Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Ellen Burstyn

Ellen Burstyn

Nomes Alternativos: Edna Rae Gillooly

554Número de Fãs

Nascimento: 7 de Dezembro de 1932 (84 years)

Detroit, Michigan - Estados Unidos da América

Atriz premiada com o oscar de melhor atriz de 1974 por seu trabalho no filme Alice Não Mora Mais Aqui, não compareceu à cerimônia de premiação devido a desentendimentos com os jurados e por achar que não ganharia depois de ter perdido na mesma categoria em O Exorcista,. Em seu nome recebeu o prêmio o diretor do filme, Martin Scorsese.

Trabalhou em inúmeros empregos ,como dançarina e garçonete-cantora até conseguir trabalhar na Broadway e depois aparecer regularmentes em seriados, mas a consagração veio apenas em 1971 no filme A Última Sessão de Cinema, onde foi nomeada pelo Oscar de melhor atriz coadjuvante.No ano seguinte estrelou ao lado de Jack Nicholson a dramédia O Dia Dos Loucos,,e em 1973 protagonizou o seu papel mais lembrado em O Exorcista, no qual interpreta a protagonista Chris Mcneil e que foi nomeada para o Oscar de melhor atriz .Com o sucesso produziu e protagonizou o filme de onde ganhou o seu Oscar de melhor atriz Alice Não Mora Mais Aqui, e no mesmo ano ganhou o Tony Awards de melhor atriz na Broadway pela peça Same Time, Next Year.

Depois vieram mais nomeações de melhor atriz no Oscar por Same Time,Next Year,que curiosamente Ellen protagonizou na Broadway ganhando o prêmio Tony, e depois concorreu novamente em 1980 pelo filme Ressureição. Nos anos 80 achou poucos papéis trabalhando mais na TV, e nos anos 90 fez um breve retorno mas impressionou a critica e ao público em "Requiem para um Sonho", de Darren Aronofsky, em 2000 onde novamente foi indicada ao Oscar. Ela voltou a trabalhar com Aronofsky em "Fonte da Vida".

Filho: Jefferson Roberts
Conjuge: Neil Burstyn (de 1964 a 1972), Paul Roberts (de 1958 a 1962), William Alexander (de 1951 a 1957)