Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Paul Dano

Paul Dano

Nomes Alternativos: Paul Franklin Dano

2173Número de Fãs

Nascimento: 19 de Junho de 1984 (33 years)

Nova York - Estados Unidos da América

Apesar de uma carreira de ator relativamente curta, Paul Dano já se destacou entre seus colegas. Criado em Manhattan e Connecticut, Dano começou a atuar no teatro de Nova York fazendo papéis coadjuvantes na Broadway, entre os quais "Inherit The Wind", contracenando com George C. Scott e Charles Durning; "A Month In The Country", ao lado de Helen Mirren; e "Um Conto de Natal" ("A Christmas Carol", já adaptado para o cinema), com Ben Vereen e Terrence Mann.

Em 2007 estrelou o filme indicado ao Oscar® "A Pequena Miss Sunshine", junto a um elenco que incluía Alan Arkin, Abigail Breslin, Steve Carell, Toni Collette e Greg Kinnear. Seu desempenho como um atleta devoto de Nietzsche que fez voto de silêncio rendeu-lhe o prêmio da Broadcast Film Critics Association de Melhor Ator Jovem e uma indicação ao Independent Spirit na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. O elenco também foi indicado ao SAG na categoria de Melhor Desempenho de Elenco em Longa-Metragem e ao prêmio IFP Gotham de Melhor Elenco.

Seus outros papéis no cinema são testemunhos de sua habilidade para lidar com uma ampla variedade de personagens. Com sua estréia no cinema no drama adolescente "L.I.E." (Festival de Cinema de Sundance 2001), Dano ganhou um Independent Spirit de Melhor Desempenho de Estréia. Sua impressionante interpretação de um adolescente inocente forçado a conduzir sua adolescência, virtualmente sem supervisão, também lhe rendeu o prêmio de Melhor ator no Festival de Cinema de Estocolmo o prêmio do Grande Júri de Melhor Ator em Longa-Metragem no Outfest de Los Angeles.

Em "Roubando Vidas", de D.J. Caruso, Dano interpretou um vagabundo misterioso e assassino. Por outro lado, Dano interpretou com solidez o filho de um pastor cristão e vítima inocente de um crime sem sentido em "The King" (Festival de Cinema de Cannes 2005), ao lado de Gael García Bernal. "O Mundo de Jack e Rose", de Rebecca Miller (Festival de Cinema de Sundance 2005), mostrou Dano como um predador sexual que cobiça da filha adolescente de Daniel Day-Lewis.

Como parte do elenco em "Nação Fast Food", de Richard Linklater (Festival de Cinema de Cannes 2006), interpretou um adolescente desiludido que se mata de trabalhar em uma lanchonete de fast food. Entre seus outros créditos estão "O Clube do Imperador", de Michael Hoffman, ao lado de Kevin Kline, e "Show de Vizinha", ao lado de Emile Hirsch e Jesse Eisenberg.

Além de "Sangue Negro", de Paul Thomas Anderson, no qual ele novamente contracena com Daniel Day-Lewis, Dano estrela em "Weapons", de Adam Bhala Lough (Festival de Cinema de Sundance 2007), e em "Where the Wild Things Are", de Spike Jonze, baseado no clássico infantil de Maurice Sendak e com um elenco que inclui Forest Whitaker, Catherine Keener e Michelle Williams.

Dano mora e estuda numa universidade em Nova York.