Primeiro fiz uma lista com alguns filmes dos meus diretores favoritos (alguns deles são do tipo "ame ou odeie"). Depois, tem uma lista com vários filmes (tem muito diretor bom por lá, também). Deixei de fora aqueles clássicos que aparecem em toda lista. A maior parte não é filme comercial, não tem aquele ritmo frenético, então quem é muito impaciente não vai gostar.
Kathryn Bigelow: Guerra ao Terror, Zero Dark Thirty
Quentin Tarantino: Pulp Fiction, Bastardos Inglórios, Django Unchained
David Fincher: O Curioso Caso de Benjamin Button, A Rede Social, Millenium
Martin Scorsese: Os Infiltrados, Ilha do Medo, The Wolf of Wall Street
Stephen Daldry: Billy Elliot, As Horas, O Leitor, Tão Forte e Tão Perto
Paul Thomas Anderson: Boogie Nights, Magnólia, Sangue Negro, O Mestre
Darren Aronosfky: Requiem para um Sonho, O Lutador, Cisne Negro
Irmãos Coen: Fargo, Onde os Fracos Não Têm Vez, Bravura Indômita
Sam Mendes: Beleza Americana, Revolutionary Road
Alexander Payne: Sideways, Nebraska
Jason Reitman: Juno, Amor sem Escalas, Young Adult
Clint Eastwood: Sobre Meninos e Lobos, Menina de Ouro, A Troca
Woody Allen: Match Point, Meia-Noite em Paris, Blue Jasmine
12 Years a Slave, Gravity, Her, Blue is the Warmest Colour, August: Osage County, Frances Ha, Desejo e Reparação, Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, Moonrise Kingdom, 500 Dias com Ela, Melancolia, Precisamos Falar sobre Kevin, Drive, Rust and Bone, Preciosa, Dúvida, Educação, Into the Wild, Almost Famous, Erin Brockovich, A Árvore da Vida, Tiranossauro (drama), The Sessions, Capote, Pequena Miss Sunshine, Closer - Perto Demais