Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Laurence Olivier

Laurence Olivier

Nomes Alternativos: Barão Olivier de Brighton | Laurence Kerr Olivier | Sir Laurence Kerr Olivier

252Número de Fãs

Nascimento: 22 de Maio de 1907 (82 years)

Falecimento: 11 de Julho de 1989

Dorking, Surrey - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Foi ator, produtor e diretor britânico nascido na Inglaterra, vencedor de prêmios como Oscar, Globo de Ouro, BAFTA e quatro vezes vencedor do Emmy. É considerado por muitos como um dos maiores atores da história.

Agraciado com o título de sir em 1947, Laurence Olivier foi um dos mais carismáticos atores do século XX. Sua presença em palco fascinava o público e sua credibilidade como intérprete, no drama como na comédia, proporcionou-lhe os maiores êxitos.

Filho de um pastor da igreja anglicana, ele pisou no palco pela primeira vez numa montagem amadora de "Júlio César", aos 10 anos de idade, e foram justamente as peças de Shakespeare que lhe proporcionaram as maiores glórias da carreira, tanto no cinema como no teatro. Representou, produziu e dirigiu as obras "Henrique V" em 1945, "Hamlet" em 1948, "Ricardo III" em 1956 e "Otelo" em 1965.

Ele participou de 121 peças de teatro, se apresentando nos palcos da Inglaterra, de vários países da Europa e nos Estados Unidos da América. Sua trajetória no cinema foi extensa mas irregular, tendo feito 65 filmes, alguns deles também como diretor.

No teatro ele conheceu a atriz com quem formaria um dos mais respeitados pares: Vivien Leigh com quem ficaria casado de 1940 até a década de 1960. Eles se conheceram em 1937 em uma montagem de "Hamlet".

Sua primeira premiação com o Oscar foi em 1946, por sua atuação e direção em "Henrique V". Dois anos depois sua produção "Hamlet" levou quatro Oscars: filme, ator principal (para Olivier), direção de arte e figurino. Em 1978 recebeu um Oscar especial pelo conjunto de sua obra e por sua contribuição à arte cinematográfica.

Em 1970, a rainha Elizabeth II lhe outorgou o título de Lorde, com direito a frequentar o Parlamento britânico. Ele morreu, aos 82 anos, de câncer no estômago, dormindo em sua casa ao lado de sua terceira mulher, a atriz Joan Plowright com quem teve três filhos. Laurence também escreveu dois livros:Confissões de um ator e Ser Ator onde descreve sua biografia como ator,desde a infância até o extremo sucesso que alcançou.

Em 1969 foi convidado para narrar o documentário sobre a Segunda Guerra Mundial: The World at War. Produzido de 1969 a 1973, as entrevistas inéditas com testemunhas oculares e personagens históricos, as raras imagens colhidas de diversos países envolvidos no conflito e a narração ímpar de Olivier, fizeram deste documentário o mais expansível e significativo de todos os tempos.

Cônjuge: Joan Plowright (de 1961 a 1989), Vivien Leigh (de 1940 a 1961), Jill Esmond (de 1930 a 1940)
Irmãos: Sybille Olivier, Gerard Dacres Olivier
Filhos: Tarquin Olivier, Richard Olivier, Tamsin Olivier, Julie Kate Olivier
Filiação: Gerard Olivier, Agnes Louise Crookenden