Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Javier Bardem
5669Número de Fãs

Nascimento: 1 de Março de 1969 (48 years)

Las Palmas de Gran Canaria - Espanha

Javier Ángel Encinas Bardem é um ator espanhol. Em 2007, ele ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel como assassino psicopata Anton Chigurh em No Country for Old Men. Ele também recebeu elogios da crítica por seus papéis em filmes como Jamón, jamón, Carne trémula, Boca a boca, Mondays in the Sun e Mar adentro.

Assim como o Oscar, Bardem foi premiado com um Globo de Ouro, um Screen Actors Guild Award, um BAFTA, cinco Premios Goya, dois Prémios do Cinema Europeu, um prêmio de Melhor Ator em Cannes e duas Coppa Volpi em Veneza por seu trabalho. Ele é o primeiro espanhol a ser indicado para um Oscar (Melhor Ator de 2000, por Before Night Falls), bem como o primeiro ator espanhol a ganhar um Oscar. Ele recebeu sua terceira nomeação para o Oscar, e a sua segunda nomeação de Melhor Ator, pelo filme Biutiful.

Proveniente de uma família de atores e cineastas, jogou rugby na seleção espanhola e estudou pintura, antes de se decidir pela carreira cinematográfica. Até então, contava apenas com uma pequena participação no cinema: com onze anos, atuou ao lado da mãe, Pilar Bardem.

Em julho de 2010, Bardem casou-se com a atriz Penélope Cruz, com quem namorava havia três anos.
Em 9 de novembro de 2012, o ator ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, colocada bem ao lado de sua esposa.