Hoje seria aniversário de um dos maiores ícones da história do cinema: John Wayne! Confira algumas curiosidades sobre o astro!
A maior parte de livros publicados sobre John Wayne aponta que seu nome era Marion Michael Morrison. Na verdade, sua certidão de nascimento traz o registro de Marion Robert Morrison. Quando seu irmão mais novo nasceu, em 1911, seus pais batizaram a criança como Robert Emmett, mudando o nome de Wayne de Mario Robert para Marion Michael.
Em 1930, ao ser escalado para A Grande Jornada – seu primeiro papel creditado – a Fox decidiu que seu nome profissional deveria ser mudado. O diretor Raoul Walsh estava lendo uma biografia do general “Mad” Anthony Wayne e sugeriu este nome. O estúdio gostou apenas do sobrenome e decidiu chamá-lo de John Wayne.
Nos anos 30, era contratado da Columbia. Contudo, Harry Cohn, o chefe do estúdio, certo de que Wayne havia cantado uma estrela com quem mantinha um caso – o que não havia acontecido – espalhou aos executivos de outros estúdios que Wayne não era confiável, e aparecia sempre atrasado e bêbado no estúdio. Sabendo disso, Wayne invadiu o escritório de Cohn ameaçando matá-lo e jurou nunca mais trabalhar para a Columbia – promessa que ele manteve até o final da vida, a despeito do estúdio (após a morte de Cohn) ter feitos promessas milionárias para ele.
Mantém o recorde de ator com maior número de papéis principais: 142. Foi coadjuvante em somente 11 filmes.
De todos os personagens que interpretou, seu favorito era Ethan Edwards, de Rastros de Ódio – chegou a dar o nome de Ethan a um de seus filhos.
Dirigiu boa parte de Os Comancheros e Jake Grandão devido a problemas de saúde dos diretores (respectivamente Michael Curtiz e George Sherman). Em ambos os casos, recusou-se a ser considerado como co-diretor.
Após sua morte, Wayne – fumante inveterado que morreu de câncer – deixou ordens para que jamais alguma cena dele fumando fosse exibida novamente. A única exceção aberta pela sua família foi no filme Obrigado por Fumar, que critica a indústria do tabaco e exibe a cena de As Areias de Iwo Jima, na qual o personagem de Wayne sobrevive à batalha mas é morto por um atirador de elite após acender um cigarro.
Astros como Steve McQueen, Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis e Chuck Norris sempre apontaram Wayne como uma de suas maiores influências.