317ª Seção - Batalhão de Assalto

1965

La 317ème section

• The 317th Platoon / 317th Platoon - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Em 1954, a Guerra da Indochina começa a chegar ao fim após a derrota da França na batalha mortal de Dîen Bîen Phû. As forças francesas estão em plena retirada e correm o risco de serem atacadas - incluindo o Pelotão 317, uma unidade de soldados franceses e aliados do Laos que são guiados pelo idealista mas inexperiente Torrens e o ajudante Willsdorf, um ex-soldado que lutou na Segunda Guerra Mundial. Sua sobrevivência depende da conclusão de uma caminhada através da densa selva, uma extensão de território inimigo que está entre eles e a segurança do posto francês avançado mais próximo.

Este filme de Pierre Schoendoerffer é tão próximo da realidade que, no exército francês, ainda é usado para a instrução dos jovens comandantes de pelotão de infantaria. Uma história densa, filmada em estilo cinema verdade, quase documental, que influenciou inclusive outro clássico dos filmes de guerra, “Apocalypse Now” (1979).

31 de Março de 1965