Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Nicolas Cage

Nicolas Cage

Nomes Alternativos: Nicholas Kim Coppola

9705Número de Fãs

Nascimento: 7 de Janeiro de 1964 (52 years)

Long Beach, Califórnia - Estados Unidos da América

Sobrinho do cineasta Francis Ford Coppola e da atriz Talia Shire (a irmã de Al Pacino na trilogia "O Poderoso Chefão"), Nicolas Coppola nasceu em Long Beach (Califórnia) e mudou-se aos 12 anos para São Francisco. Aos 15, matriculou-se numa escola de teatro e atuou em sua primeira montagem, "Golden Boy". Seu primeiro trabalho foi um pequeno papel na série de TV The Best Of Times, de 1980 a 1981. Dois anos após, graças ao tio, teve a chance de estrear no cinema, aos 17 anos, em "O Selvagem da Motocicleta" (1983). Foi a primeira e única vez que usou, nos créditos, o sobrenome Coppola. O pseudônimo Cage teria sido inspirado por um personagem de HQ e pelo compositor John Cage, que o ator admira.

Admirador de Jerry Lewis, Marlon Brando e James Dean, ele trabalhou mais duas vezes com o tio ("Cotton Club", 1984, e "Peggy Sue - Seu Passado a Espera", 1986), e uma sob a direção do irmão, Christopher Coppola ("Engano Mortal", 1993). Mas só ganharia mesmo a fama por Asas da Liberdade e pelo romântico Feitiço da Lua, de 1987, no qual atuava junto a Cher. No mesmo ano, fez sua primeira comédia adulta, Arizona Nunca Mais. Estes dois últimos ajudaram a sedimentar sua carreira e lhe garantiram diversos papéis em filmes bastante variados, como Coração Selvagem, Lua-de-Mel a Três e até mesmo na comédia O Guarda-costas e a Primeira Dama.

Muito ativo, especializou-se em tipos simplórios e românticos. Para acabar com essa imagem, aceitou o papel de um assassino na refilmagem de "O Beijo da Morte" (1995), que considerou um trabalho "desafiante e diferente".

No mesmo ano de 1995, foi convidado a participar de Despedida em Las Vegas, um filme independente sobre um alcoólatra suicida, aceitou o papel principal pela bagatela de 240 mil dólares - um cachê relativamente baixo se comparado aos 6 milhões que ganharia com A Outra Face. Em compensação, recebeu os melhores elogios da crítica e ainda levou o Oscar de melhor ator pelo seu trabalho no filme. Desde então, Nicolas passou a atuar em vários thrillers de ação, dividindo as telas com grandes nomes do cinema como Sean Connery em A Rocha, John Malkowich em Con Air, e John Travolta no eletrizante suspense de John Woo chamado A Outra Face. Em 1998 fez um anjo que se apaixona por Meg Ryan em Cidade dos Anjos, um filme inspirado no clássico de Wim Wenders Wings of Desire e Olhos de Serpente (Snake Eyes), com direção de Brian DePalma e mais recentemente fez Oito Milímetros (1999). Fora das telas, Cage vive em uma mansão gótica no alto de uma montanha em Hollywood com sua mulher, a atriz Patricia Arquette, com quem namorou durante oito anos antes de casar-se em Abril de 1995 e tem um filho de sua ex-namorada Christina Fulton.