Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Peter Fonda

Peter Fonda

Nomes Alternativos: Peter Henry Fonda

123Número de Fãs

Nascimento: 23 de Fevereiro de 1940 (77 years)

New York City, New York - Estados Unidos da América

Peter Fonda é filho de Henry Fonda, irmão de Jane Fonda e pai de Bridget Fonda, todos também atores, e de Justin Fonda. Desde 1975 é casado com Portia Crockett.

Peter Fonda possui ascendentes neerlandeses ("holandeses") do lado paterno.

Fonda encontrou trabalho na Broadway , onde ele ganhou notoriedade com ''Blood, Sweat and Stanley Poole''. Ele mudou-se para Hollywood para fazer filmes. Ele começou sua carreira no cinema em papéis principais românticos. Ele estreou em ''Tammy and the Doctor'' (1963), que ele chamou de "Tammy and the Schmuckface". Mas a intensidade do Fonda impressionou Robert Rossen , que dirigiu em ''Lilith'' (1964). Ele também estava em ''The Victors'' (1964) e desempenhou o papel principal masculino em ''The Young Lovers'' (1964), sobre a gravidez fora do casamento.

Através de sua amizade com os membros da banda Byrds , Fonda visitou os Beatles em sua casa alugada em Bento Canyon em Los Angeles, em agosto de 1965. Enquanto John Lennon , Ringo Starr , George Harrison , e Fonda estavam sob a influência do LSD , Lennon ouviu Fonda dizer: "Eu sei como é estar morto." Lennon usou esta frase como a linha de tag para sua canção, " She Said She Said ", que foi incluído na Revolver álbum (1966).

Primeiro papel no cinema orientada a contracultura de Fonda foi como o personagem principal "Hells Angels", do mestre Roger Corman, depois no excelente ''The Wild Angels'' (1966). No filme, Fonda entregou um "elogio" no serviço de funeral de um anjo caído. Este foi amostrado na Primal Scream gravação "carregado" (1991), e em outras canções de rock. Fonda próxima desempenhou o papel principal masculino no filme de Corman ''The Trip'' (1967), um exame sobre a experiência e "consequências" do consumo de LSD.

Ficou mundialmente famoso por sua atuação no filme Easy Rider (no Brasil, Sem Destino). Por esse filme ele recebeu uma indicação como roteirista e Fonda virou um ícone da contracultura dos anos 60.

Depois do sucesso de Easy Rider, tanto Hopper e Fonda foram procurados para projetos de cinema. Hopper fez o épico selva ex-viciado em drogas ''The Last Movie'' (em que Fonda co-estrelou junto com a cantora Michelle Phillips do The Mamas & the Papas ). Fonda dirigiu o ocidental filme, ''The Hired Hand'' (1971). Fonda tomou o papel principal em um elenco que também contou com Warren Oates , Verna Bloom e o poeta Michael McClure.

Em 1976, Fonda atuou ao lado de Susan St. James como um músico na corrida em ''Outlaw blues'' e, em ''Futureworld'', uma sequela de ficção científica frustrada de Westworld . Em 1979, dirigiu e estrelou o drama Wanda Nevada junto com Brooke Shields . Seu pai Henry Fonda fez uma breve aparição bem, e é o único filme em que eles tocaram juntos. Fonda teve uma participação especial como o "Chefe dos motociclistas" em 1981, no slapstick comedy de grande sucesso ''Quem Não Corre, Voa/The Cannonball Run''.

Depois de anos de filmes que não atraem muita atenção, Fonda receberam alta perfil de reconhecimento de crítica e elogios universal por sua atuação em ''O Ouro de Ulisses/Ulee's Gold'' (1997). Ele retratou uma estoica apicultor do Norte da Flórida que, apesar de sua vida familiar tumultuada, transmite uma sensação de integridade para seu filho condenado rebelde. Ele assume riscos para proteger os que abusam de drogas. Seu desempenho lhe valeu uma segunda indicação ao Oscar dessa vez para Melhor Ator.

Em 2000, ganhou Golden Globes, USA de ator por ''The Passion of Ayn Rand''.

Em 2003, ganhou sua Walk of Fame.

Em 2007 interpretou Mefisto no filme do ''Motoqueiro Fantasma'' e também fez um retorno notável para a tela grande como o caçador de recompensas Byron McElroy na refilmagem de 1957 Ocidental , ''Os Indomáveis/3:10 to Yuma'' . Ele apareceu em conjunto com Christian Bale e Russell Crowe

Peter Fonda emprestou sua voz ao personagem "The Truth" do jogo GTA San Andreas. Uma suposta frase dita por Peter após tomar ácido foi usada na letra da música "She Said, She Said" dos Beatles, "Eu sei como é estar morto".

Cônjuge: Margaret DeVogelaere (desde 2011), Portia Rebecca Crockett (de 1975 a 2011), Susan Brewer (de 1961 a 1974)
Filhos: Bridget Fonda, Justin Fonda
Irmãs: Jane Fonda, Amy Fishman, Frances de Villers Brokaw
Pais: Henry Fonda, Frances Ford Seymour