Nascimento: 26 de Maio de 1980 (44 years)
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Mariana nasceu no Rio de Janeiro em 1980 na Tijuca, mas passou a maior parte da infância no bairro do Grajaú. Filha de uma bancária pernambucana e um comerciário carioca, desde cedo dava sinais da veia artística: destacava-se nas aulas de ballet e jazz, e aos nove anos começou a cursar teatro. Fissurada por televisão, foi figurante na novela "Top Model" e dizia a quem perguntasse o que seria quando crescesse: ATRIZ.
Aos onze anos mudou-se com os pais e o irmão para Vitória (ES), onde passou toda a adolescência. Lá fez alguns cursos livres e cerca de seis espetáculos de teatro paralelamente ao colégio.
Em 1997, temporariamente afastada das artes, foi convencida de que seria importante ter uma outra formação, assim, prestou vestibular para Publicidade e Propaganda e voltou à sua cidade natal para estudar na UFRJ. Geminiana típica, dona de interesses e talentos variados, durante o curso trabalhou cerca de dois anos como professora de lambaeróbica (acreditam???).
Em 2001, desiludida com a faculdade e tomada pela imensa saudade dos palcos, Mariana retomou a carreira artística com força total, profissionalizando-se. Passou então a adotar o sobrenome de seu avô paterno: Xavier.
Para custear a vida e os investimentos na carreira, trabalhou como monitora de Língua Portuguesa e Literatura e depois como assistente de marketing num famoso colégio carioca . Integrou as Oficinas de Criação de Espetáculo (de Ernesto Piccolo e Rogério Blat), fez Oficina de Técnica Vocal com a Armazém Cia de Teatro, Dramaturgia Corporal com a professora Maria Pia Scognamiglio e, após participar com grande sucesso da primeira edição do Festival Criação Teatral Volkswagen, fundou com seus companheiros de palco a Cia Escaramucha de Teatro, da qual participa há 10 anos como atriz e produtora.
Em 2007, decidiu dedicar-se exclusivamente às artes cênicas. Estudou interpretação para TV e cinema com na escola ArtCênicas, de Antônio Amâncio, e com o diretor Ignácio Coqueiro. Fez aulas de canto com grandes nomes como Jorge Maya, Gilberto Chaves, Pedro Calheiros, André Gabeh e Dani Calazans, e de ballet, jazz e sapateado na Pas-de-Deux Escola de Dança.
Em 2009, assumiu um compromisso ainda maior com seu trabalho ao abrir a Trampo Produções Culturais com sua amiga e sócia, a também atriz Helena Cunha.