Quilombo Rio dos Macacos

Quilombo Rio dos Macacos (2011)
Quilombo Rio dos Macacos
Média do filme: 4.4 de 5 — baseado em 7 votos
MÉDIAFILMOW
4.4
7 Avaliações
Minha avaliação:
Salvando
Dirigido por Josias Pires
Data de lançamento 30 Dez. 2011 Outras datas
País de origem Brasil 🇧🇷
Duração 10 min None

Dirigido por

Data de lançamento

30 Dez. 2011

Duração

10 minutos
Carregando Publicidade...

Sinopse

Canudos é aqui, entre Salvador e Simões Filho, na Baía de Aratu. Este filme mostra que a Marinha do Brasil deflagrou nesta região guerra a um grupo de famílias negras descendentes de escravos que vivem ali antes da chegada da marinha. Hoje constituem mais de 50 famílias reconhecida pela Fundação Cultural Palmares como remanescente de quilombo.

Entre os moradores há pessoas com mais de 100 anos que nasceram no mesmo local onde vivem até hoje. Só que agora sob regime de tensão e violência, aterrorizados: garantem que passam a noite acordados com medo de morrer (soldados passeiam à noite toda pelas suas roças) e têm medo de sair pois quando voltar poderão encontrar a casa derrubada.

O acesso à comunidade é controlado pelo portão de entrada da Vila Militar, um condomínio de residências de sub-oficiais da Marinha; e os conflitos vêm, sobretudo, com a construção desta Vila, a partir de 1971. As famílias da área foram removidas e desalojadas. Hoje estão proibidas de plantar e sendo expulsas da área.

O filme denuncia flagrantes desrespeitos aos direitos humanos fundamentais.

Elenco

Nenhum elenco encontrado.

Fotos e Trailers

Trailers (1)
Filmow+
Ticket de Prata

Sem anúncios

Comprar
Filmow+
Ticket de Prata

Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções

  • Navegue sem anúncios
  • Badge exclusivo Filmow+ no perfil
  • Acesso antecipado a novidades
  • Apoie a comunidade cinéfila
Comprar agora

Trailer do dia

As Novas Desventuras de Cliff Booth | Trailer Dublado

As Novas Desventuras de Cliff Booth

Comentários 2
amigos querem ver
nivaldobolo
Nivaldo Gomes
5 anos atrás

Depois de mais de 40 anos em disputa territorial, a titulação das terras do Quilombo Rio dos Macacos, que fica em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, foi assinada nesta terça-feira (28/07/2020), na sede da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na capital. Fonte : Globo.com

editado
alixx
Aline Abrantes
7 anos atrás

Esse filme é no mínimo urgente!!!

Carregando Publicidade...
½
1
2
3
4
5

Listas com o curta

Ver todas as listas (6)
Parintins 97 - Vamos Brincar de Boi Boi Malhado Brasilianas: Manhã na Roça - Carro de Bois Boi de Mamão Boi Fantasma
Cultura Popular Brasileira
por lilian_alves
The Cove - A Baía da Vergonha Microcosmos: Fantástica Aventura da Natureza O Sal da Terra A Marcha dos Pinguins Perseguindo o Gelo
Tudo sobre biologia.
por rossdalekaren
1817, a Revolução Esquecida 1964: O Brasil Entre Armas e Livros 32: A Guerra Civil A Arte como Missão - Aula-Espetáculo de Ariano Suassuna - TV Senado Especiais (01/08/2013) ABC da Greve
quero ver no youtube
por aryellealmeida

Se você gostou deste curta, confira também estes aqui: