Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Joris Ivens

Joris Ivens

Nomes Alternativos: George Henri Anton Ivens

22Número de Fãs

Nascimento: 18 de Novembro de 1898 (90 years)

Falecimento: 28 de Junho de 1989

Nijmegen, Gelderland - Países Baixos (Holanda)

Joris Ivens (Nijmegen, Holanda, 18 de novembro de 1898 — Paris, França, 28 de junho de 1989) foi um cineasta dos Países Baixos e ativista comunista.

Na escola, Ivens estudou economia, mas seu interesse por cinema era maior. Seu pai era proprietário de uma firma de cinema e fotografia, em Amsterdã, o que lhe conferiu aprendizado na área, de forma a se tornar um dos maiores expoentes do cinema documentário do século XX.

A exemplo de muitos intelectuais de sua época, Ivens era claramente simpatizante do partido comunista, defendendo em sua obra as ideias socialistas, o que lhe angariou diversas críticas. Em 1931, Ivens foi para a União Soviética, pata fazer Song of Heroes, um filme propaganda sobre a construção da nova cidade industrial de Magnitogorsk.

Entre 1936 e 1945, viveu nos Estados Unidos, onde fez vários filmes propaganda. Perseguido por seus ideais, deixou o país. Trabalhou depois em vários estúdios do leste europeu, e sua posição a favor do Bloco Comunista, na Guerra fria, incomodou o governo holandês, obrigando-o a renovar seu passaporte a cada três ou quatro meses.

Foi casado com a cineasta Marceline Loridan-Ivens. Morreu em Paris, em 1989, sendo enterrado no Cemitério de Montparnasse.

A luta dos homens no trabalho, uma constante dos documentários de Ivens, destaca o enfrentamento da natureza e das opressões sociais pelos trabalhadores nas mais diversas regiões do mundo, testemunhando os questionamentos de seu tempo.

Tem sido considerado um dos mais ativos criadores do “cinema experimental”, que nega as características do filme industrial: os estúdios, a representação, etc. É tido como um dos principais documentaristas do século XX.

Sua obra se situa, quase toda, sob o signo da água, elemento presente na maioria de seus documentários, onde o domínio da água exerce grande influência sobre o trabalho dos homens.