Pego numa batida policial, Greg Yance (Omar Epps) é condenado a cinco anos de prisão por tráfico de drogas, sem direito à condicional. O pouco tempo que passa na cadeia é suficiente para mostrar-lhe a violência com a qual terá de conviver dali para a frente. Por ser réu primário, no entanto, ele pode optar por uma pena alternativa que implica quatro meses de treinamento pesado em Fort Meyers, Illinois. Sob uma implacável disciplina militar e regras rígidas, ele é posto à prova a cada segundo. Sua chance de mostrar do que é capaz surge quando os detentos são recrutados para erguer barricadas numa cidade prestes ser destruída por uma enchente. Mas o maior desafio vem quando Greg volta para casa e precisa encontrar um novo modo de vida.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Marília Mendonça: Sentimento Louco
04/03/2023
Bem legal
Se não fosse o comentário do Marcello, não iria lembrar que já tinha assistido. Um bom filme, com história bacana que vale ser conhecido.
Esse drama passou algumas vezes no SBT nos anos 2000.
A ótima atuação do Omar Epps e o fato da história ser real garantem o interesse desse filme. Delroy Lindo (o sargento de métodos severos) e Rachel Ticotin (a capitã que procura manter o equilíbrio no local) também tem grandes desempenhos.
É uma situação complicada: quem mexe com drogas deve sabe que seu principal destino será a prisão ou o caixão. E, em poucos casos, um novo começo, isso se realmente a pessoa quiser mudar de vida e se endireitar.
Outra questão é que mesmo o Greg não sendo um assassino (pelo menos não diretamente), ele foi preso com drogas, ele traficava drogas. E esse tipo de ser desprezível provoca a morte de milhares de pessoas, pois vicia muitos jovens, que morrem ou por overdose, ou nas mãos de policiais ou criminosos, ou matam pessoas inocentes para conseguirem dinheiro pra sustentar seu vício maldito.
Mas pelo menos
[/spoiler]
o Greg realmente demonstrou querer mudar de vida, se esforçou e teve um grande aprendizado ao ajudar as pessoas naquela cidade em que a enchente se aproximava.
E depois quando foi libertado ele quis mesmo ficar longe das drogas e procurar emprego.
Uma das cenas marcantes é na segunda vez em que Greg vai numa agência de emprego. Ele conta todo animado e orgulhoso a experiência que teve erguendo as barricadas, ajudando aquelas pessoas, e fala que o que mais queria era um emprego, qualquer coisa que ele pudesse fazer. E a moça do balcão olha um papel na mesa escrito que tinha vagas em tal lugar, mas em seguida diz a ele que se lamenta, que não tinha nenhum trabalho pra ele. E vemos o semblante inconformado de Greg (que no fundo devia imaginar que a funcionária estivesse mentindo). Mas finalmente, e felizmente, nos letreiros finais é dito que Greg não desistiu, e um tempo depois acabou conseguindo emprego, e que também dava palestras para jovens.
[spoiler]
O filme é interessante até a construção da barricada para conter a enchente. Os militares idiotas e seus treinamentos insanos.
Ótimo filme. Excelente atuação de Omar Epps. História realista e envolvente. Motivação e superação. Um de meus preferidos, certamente. Recomendo.