Memórias do Medo

1979

Memories of Fear

Tendo Brasília como cenário, o filme tenta recriar o ambiente político do Brasil quando os civis puderam fundar novos partidos políticos, após 10 anos de rígidas regras militares.
Em meio a uma crise de âmbito nacional, um grupo de políticos funda um partido de oposição ao regime militar, desencadeando violenta denúncia contra multinacionais que atuam no país. Exploradora da jazida da Gangorra, a United Mining, multinacional americana que está sendo acusada de diversas irregularidades, vê na luta interna que divide o partido de oposição sua única chance de silenciar a campanha nacionalista que a denuncia. Desenvolve-se, assim, um jogo que termina por conduzir os personagens a uma trágica trama de corrupção e medo.
Primeiro filme de Alberto Graça, Memórias do Medo foi selecionado para a Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes, em 1979.

1979