Lavoura Arcaica

Compartilhar
Lavoura Arcaica (2001)
Lavoura Arcaica Outros títulos
Média do filme: 4.2 de 5 — baseado em 3061 votos
MÉDIAFILMOW
4.2
3061 Avaliações
Minha avaliação:
Salvando
Dirigido por Luiz Fernando Carvalho
País de origem Brasil 🇧🇷
Duração 172 min (2h52)
Classificação indicativa de Lavoura Arcaica: 12 - Não recomendado para menores de 12 anos

Dirigido por

Duração

172 minutos Classificação indicativa de Lavoura Arcaica: 12 - Não recomendado para menores de 12 anos
Carregando Publicidade...

Sinopse

André (Selton Mello) é um filho desgarrado, que saiu de casa devido à severa lei paterna e o sufocamento da ternura materna. Pedro (Leonardo Medeiros), seu irmão mais velho, traz ele de volta ao lar a pedido da mãe. André aceita retornar, mas irá romper os alicerces da família devido aos sentimentos que, desde criança, nutre por sua bela irmã Ana (Simone Spoladore).
Baseado no romance homônimo de Raduan Nassar.

Fotos e Trailers

Trailers (1)
Filmow+
Ticket de Prata

Sem anúncios

Comprar
Filmow+
Ticket de Prata

Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções

  • Navegue sem anúncios
  • Badge exclusivo Filmow+ no perfil
  • Acesso antecipado a novidades
  • Apoie a comunidade cinéfila
Comprar agora

Trailer do dia

A Bola Preta | Trailer Legendado

A Bola Preta

Comentários 0
amigos querem ver
lethyciadias
Lethycia Dias
1 semana atrás

Bonito demais

cristhiano
Cristian O. Santos
3 semanas atrás

IMPRIMATUR - visto no cinema em 2002:

A atmosfera do filme é incrível e a produção é excelente. Embora seja um pouco longo, ele merecia muito mais reconhecimento mundial.

Avaliação em nota: 8.4

fbiojosbatista2
Fábio
6 meses atrás

Adaptar livro para o cinema é sempre difícil.

editado
cassiusclay
Gabriel
1 ano atrás

Comentário contando partes do filme. Mostrar.

A princípio, parece que se desenvolverá um épico brasileiro. Com o passar do filme, vemos que tudo é um grande devaneio de André. Imagens lindas são mostradas. Amplas, nostálgicas, grandiosas, estas paisagens contam a história do protagonista com a narração dele próprio, que tem inúmeros dilemas que envolvem sua família, mas que se tornam repetitivos ao longo das quase três horas. O moralismo do pai claramente o incomoda, a hierarquia familiar também é algo que o inquieta, porém não vejo um grande contraponto a isso nos momentos em que ele conta de sua ida para o mundo. Enquanto a vida em família é amplamente mostrada, o que acontece fora dali é centralizado em dois quartos. A revolta de André parece muito mais algo que (como ele próprio diz) vem de dentro, desde jovem. E tudo bem que seja assim, porém há uma verborragia que vejo como exagerada na repetição das mesmas frases grandiloquentes bradadas por André. Ele quase se torna seu pai nestes momentos.
A volta dele mostra que todos ali estão seduzidos pelo lado de fora do núcleo familiar, porém esta sedução não tem tempo de ser desenvolvida e é pouco comprável. Vemos seus irmãos querendo fugir ou usar os itens da caixa trazida, mas nada muito além disso. Talvez não seja necessário e já baste mostrar a insatisfação e falta de voz da família sob o comando do pai, porém estes momentos vindos com uma narração demasiadamente explicativa traz novamente o que já foram as últimas horas, ao invés de deixar que a imagem e os personagens falem e criem suas narrativas sozinhos.
Uma desequilibrada combinação entre imagens que sozinhas contam sua história com palavras demais, excessivamente explicativas. Talvez um apego muito grande ao texto original?
Para quem gostou, recomendo Agatha e as Leituras Ilimitadas. Menos verborrágico.

"Pois só a justa medida do tempo dá a justa natureza das coisas."

Carregando Publicidade...
½
1
2
3
4
5

Listas com o filme

Ver todas as listas (763)
Cores do Destino As Quatro Voltas Antiviral Stalker Mistérios e Paixões
Filmes sensoriais
por davimcmello
Na Natureza Selvagem A Menina que Roubava Livros As Vantagens de Ser Invisível À Espera de Um Milagre Forrest Gump: O Contador de Histórias
Cinema e Literatura ***
por andersontak

Elenco de Lavoura Arcaica

Mostrar mais (10)
Juliana Carneiro da Cunha 3 18

Juliana Carneiro da Cunha

(Mãe)
Leonardo Medeiros 4 153

Leonardo Medeiros

(Pedro)
Raul Cortez 5 237

Raul Cortez

(Pai)
Selton Mello 93 10,0K

Selton Mello

(André)
Simone Spoladore 25 420

Simone Spoladore

(Ana)
Caio Blat 29 1,6K

Caio Blat

(Lula)

Se você gostou deste filme, confira também estes aqui: