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Panorama Crítico do Cinema Chinês

Filmes para estudo do cinema chinês, utilizados na disciplina Panorama Crítico do Cinema Chinês: Estética, Política e Intermidialidade ministrada por Cecília Mello no programa de pós graduação da Escola de Comunicação e Artes da USP.

Objetivos:

O objetivo principal do curso será traçar um panorama crítico da cinematografia chinesa lato sensu, que inclui o cinema da China Continental, de Hong Kong e de Taiwan, a partir da obra do diretor chinês de maior relevo no cenário contemporâneo, Jia Zhangke. Ao fim desse curso, os alunos terão se familiarizado com os principais momentos da história dos cinemas em chinês; entrarão em contato com a obra dos diretores Jia Zhangke, Hou Hsiao-hsien, Zhang Yuan, Fei Mu, Wang Bing, Lou Ye, Wu Wenguang, Zhang Yimou, Chen Kaige, Xie Jin, Yuan Muzhi, John Woo, King Hu, Edward Yang e Tsai Ming-liang; Serão capazes também de fazer uso crítico de conceitos teóricos como a noção de arte política de Jacques Rancière, o cinema como arte espacial de Giuliana Bruno, o cinema impuro e o realismo de André Bazin, o melodrama de Laura Mulvey, o cinema pós-modernista de Fredric Jameson e a política da impureza de Lúcia Nagib. Desenvolverão seu pensamento crítico através do trabalho escrito.

Justificativa:

Os cinemas em chinês ainda são bastante desconhecidos no Brasil, apesar de sua grande importância no panorama do cinema mundial. A obra de Jia Zhangke, justamente por sua intermidialidade e intertextualidade essenciais, apresenta-se como uma excelente porta de entrada para essa cinematografia. O foco das discussões recairá sobre questões estéticas, políticas e o conceito de intermidialidade, que se refere, entre outras coisas, à interação entre o cinema e outras formas de arte. Essa interação será estabelecida a partir de seus determinantes culturais e históricos, permitindo assim um distanciamento em relação à perspectiva eurocêntrica, aliado à busca na história da arte chinesa por elementos para uma hibridização conceitual, apta a abordar a intermidialidade em questão. A pesquisa documental deverá ser realizada ao longo do semestre, paralelamente às aulas ou aos encontros, com avaliação final.

Conteúdo:

O curso oferece uma discussão sobre a história dos cinemas chineses através do estudo dos conceitos de realismo, melodrama, o espaço cinematográfico, a intermidialidade e a noção de arte política. 1. Introdução ao curso: noções básicas de história, cultura e introdução ao sistema linguístico chinês. O último imperador (The Last Emperor, Bernardo Bertolucci, 1987) Tempo de viver (活着,Zhang Yimou, 1994) Summer Palace (颐和园, Lou Ye, 2006) 2. Do cinema de paisagem à geração urbana: Quinta e Sexta Gerações Xiao Shan Going Home (小山回家, Jia Zhangke, 1995) Beijing Bastards (北京杂种, Zhang Yuan, 1993) O sorgo vermelho (红高粱, Zhang Yimou, 1987) 3. Realismo da 5ª para a 6ª geração Xiao Wu (小武, Jia Zhangke, 1997) Nenhum a menos (一个都不能少, Zhang Yimou, 1999) The Killer (喋血双雄, John Woo, 1989) 4. Entre Shaoshan e Taiwan: cinema, música e teatro Plataforma (站台, Jia Zhangke, 2000) The Boys from Fengkuei (風櫃來的人, Hou Hsiao-hsien, 1983) 5. Datong anos 2000, Shanghai anos 1930: a primeira era de ouro do cinema chinês Prazeres desconhecidos (任逍遙, Jia Zhangke, 2002) Street Angel (马路天使, Yuan Muzhi, 1937) 6. Narrativas em rede: pós-modernismo, globalização e história O mundo (世界, Jia Zhangke, 2004) The Terrorizers (恐怖分子, Edward Yang, 1986) 7. As características chinesas do melodrama Cry Me a River (河上的爱情, Jia Zhangke, 2008) Primavera em uma pequena cidade (小城之春, Fei Mu, 1948) As coisas simples da vida (一一, Edward Yang, 2000) 8. O cinema do leste asiático e a pintura em rolo Em busca da vida (三峡好人, Jia Zhangke, 2006) Terra Amarela (黄土地, Chen Kaige, 1984) Crisântemos tardios (残菊物語, Kenji Mizoguchi, 1939) 9. A Cidade Efêmera, O Cinema Efêmero Em busca da vida (三峡好人, Jia Zhangke 2006) A passarela se foi (天桥不见了, Tsai Ming-liang, 2002) 100 flowers hidden deep (Chen Kaige, 2002) 10. O movimento documentarista chinês 24 City (二十四城记, Jia Zhangke, 2008) Bumming in Beijing: The Last Dreamers (流浪北京, Wu Wenguang, 1990) Fengming, a Chinese Memoir (和凤鸣, Wang Bing, 2007) 11. Visões da China Memórias de Shanghai (海上传奇, Jia Zhangke, 2010) Chung Kuo, Cina (Michelangelo Antonioni, 1972) 12. Cinema, ópera, wuxia Um toque de pecado (天注定, Jia Zhangke, 2013) Red Detachment of Women (红色娘子军, Xie Jin, 1961) A Touch of Zen (侠女King Hu, 1971) A Better Tomorrow (英雄本色, John Woo, 1986) Goodbye, Dragon Inn (不散, Tsai Ming-liang, 2003)

Forma de Avaliação:

Participação em aula, seminários, projeto de monografia (semana 5) e entrega da monografia ao final.

Observação:

Bibliografia:

Bazin, André (2014), “Por um cinema impuro – defesa da adaptação”, in Bazin, André, O que é o cinema?. São Paulo: Cosac & Naify.
Berry, Michael (2009), Xiao Wu/Platform/Unknown Pleasures: Jia Zhangke’s ‘Hometown Trilogy’. London: Palgrave Macmillan on behalf of the BFI.
Berry, Michael (2005), Speaking in Images: Interviews with Contemporary Chinese Filmmakers. New York: Columbia University Press.
Ward, Julian (2011), “The Remodelling of a National Cinema: Chinese Films of the Seventeen Years”, in Lim, Song Hwee e Ward, Julian, The Chinese Cinema Book. London: BFI.
Berry, Chris e Rofel, Lisa (2010), “Introduction”, in Berry, Chris, Lu, Xinyu e Rofel, Lisa (orgs), The New Chinese Documentary Film Movement: For the Public Record. Hong Kong: Hong Kong University Press.
Berry, Chris e Farquhar, Mary (2006), “Operatic Modes”, “Realist Modes”, Chronology”, in Berry, Chris e Farquhar, Mary, China on Screen: Cinema and Nation. New York: Columbia University Press.
Bruno, Giuliana (2007). “Site-Seeing: The Cine City”, “Haptic Routes: View Painting and Garden Narratives”, in Atlas of Emotion: Journeys in Art, Architecture and Film. Nova York: Verso,
pp. 15-42.
Burch, Noël (1990), “Mizoguchi Kenji”, in Nagib, Lúcia (org.), Mestre Mizoguchi, uma lição de cinema. São Paulo: Navegar.
de Luca, Tiago (2011), “Realism of the Senses: a tendency in contemporary world cinema”, in L. Nagib, C. Perriam & R. Dudrah (eds.), Theorising World Cinema. London/New York: I.B. Tauris.
Eisenstein, Sergei. “Montage and Architecture”, in GLENNY, Michael e TAYLOR, Richard (orgs) Eisenstein Volume 2: Towards a Theory of Montage. Londres: British Film Institute, 2010.
Jameson, Fredric (1992), “Remapping Taipei”, in The Geopolitical Aesthetic: Cinema and Space in the World System. Bloomington, Indiana and London: Indiana University Press and BFI
Jia, Zhangke (2014), “A era dos filmes amadores está para voltar”, “Sobre a sexta geração”, “Eu não poetizo minha experiência”, “Filme aquilo em que você acredita”, “Isto é ficção e também um documentário”, “Eu preciso de álcool para que meus pensamentos voem”, in Jia Zhangke, A Cidade em Quadro. Catálogo da Mostra Jia Zhangke, A Cidade em Quadro. Rio de Janeiro: Caixa Cultural.
Lu, Tonglin (2011), “Taiwan New Cinema and Its Legacy”, in Lim, Song Hwee e Ward, Julian, TheChinese Cinema Book. London: BFI.
McGrath, Jason (2011), “The Urban Generation: Underground and Independent Films from the PRC”, in Lim, Song Hwee e Ward, Julian, The Chinese Cinema Book. London: BFI.
McGrath, Jason (2007), “The Independent Cinema of Jia Zhangke: From Postsocialist Realism to Transnational Aesthetic”, in Zhang, Zhen (org.) The Urban Generation: Chinese Cinema and Society at the Turn of the Twenty-first Century. Durham e Londres: Duke University Press.
Martin, Fran (2003), “The European Undead: Tsai Ming-liang’s Temporal Dysphoria”,
Senses of Cinema, disponível em http://www.sensesofcinema.com/2003/feature-articles/tsai_european_undead/
Massey, Doreen (2008). Pelo Espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, pp. 19-56.
Mello, Cecilia (2014). “Jia Zhangke’s Cinema and Chinese Garden Architecture.” In Impure Cinema: Intermedial and Intercultural Approaches to Film, ed. Lúcia Nagib and Anne Jerslev, London: I.B. Tauris.
Mello, Cecília (2014), ‘Interview with Jia Zhang-ke’. In Aniki : Portuguese Journal of the Moving Image. [Online] 1:2. Disponível em http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/91
Mello, Cecília (2014), ‘Space and Intermediality in Jia Zhang-ke’s Still Life’. In Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image. [Online] 1:2. Disponível em http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/92
Mello, Cecília (2014), “Realismo e intermidialidade no cinema de Jia Zhangke”, in in Jia Zhangke, A Cidade em Quadro. Catálogo da Mostra Jia Zhangke, A Cidade em Quadro. Rio de Janeiro: Caixa Cultural.
Mello, Cecília (2011), “An-danças Urbanas em Xiao Wu e Na Cidade de Sylvia”. In Revista Eco-Pós, UFRJ, Rio de Janeiro, vol. 14, outubro 2011. Disponível em http://www.pos.eco.ufrj.br/ojs2.2.2/index.php?journal=revista&page=article&op=view&path%5B%5D=426
Ming-yeh T. Rawnsley (2009), ‘Obsevational Realism in New Taiwan Cinema’, in L. Nagib and C. Mello (eds), Realism and the Audiovisual Media. Basingstoke: Palgrave, pp. 96-107.
Mulvey, Laura (1989), “Melodrama Inside and Outside the Home”, in Mulvey, Laura, Visual and Other Pleasures. London: Palgrave.
Nagib, Lúcia e Cecília Mello (2009), “Introduction”, in L. Nagib and C. Mello (orgs), Realism and the Audiovisual Media. Basingstoke: Palgrave, pp. xiv-xxv
Nagib, Lúcia (2014), “The Politics of Impurity”, In Impure Cinema: Intermedial and Intercultural Approaches to Film, ed. Lúcia Nagib and Anne Jerslev, London: I.B. Tauris.
Pang, Laikwan (2011), “The Making of a National Cinema: Shanghai Films of the 1930s”, in Lim, Song Hwee e Ward, Julian, The Chinese Cinema Book. London: BFI.
Pickowicz, Paul G. (2011), “Chinese Film-making on the Eve of the Communist Revolution”, in Lim, Song Hwee e Ward, Julian, The Chinese Cinema Book. London: BFI.
Rancière, Jacques (2009), A Partilha do Sensível : Estética e Política. São Paulo: EXO e Editora 34.
Spence, Jonathan D (1996), Em busca da China moderna: quatro séculos de história. São Paulo: Companhia das Letras.
Tan, Ye e Yun, Zhu (2012), “Introduction”, “Chronology”, in Historical Dictionary of Chinese Cinema. Lanham, Toronto, Plymouth, UK: The Scarecrow Press, Inc.
Trevisan, Cláudia (2009), Os chineses. São Paulo: Editora Contexto.
Ward, Julian (2011), “The Remodelling of a National Cinema: Chinese Films of the Seventeen Years”, in Lim, Song Hwee e Ward, Julian, The Chinese Cinema Book. London: BFI.
Wu, Wenguang (2010), “DV: Individual Filmmaking”, in Berry, Chris, Lu, Xinyu e Rofel, Lisa (orgs), The New Chinese Documentary Film Movement: For the Public Record. Hong Kong: Hong KongUniversity Press.
Xiang, Alice (2013), “‘When Ordinary Seeing Fails’: Reclaiming the Art of Documentary in Michelangelo Antonioni’s 1972 China Film Chung Kuo”. Disponível em Xiao, Jiwei (2013), “A Traveller’s Glance: Antonioni in China”. New Left Review, 79, Jan, Feb 2013, pp. 103-120.
Zhang, Zhen (2007), “Introduction: Bearing Witness: Chinese Urban Cinema in the Era of ‘Transformation’”, in Zhang, Zhen (org.), The Urban Generation: Chinese Cinema and Society at the Turn of the Twenty-first Century. Durham e Londres: Duke University Press.
Zhang, Yingjin (2010), “Space of Polylocality”, in Zhang, Yingjing, Cinema, Space, and Polylocality in A Globalizing China. Honolulu: University of Hawai’i Press.
Zhang, Yingjin (2004), “Cinema and the nation-state in the PRC, 1949-78”, in Zhang, Yingjin, Chinese National Cinema. New York: Routledge.
Zhang, Yingjin (2007), “Rebel Without a Cause? China’s New Urban Generation and Postsocialist Filmmaking”, in Zhang, Zhen (org.) The Urban Generation: Chinese Cinema and Society at the Turn of the Twenty-first Century. Durham e Londres: Duke University Press.

Lista editada há 1 ano

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  1. O Último Imperador (The Last Emperor)

    O Último Imperador

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  2. Tempo de Viver (Huo zhe)

    Tempo de Viver

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  3. Palácio de Verão (Yihe yuan / Summer Palace)

    Palácio de Verão

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  4. Sorgo Vermelho (Hong Gao Liang)

    Sorgo Vermelho

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  5. Nenhum a Menos (Yi Ge Dou Bu Neng Shao)

    Nenhum a Menos

    4.2 94
  6. Os Bastardos de Pequim (Beijing za zhong)

    Os Bastardos de Pequim

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  7. Xiao Shan Going Home (Xiaoshan huijia)

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  8. Xiao Wu, um Artista Batedor de Carteiras (Xiao Wu)

    Xiao Wu, um Artista Batedor de Carteiras

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  9. Prazeres Desconhecidos (Ao no inazuma / Unknown Pleasures )

    Prazeres Desconhecidos

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  10. O Matador (Dip huet seung hung)

    O Matador

    4.0 48
  11. O Som ao Redor (O Som ao Redor)

    O Som ao Redor

    3.8 951 Assista Agora
  12. O Mundo (Shijie)

    O Mundo

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  13. Cry Me a River (Heshang aiqing)

    Cry Me a River

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  14. Plataforma (Zhantai)

    Plataforma

    4.0 10
  15. Os Garotos de Fengkuei (Feng Gui Lai De Ren)

    Os Garotos de Fengkuei

    3.6 1
  16. A Canção da Estrada (Pather Panchali)

    A Canção da Estrada

    4.4 49
  17. Os Terroristas (Kong Bu Fen Zi)

    Os Terroristas

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  18. Em Busca da Vida (Sanxia Haoren)

    Em Busca da Vida

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  19. Dong (Dong)

    Dong

    3.8 1
  20. Terra Amarela (Huang tu di)

    Terra Amarela

    4.0 3
  21. Crisântemos Tardios (Zangiku Monogatari)

    Crisântemos Tardios

    4.1 15
  22. Primavera Numa Pequena Cidade (Xiao Cheng Zhi Chun)

    Primavera Numa Pequena Cidade

    3.9 4
  23. The Skywalk is Gone (Tian Qiao Bu Jian Le)

    The Skywalk is Gone

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  24. Dez Minutos Mais Velho: O Trompete (Ten Minutes Older: The Trumpet)

    Dez Minutos Mais Velho: O Trompete

    4.0 6
  25. China (Chung Kuo – Cina)

    China

    4.0 2
  26. 24 City (Er Shi Si Cheng Ji)

    24 City

    4.0 5
  27. Bumming in Beijing (流浪北京)

    Bumming in Beijing

    0
  28. Fengming: Memórias de uma Chinesa (He Fengming)

    Fengming: Memórias de uma Chinesa

    4.5 0
  29. Um Toque de Pecado (Tian Zhu Ding)

    Um Toque de Pecado

    3.8 55
  30. The Red Detachment of Women (Hong se niang zi jun)

    The Red Detachment of Women

    4.3 0
  31. A Tocha de Zen (Hsia Nu)

    A Tocha de Zen

    3.9 10
  32. Alvo Duplo (Ying Hung Boon Sik)

    Alvo Duplo

    3.9 24 Assista Agora
  33. Adeus, Dragon Inn (Bu San)

    Adeus, Dragon Inn

    3.8 37

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