Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Francis Ford Coppola
5472Número de Fãs

Nascimento: 7 de Abril de 1939 (77 years)

Falecimento: None

Detroit, Michigan - Estados Unidos da América

Francis Ford Coppola (pron.:ˈkɔppola), é um produtor, roteirista e cineasta norte-americano. Coppola é mais reconhecido internacionalmente por dirigir uma das mais aclamadas trilogias da história do cinema, ''The Godfather''. É pai da também cineasta Sofia Coppola, avô da também cineasta Gia Coppola e tio do ator Nicolas Cage. Já foi indicado 14 vezes ao Oscar e venceu por 5 vezes.

Coppola estudou cinema na UCLA e enquanto por lá fez inúmeros pequenos filmes. Nos fins da década de 60, começou a sua carreira profissional realizando filmes de baixo orçamento com Roger Corman e escrevendo roteiros.

Logo a seguir à realização do seu primeiro filme You’re a big boy now, foi oferecida a Coppola a direção da versão para cinema do musical da Broadway, ''O Caminho do Arco-Íris/Finian’ s rainbow'', protagonizado por Petula Clark, no que era o seu primeiro filme nos Estados Unidos, e pelo veterano Fred Astaire. O produtor Jack Warner, mal impressionado com o aspecto hippie de Coppola, deixou-o entregue a si mesmo. Coppola pegou o elenco e foi para Napa Valley rodar os exteriores, mas as diferenças entre estas filmagens e as gravadas em estúdio eram enormes, o que resultou num filme pouco homogêneo. Sendo feito com material obsoleto, o sucesso não foi grande, mas sem dúvida o seu trabalho com Petula Clark contribuiu para a sua nomeação para o Globos de Ouro como melhor atriz.

Em 1971, Coppola ganhou um Oscar pelo seu roteiro em ''Patton - Rebelde ou Herói?/Patton''.
No entanto foi em 1972 que Coppola conseguiu ser reconhecido mundialmente por digirir um dos clássicos mais aclamados do cinema ''O Poderoso Chefão/The Godfather'', Coppola adaptou do livro homônimo escrito por Mario Puzo. The Godfather venceu o Oscar de melhor filme e Coppola foi indicado a melhor diretor e venceu junto com Puzo na categoria de melhor roteiro adaptado.

Em 1974 Coppola deu sequência a The Godfather com The Godfather: Part II que se tornaria a primeira sequência a ganhar o Oscar de melhor filme, ''O Poderoso Chefão II/The Godfather: Part II'', venceu em outras cinco categorias, incluindo melhor diretor e melhor roteiro adaptado para Coppola.

Durante este período escreveu o roteiro para ''O Grande Gatsby/The Great Gatsby'', estrelado por Mia Farrow e Robert Redford, que foi um desastre completo em nível comercial e da crítica, e produziu o segundo (o primeiro foi THX 1138) filme de George Lucas, American Graffiti.

Após o sucesso dos dois The Godfather, Coppola dedicou-se a um projeto ambicioso, ''Apocalypse Now'', baseado em Heart of Darkness de Joseph Conrad. A realização do filme foi marcada por inúmeros problemas, desde tufões, e abuso de drogas, até ao ataque de coração de Martin Sheen e à aparência inchada de Marlon Brando, que Coppola tentou esconder, filmando-o na sombra. O filme foi adiado tantas vezes, que chegou a ser alcunhado de "Apocalypse Whenever". Quando finalmente estreou, o filme foi amado e odiado pela crítica e os seus elevados custos quase levaram ao colapso da American Zoetrope, o estúdio recém criado de Coppola. No documentário de 1991, Hearts of Darkness: A Filmmaker’s Apocalypse, dirigido pela esposa de Coppola, Eleanor Coppola, Fax Bahr e George Hickenlooper relatam as dificuldades que a equipa passou e mostra cenas dessas dificuldades filmadas por Eleanor.
Apesar dos contratempos e problemas de saúde que Coppola sofreu durante a filmagem de Apocalypse, continuou com os seus projetos. Em 1981 apresentou a restauração do filme de 1927 Napoléon, editado nos Estados Unidos pela Zoetrope. No entanto, somente em 1982 é que Francis voltou à realização, com o filme One From the Heart, que foi um fracasso enorme, tendo no entanto criado um certo culto à sua volta anos depois. Esse filme lhe deixou uma dívida de 30 milhões de dólares. Isso, somado a falência de seu estúdio, o American Zoetrope, fez com que o diretor entrasse em um período conturbado, em que teve que aceitar dirigir e associar seu nome a diversos trabalhos encomendados, que normalmente não lhe despertariam interesse.

Em 1986, Coppola e George Lucas dirigiram o filme Captain Eo, com Michael Jackson, para os parques temáticos da Disney, que até à altura tinha sido o filme mais caro por minuto já feito.

Em 1990 completou a série dos "Godfather" com ''O Poderoso Chefão III/The Godfather: Part III'', que apesar de não ter sido tão aclamado pela crítica como os anteriores, foi um grande sucesso de bilheteira e indicado a sete Oscares, incluindo Melhor Diretor e Melhor Filme.

Em 2015, dirigiu ''Distant Vision'', e em 2017, vai produzir ''Jeepers Creepers 3: Cathedral'' de Victor Salva.