Nos últimos dias, Karla Sofía Gascón tem enfrentado uma onda de críticas após a repercussão de antigos tweets polêmicos que ressurgiram nas redes sociais. Em sua defesa, a atriz declarou: “Não posso consertar meus atos passados, só posso dizer que hoje não sou a mesma pessoa que era há 10 ou 20 anos. Reconheço, entre lágrimas, que eles venceram, atingiram seu objetivo, para manchar minha existência com mentiras ou coisas tiradas do contexto.” No entanto, a tentativa de justificar suas declarações com base em uma suposta distância temporal gerou ainda mais controvérsias, já que muitos dos tweets ofensivos foram publicados há apenas cinco anos — alguns até mais recentes.
Entre os posts mais problemáticos, destacam-se críticas ácidas direcionadas a Selena Gomez, sua colega de elenco em Emilia Perez, que começou a ser gravado poucos meses após esses comentários. Em um dos tweets, Karla escreveu: ““Ela é uma menina rica que banca a pobre coitada sempre que pode e nunca vai parar de irritar o ex-namorado e a esposa dele”. O tom desdenhoso contrasta fortemente com a postura profissional esperada em um ambiente de trabalho colaborativo, especialmente considerando que ambas estavam prestes a dividir cenas em um projeto de grande visibilidade.
Além das críticas à cantora, há uma série de postagens em que Karla faz comentários considerados insensíveis sobre questões sociais e culturais, utilizando linguagem considerada ofensiva por muitos. Embora ela alegue que esses tweets refletem uma versão antiga de si mesma, a proximidade temporal de várias dessas declarações sugere que suas opiniões controversas não estão tão distantes assim do presente, o que enfraquece sua defesa. Frases como “Cada vez mais o Oscar parece uma cerimônia de filmes independentes e de protesto, não sabia se estava assistindo a um festival afro-coreano, a uma manifestação do Black Lives Matter ou ao 8M”, postada em 2021, ilustram o padrão de comportamento que persiste ao longo dos anos.
A repercussão negativa levou fãs e colegas da indústria a questionarem não apenas o conteúdo das mensagens, mas também a autenticidade do pedido de desculpas de Karla e sua indicação ao Oscar. Sua tentativa de minimizar o impacto das declarações ao afirmar que foram tiradas do contexto parece ter surtido o efeito oposto. As publicações antigas da atriz podem ter limado suas chances de ganhar o Oscar e talvez até mesmo impactado nas demais indicações de Emilia Perez.