Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Jim Caviezel

Jim Caviezel

Nomes Alternativos: James Patrick Caviezel Jr.

656Número de Fãs

Nascimento: 26 de Setembro de 1968 (48 years)

Mount Vernon, Washington - Estados Unidos da América

James Patrick Caviezel nasceu na cidade de Mount Vernon, estado de Washington, nos EUA, em 26 de setembro de 1968. Filho de pais católicos (James e Maggie), de origem irlandesa, sua criação foi conservadora e muito religiosa. Jim possui mais 4 irmaos: Ann, Amy, Erin e Tim, e não só ele como todos os seus irmãos praticaram basquete durante a adolescência.

O sonho de tornar-se um jogador profissional de basquete acabou quando, durante a faculdade, uma lesão no joelho passa a prejudicá-lo no esporte. Seu treinador sugere que ele tente atuar, já que passava a maior parte do tempo imitando-o e a seus colegas. Jim resolve aceitar a sugestão e participa de algumas peças locais. Em 1990, ele muda-se para Los Angeles para investir definitivamente na carreira dramática.

A fama não veio facil. Durante os primeiros anos de carreira, Jim participou como extra em filmes e trabalhou como garçom para complementar seu orcamento. O primeiro papel de maior destaque veio exatamente na epoca em que Jim conseguiu uma bolsa na renomada escola de teatro Julliard: entre a escola e o trabalho, Jim preferiu aceitar o papel de irmão mais novo de Kevin Costner em Wyatt Earp. Depois de Wyatt Earp, Jim participou de alguns filmes para TV e também atuou em um episodio de Anos Incríveis. Também nesta época Jim conheceu sua esposa Kerri, uma professora de literatura, num encontro às escuras arranjado por sua irmã mais nova.

Em 1996, Jim faz testes para participar do filme Hi-Lo Country, mas não consegue o papel. Ele conhece Sean Penn nos testes e eles tornam-se amigos. Nessa epoca, Jim chega a pensar em desistir de carreira de ator, e o melhor papel que consegue é o de piloto de R-18 em A Rocha. As coisas passam a melhorar apos conseguir o papel de Slovnic em G.I. Jane (Até o Limite da Honra), porem a maré vira definitivamente a favor de Jim quando o diretor Terrence Malick, apos 20 anos sem filmar, decide iniciar as filmagens de um novo filme. Um dos primeiros atores a ser escalado, Sean Penn, sugere a Malick que faça testes com Jim para o dificil papel de Witt. Jim disse que nunca chegou a fazer um teste de atuação para conseguir o papel: ele simplesmente jantou algumas vezes com o diretor, e nestas ocasiões este lhe perguntava coisas triviais, como a diferença entre "pasto" e "alfafa". Finalmente, em 1998, num filme recheado de grandes estrelas em papéis pequenos, Jim tem sua grande estreia e recebe reconhecimento internacional pela sua tocante atuação em Além da Linha Vermelha.

A partir de 1999, as portas passam a se abrir para Jim. Participa do filme de Ang Lee, Cavalgada com o Diabo, e de Alta Frequência com Dennis Quaid, que havia conhecido durante as filmagens de Wyatt Earp. É o proprio Quaid que o convence a participar do filme Olhar de Anjo, com Jennifer Lopez. Antes disso ele atua em A Corrente do Bem, com Kevin Spacey, no papel de um viciado em heroína. Nestes filmes tão diversos é possivel notar a versatilidade e empenho de Jim em cada um de seus papéis. Em 2001, Jim tem sua estreia como estrela principal no filme O Conde de Monte Cristo, com Guy Pierce.

Entre seus mais recentes filmes destacam-se Crimes em Primeiro Grau, com Morgan Freeman e Ashley Judd. Uma curiosidade interessante sobre o filme é que Jim recusou-se a atuar em uma cena de sexo com nudez, repetindo o ocorrido em Olhar de Anjo, alegando respeito à sua mulher e à sua religião.

Esse apego às suas crenças foi provavelmente o que levou Jim a aceitar o papel de Jesus no filme Paixão de Cristo, dirigido pelo também católico Mel Gibson. Filme extremamente controverso, devido ao fato de lidar com questões polêmicas da crucificação de Jesus, além de ser gravado em hebreu e aramaico, só será lancado em 2004. Desde então, o ator não emplacou em nenhuma outra produção de sucesso. Ele diz que tem sido evitado por Hollywood desde que aceitou ser Jesus Cristo.

Sua sorte, porém, pode estar novamente mudando, desde que J. J. Abrams, autor de séries como Lost e Alias, escalou o ator para seu novo projeto: Person of Interest.