Tempos de Rebeldia (1996) foi um fracasso. O seu primeiro papel como protagonista foi em Prefontaine (1997) e no mesmo ano foi coadjuvante em Um Assassino à Solta (1997).

O trabalho de Jared Leto começou a ser reconhecido em Hollywood aos poucos, e ele continuou trabalhando em alguns papéis. Em 1998, foi fundada a banda 30 Seconds to Mars, com seu irmão, Shannon Leto e Matt Wachter (que posteriormente deixou o grupo), mais tarde com a participação de Tomo Milicevic. Sua sorte continuou crescer neste ano quando conseguiu o papel de protagonista em Lenda Urbana (1998), que acabou se tornando um grande sucesso comercial, mesmo com a crítica negativa. Além da Linha Vermelha (1998) foi indicado à 7 categorias do Oscar. Em 1999 ele estrelou em Garota Interrompida e Clube da Luta, seguido por Psicopata Americano (2000) e como protagonista em Réquiem Para um Sonho (2000).

O sucesso desses filmes trouxe novas oportunidades ao ator, atuou novamente em um filme de David Fincher, O Quarto do Pânico (2002). Seguido por Alexandre (2004), Senhor das Armas (2005) e Os Fugitivos (2006). Em 2007, o ator estrelou no filme que conta o assassinato de John Lennon no filme Capítulo 27. Depois de ser duramente criticado nestes últimos filmes, ele acabou focando mais na carreira musical, rejeitando papel no filme de Clint Eastwoood, A Conquista da Honra (2006).

Em 2009, Leto retornou para o cinema com o filme Sr. Ninguém. A produção financiada pela Bélgica e França foi lançada em poucos países, mas a crítica elogiou o filme e seu trabalho. O seu primeiro trabalho como diretor foi com Artifact (2012).

Após um hiato ele voltou atuar com o filme aclamado pela crítica, Clube de Compras Dallas (2013), dirigido por Jean-Marc Vallée e estelado também por Matthew McConaughey. Leto deu vida a Rayon, uma mulher viciada em drogas e portadora do vírus HIV. O seu papel no filme rendeu um prêmio no Oscar e no Globo de Ouro como melhor ator coadjuvante. Seu último trabalho no cinema foi em Esquadrão Suicida (2016), como o Coringa. O filme foi duramente avaliado pela crítica especializada e pelo público. A sua atuação no personagem divide opiniões.

Na carreira musical, Leto lançou diversos CD’s: 30 Seconds to Mars (2002), A Beautiful Lie (2005), This Is War (2009) e Love, Lust, Faith and Dreams (2013) onde alguns foram grandes sucessos.