Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Jim Carrey

Jim Carrey

Nomes Alternativos: James Eugene Carrey

21786Número de Fãs

Nascimento: 17 de Janeiro de 1962 (54 years)

Newmarket, Ontário - Canadá

James Eugene Carrey, mais conhecido como Jim Carrey, é um premiado ator , roteirista e produtor reconhecido mundialmente. Famoso por interpretar papéis cômicos com suas caretas características e naturalmente engraçadas, Carrey é versátil e também e obteve sucesso nas críticas interpretando personagens dramáticos.

Jim Carrey nasceu em uma pequena cidade em Toronto (Ontário), seus pais eram Percy, um músico de jazz, e Kathleen Carrey. Desde pequeno, o ator respirava comédia e chegou a enviar o seu currículo para o The Carol Burnett Show quando tinha apenas dez anos. Seu talento ganhou a atenção dos professores da escola onde estudava, Carrey passou a fazer rápidas encenações e apresentações cômicas para os seus colegas de sala.

Depois de uma fase complicada, a família de Carrey mudou-se para os subúrbios de Scarborough (Toronto), onde seus pais começaram trabalhar como seguranças e empregados de limpezas na fábrica Titan Wheels. Jim Carrey trabalhava todos os dias depois da escola em turno de oito horas oito horas. Encorajado por amigos, Jim decidiu começar a se apresentar em programas de TV e shows de comédia, fazendo stand-ups.

Carrey dedicou-se à comédia, mudou-se para Los Angeles para trabalhar na The Comedy Store, onde foi notado pelo comediante Rodney Dangerfield, que contratou o jovem para abrir os shows de sua turnê. Em 1980, Jim Carrey voltou sua atenção para o cinema e televisão, fazendo testes de elenco, inclusive para uma das temporadas de Saturday Night Live – na qual não foi selecionado.

Sua estreia nas telonas foi com “The Sex and Violence Family Hour” (1980), um filme cheio de sátiras sexuais e comédia. Em seguida, estrelou comédias, como: “Um Debilóide Sem Máscara” (Rubberface) e “Procura-se Rapaz Virgem” (Once Bitten); e dramas, como “Dirty Harry na Lista Negra” (The Dead Pool), protagonizado pelo aclamado Clint Eastwood.

Jim Carrey alcançou o sucesso quase dez anos depois com o famoso “Ace Ventura: Um Detetive Diferente” (Ace Ventura: Pet Detective), em 1994, o personagem que seria a marca registrada do ator. Sendo assim, Carrey conquistou papéis no mesmo ano em “O Máskara” (The Mask) e “Debi & Lóide - Dois Idiotas em Apuros” (Dumb & Dumber).

Em 1995, Jim Carrey apareceu no filme “Batman Eternamente” (Batman Forever), interpretando muito bem o personagem Charada. Neste mesmo ano, voltou a encarnar Ace Ventura em “Ace Ventura 2: Um Maluco na África” (Ace Ventura: When Nature Calls). Os dois filmes foram um verdadeiro sucesso de bilheteria e renderam ao ator ótimos cachês.

Variando seus trabalhos no gênero da comédia, em 1998, Jim Carrey teve a oportunidade de protagonizar “O Show de Truman” (The Truman Show), de Peter Weir, mudança esta gerou comentários sobre uma possível indicação ao Oscar – o que não aconteceu.

Seguindo da mesma forma com os filmes: “O Mundo de Andy” (Man on the Moon), de 1999, no papel biográfico do comediante Andy Kaufman e tão querido e aclamado “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” (Eternal Sunshine of the Spotless Mind), de 2004, no papel de Joel Barish recebeu críticas extremamente positivas.

“Eu, Eu Mesmo E Irene” (2000), “As Loucuras de Dick & Jane” (2005), “Todo Poderoso” (2003) e “Sim Senhor” (2008) são mais alguns dos sucessos de Jim Carrey no mundo da comédia.

Voltado para o público infantil/juvenil, Jim Carrey estrelou “O Grinch” (2000), “Desventuras em Série” (2004), “Os Fantasmas de Scrooge” (2009), além de dublar a animação “Horton e o Mundo dos Quem!” (2008).

Curiosidades

Jim Carrey já namorou a cantora Linda Ronstadt, as atrizes Laurie Holden, January Jones e Jenny McCarthy e a modelo Anine Bing. Jim também teve um envolvimento com a atriz Renée Zellweger, a qual conheceu durante as filmagens de “Eu, Eu mesmo e Irene”. Carrey foi casado duas vezes: primeiro com Melissa Womer, relacionamento do qual nasceu a sua filha, Jane (6 de setembro de 1987); segundo com a atriz Lauren Holly (com quem contracenou em "Débi e Lóide"), um casamento que durou menos de um ano.

Jim tem TDAH. O ator foi diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e, além disso, ele já relatou aos fãs sobre a sua luta contra a depressão.

Jim Carrey é avô! Em 2010, sua filha Jane deu à luz a um menino, o pequeno Jackson Riley Santana.