Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Dennis Hopper

Dennis Hopper

Nomes Alternativos: Dennis Lee Hopper

427Número de Fãs

Nascimento: 17 de Maio de 1936 (74 years)

Falecimento: 29 de Maio de 2010

Dodge City, Kansas - Estados Unidos da América

Dennis Hopper iniciou sua carreira ainda adolescente, debutando na série de televisão "Medic". Em 1955 ele chegaria às telas grandes contracenando com o maior ídolo adolescente da época, James Dean - de quem se tornou amigo - no clássico Juventude Transviada. Dean e Hopper voltariam a se encontrar no ano seguinte em Assim Caminha a Humanidade. Mas após a morte trágica de Dean, Hopper incorpora seu temperamento instável e acaba na mira dos estúdios.

Para livrar-se do estereótipo de "garoto-problema", que seus papéis anteriores criaram, o ator começa a estudar no Actors Studio. Mas a tática não obtém grandes resultados e, após enlouquecer a equipe de Caçada Humana com suas manias e exigências, Hopper torna-se uma "persona non grata" em Hollywood. O castigo seria passar quase uma década em filmes B - senão longe das câmeras - com algumas parcas tentativas de reconquistar seu lugar.

Dos filmes B, ele passaria no fim da década de 60 aos filmes psicodélicos, como Viagem ao Mundo da Alucinação de Roger Corman, que tornariam o ator um ídolo entre os apreciadores da contra-cultura. Para sua nova audiência, Hopper resolve dirigir seu primeiro filme. O resultado é Sem Destino, uma viagem alucinada de moto com Peter Fonda e Jack Nicholson pelo meio de um Estados Unidos que mal sabia o que era a Guerra do Vietnã, que arrecadou milhões nas bilheterias e permanece até hoje como um dos maiores ícones da geração dos anos 60 e da contra-cultura.

Sem Destino eleva Hopper automaticamente ao status de cineasta promissor, o que lhe dá a liberdade de produzir, em 1971, um documentário autobiográfico, American Dreamer.

Sua última aparição pública aconteceu em março de 2010, quando inaugurou sua estrela na Calçada da Fama em Hollywood. Faleceu cercado por parentes, em sua casa em Venice, no subúrbio de Los Angeles. A morte se deu às 8h15 locais (12h15 de Brasília), segundo Alex Hitz, amigo do ator e diretor de "Sem destino" (no título original "Easy rider"). Ele sofria de câncer na próstata e morreu de complicações decorrentes da doença.

Filhos: Henry Hopper, Ruthanna Hopper, Marin Hopper, Galen Grier Hopper
Neto / Neta: Violet Hayward Goldstone
Cônjuges:
Brooke Hayward (1961 - 1969)
Michelle Phillips (1970 - 1970)
Daria Halprin (1972 - 1976)
Katherine LaNasa (1989 - 1992)
Victoria Duffy (1996 - 2010)